Mais vendidos de 2024 apontam para mudanças este ano

Fernando Calmon analisa o desempenho do mercado de automóveis em 2024 e prevê quais modelos e segmentos deverão se destacar em 2025

ford mustang gt performance 2025 azul frente lateral traseira detalhes 9
Ford Mustang foi destaque entre os esportivos mais vendidos em 2024 (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Fernando Calmon
Publicado em 25/01/2025 às 17h00

Acirramento da concorrência é normal em mercado disputado como o brasileiro. Na tradicional avaliação dos números anuais divididos por categorias e que analiso desde 1999, houve poucas modificações. Apenas duas alterações de liderança: Mustang passou o BMW M2 e os BMW X5/X6 superaram o Cayenne por uma diferença de apenas 13 unidades ao longo de 2024.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Em posições intermediárias houve disputas acirradas: Onix x HB20; City x Dolphin (cujas vendas só começaram no segundo semestre); Tracker x Creta; Renegade x HR-V x Fastback. Outros líderes permaneceram sob forte pressão: Compass x Corolla Cross; Toro x Hilux (esta imbatível entre picapes não monobloco); X5/X6 x Cayenne. Alguns, entretanto, aparecem como líderes históricos: Corolla, 911 e Strada.

byd seal 2023 frente branco
BYD Seal lidera entre os sedãs premium eletrificados (Foto: BYD | Divulgação)

A presença de marcas chinesas subiu em alguns segmentos e promete se ampliar em 2025, todavia concentrada em nichos de elétricos e híbridos plugáveis, especialmente da BYD e GWM. O Seal é um exemplo com nada menos de 81% de participação entre os sedãs grandes que, no entanto, somaram apenas 4.364 unidades no total ou simbólico 0,2% do mercado de veículos leves.

Mudanças ocorrerão com avanço dos chamados híbridos básicos (ou semi-híbridos) que, facilmente, serão maioria no segmento que inclui híbridos plenos e plugáveis. Sedãs compactos e médios continuarão em trajetória descendente, enquanto SUVs de diferentes portes manterão crescimento. Exemplo é o Corolla Cross ter superado a versão sedã pela primeira vez no ano passado. E se repetiu entre X1 e Série 3. Já vendas de elétricos tendem a estagnar ou crescer bem pouco.

Ranking da coluna tem critérios próprios e técnicos com classificação por silhuetas em 16 categorias. Referência principal é distância entre eixos, além de outros parâmetros. Sedãs de topo (baixo volume) e monovolumes (poucas opções) ficam de fora. Base de pesquisa é o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos dentro dos segmentos. Compilação de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.

  • Hatch subcompacto: Mobi, 46%; Kwid, 38%; Dolphin Mini, 15%. Mobi manteve folga.
  • Hatch compacto: Polo, 26%; Onix, 18,3%; HB20/X, 18,1%; Argo, 17%; Yaris, 5%; C3, 4%; 208, 3,3%; City, 2,9%, Dolphin, 2,8%, Ora 03, 1%. Líder tranquilo.
  • Sedã compacto: Onix Plus, 26%; Cronos, 19%; HB20S, 17%; Virtus, 14%; Yaris, 10%; City, 7%; Versa, 5%; Logan, 2%. Onix Plus ainda firme.
  • Sedã médio-compacto: Corolla, 68%; Sentra, 11%; King, 9%. Corolla inabalável.
  • Sedã médio-grande: BMW Série 3/4, 67%; Mercedes Classe C, 19%; Audi A5, 5%. Folga constante dos BMW.
  • Sedã grande: Seal, 81%; Panamera, 7%; Taycan, 5%. Domínio Seal elétrico.
  • Esportivo: Mustang, 58%; BMW M2, 22%; Camaro, 26%. Americano bateu alemão.
  • Esporte: 911, 50%; 718 Boxster/Cayman, 40%; Corvette, 3%. Porsche sempre à frente.
  • SUV compacto: T-Cross, 13%; Tracker, 11,1%; Creta, 11,%; Kicks, 10%; Nivus, 9%; Renegade, 8,6%; HR-V, 8%; Fastback, 7,7%; Pulse, 6%; Tiggo 5x, 5%; Duster, 4%. T-Cross reagiu como líder.
  • SUV médio-compacto: Compass, 28%; Corolla Cross, 27%; Tiggo 7, 17%. Forte pressão sobre Compass.
  • SUV médio-grande: Song Plus/Pro, 22%; H6, 18%; SW4, 14%. Chineses se impõem.
  • SUV grande: BMW X5/X6, 19,5%, Cayenne, 19,3%%; XC90, 12%. Vitória BMW bem apertada.
  • Picape pequena: Strada, 56%; Saveiro, 24%; Montana, 13%. Strada mais que tranquila.
  • Picape média (carga 1.000 kg): Toro, 24%; Hilux, 22%; Ranger, 14%. Liderança ainda sob ameaça.
  • Híbridos: Song Plus/Pro, 24%; H6, 20%; Corolla Cross, 15%. Song com alguma folga.
  • Elétricos: Dolphin, 34%; Dolphin Mini, 24%; Ora 03, 10%. Fácil domínio BYD.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário