[Exclusivo] Ford F-150: adiantamos as versões e especificações da picape
O AutoPapo teve acesso ao manual do proprietário da Ford F-150 que será vendida no Brasil, o que adianta as especificações e versões que virão para cá
O AutoPapo teve acesso ao manual do proprietário da Ford F-150 que será vendida no Brasil, o que adianta as especificações e versões que virão para cá
A Ford já confirmou o lançamento da F-150 no Brasil em 2023, porém ficou apenas nisso e não deu mais detalhes. A caminhonete mais vendida dos EUA chegará com a rival Chevrolet Silverado para incomodar o reinado da Ram no mercado de picapes grandes.
O que ainda não foi confirmado é como será essa F-150 vendida no Brasil. Lá fora são oferecidas 8 versões e a maioria delas oferecem uma diversidade de pacotes de opcionais, que trazem mudanças significativas. Além disso. são oferecidos 5 motores diferentes.
VEJA TAMBÉM:
Graças a um descuido da Ford, o AutoPapo teve acesso ao manual do proprietário da F-150. Com isso, podemos confirmar muitos dados que só seriam divulgados no lançamento.
Já era dado quase como certo que a F-150 vendida aqui traria o motor V8, agora com o manual do proprietário confirma isso. O propulsor é o mesmo 5.0 Coyote utilizado pelo Mustang, mas traz uma calibração diferente priorizando o torque em baixas rotações.
Ao contrário do 5.7 Hemi da Ram 1500 e do 6.2 da Chevrolet Silverado, esse V8 5.0 da Ford traz duplo comando no cabeçote e 32 válvulas. A potência descrita no manual é de 405 cv e torque é 56,7 kgfm. O câmbio é automático de 10 marchas, também o mesmo do Mustang.
Em 2022 a Ford trouxe uma unidade da F-150 Lariat para expor na Agrishow. No manual do proprietário constam duas versões: Lariat Sport e Platinum. Na capa do manual tem uma foto da versão aventureira Tremor, mas não consta informações dela dentro do livreto.
A Lariat é uma versão intermediária da F-150, que já traz itens de conforto e oferece o pacote de tecnologia como opcional. O kit Sport é um desses acréscimos, que aqui virá de série como indica o nome adotado no manual.
Ele adiciona rodas e grade pintados de preto, faróis escurecidos e remove os cromados da carroceria. Esse modelo parece estar focado na Ram Classic Laramie Night Edition, que também traz visual esportivo.
A Platinum é uma versão mais luxuosa da F-150, ficando abaixo apenas da Limited. Ela não poupa nos cromados e adota o visual que se espera de uma picapona estadunidense. Esse modelo deverá competir com a Ram 1500 Limited, que ainda não foi lançada no Brasil mas já foi flagrada pelo portal Autos Segredos.
Nesse quesito precisamos tomar um pouco de cuidado. O manual do proprietário dos importados da Ford constam alguns itens que não são ofertados por aqui. Por exemplo, no da Maverick existem informações do teto solar.
Nesse manual da F-150 tem todas as relações de diferencial e algumas informações referentes a outros tipos de cabine. Para cá deverá vir uma combinação única, tendo apenas as cores e acessórios instalados nas concessionárias como opções.
Dos equipamentos que são descritos no manual da F-150, os de tecnologia são praticamente garantidos de vir: Central multimídia Sync 4 com espelhamento sem fio, pacote ADAS Ford Co-Pilot, sistema de câmeras 360°, painel digital com tela de 12 polegadas e 6 airbags.
Um destaque dessas caminhonetes estadunidenses é a caçamba. Nem tanto pela capacidade de carga e sim pleas funções. No manual da F-150 consta a abertura e fechamento motorizado da tampa e ela traz uma escada escamoteavel para facilitar o acesso.
Desde 2015 a Ford usa carroceria feita em alumínio na F-150. Isso deixou a picape mais leve mesmo ficando maior nesta nova geração. O peso em ordem de marcha da Lariat Sport é de 2.470 kg enquanto o da Platinum é 2.517 kg. Como referência, a Ram 1500 Rebel e a Classic pesam 2.610 kg.
A capacidade de reboque é o foco das caminhonetes estadunidenses. A F-150 pode puxar reboques de até 3.515 kg, similar a da Ram Classic e abaixo da 1500 Rebel.
Por ser mais leve, a F-150 tem capacidade de carga maior que a rival: 728 kg na Lariat Sport e 681 kg para a Platinum. Ambas tem o peso bruto total de 3.198 kg, ou seja, poderão ser dirigidas com CNH categoria B.
Ainda não existe uma data para o lançamento da F-150. A Ford já confirmou a Maverick híbrida e a Transit automática para o primeiro semestre de 2023. O fato de já ter o manual pronto e nele consta as homologações da Anatel indicam que a caminhonete grande está praticamente pronta para chegar ao mercado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |