A região Sul do Brasil já registrou temperaturas negativas, o que exige cuidados adicionais na hora de ligar o carro
O inverno de 2025 chegou com muita força no Brasil, com algumas regiões batendo recordes de frio. No Rio Grande do Sul chegou a ter temperaturas negativas, como na cidade de Pinheiro Machado que registrou -9,1°C. Vamos explicar os cuidados que é preciso ter com seu carro nesse inverno rigoroso.
Por ser uma situação atípica no Brasil, muitos motoristas não estão preparados para lidar com essas situações de frio intenso. Como o inverno aqui não vem junto de neve, é necessários apenas alguns cuidados básicos com o carro.
VEJA TAMBÉM:
Os carros abastecidos com etanol são os que mais sofrem durante o inverno. Se o seu ainda possui o tanquinho de partida a frio, é prudente verificar se não há vazamentos nele e abastecer com gasolina premium.
Modelos flex mais recentes já possuem o sistema de aquecimento nos bicos injetores que dispensa esse tanquinho. O tempo para a partida pode ser levemente maior mesmo com essas ajudas.
Se o seu carro possui o tanquinho mas está com problemas nesse sistema de partida a frio, coloque 25% de gasolina no tanque. Com essa mistura será mais garantido de conseguir ligar no frio.
Com o carro abastecido apenas com gasolina, mesmo com a nova mistura que possui 30% de etanol, a partida será mais fácil. Em modelos mais antigos pode ser preciso ligar o afogador.
Se o seu carro utiliza água misturada com líquido de arrefecimento, é preciso usar um aditivo anticongelante para lidar com o inverno rigoroso. Isso irá evitar a formação de gelo no sistema de arrefecimento.
Esse cuidado não é necessário se o carro estiver usando um líquido de arrefecimento pronto, que é usado sem misturar em água. Os carros mais recentes usam esse tipo.
As baixas temperaturas poderão provocar a formação de gelo no para-brisa durante a noite. Isso afeta a visibilidade, portanto é preciso limpá-lo antes de sair.
Antes de ensinar o que fazer, vamos falar o que não fazer: nunca jogue água quente no vidro quando ele tiver com gelo. Isso irá causar um choque térmico que poderá estilhaçar o para-brisa.
O método mais confiável é ligar o carro com antecedência e usar o ar quente direcionado para o vidro. Levará alguns minutos para derreter o gelo, mas não existe o risco de estourar o para-brisa.
Se quiser evitar esse problema, proteja o vidro no dia anterior com uma capa ou estacione em um local coberto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |