Não tomar os devidos cuidados com o carro poderá afetar como ele anda e como ele bebe; a solução pode ser bem simples
O carro pode perder força conforme o tempo passa e você mal sente, por ser um processo gradual. Realizar manutenções simples pode fazer a vitalidade original de fábrica de volta ao veículo e melhorar o desempenho sem grandes gastos.
Não estamos falando de preparação ou modificações. Vamos trazer aqui alguns serviços que podem ser feitos em uma revisão que vão deixar o seu carro mais esperto. A melhora no desempenho não é para apostar corridas, e sim para ter mais segurança em ultrapassagens e agilidade no trânsito.
VEJA TAMBÉM:

As velas emitem uma centelha que é responsável pela queima do combustível. Quando estão gastas elas ficam fracas ou podem falhar, resultando em uma combustão incompleta.
Isso reduz o desempenho, aumenta o consumo, faz o carro emitir mais e criará mais depósitos de carbono. Trocar as velas por peças novas e dentro das especificações originais farão a queima do combustível ser completa e resolverá os problemas que citamos.
Usar velas de irídio poderá trazer um funcionamento melhor, mas elas são mais caras que as comuns. Em compensação, a durabilidade é maior, espaçando mais as trocas.

Uma modificação que é praticamente obrigatória nos carros preparados é colocar um filtro de ar com menor restrição. Esse componente serve para tirar impurezas do ar admitido pelo motor.
Em um carro original essa modificação não é tão vantajosa. Apenas trocar o filtro de ar saturado por um novo já ajudará a melhorar o desempenho e com um investimento baixo.
Fique atento ao prazo de troca do filtro de ar, pois ele pode ser abreviado se rodar por ambientes com muita poeira. Geralmente os fabricantes recomendam trocar a cada revisão ou a cada duas revisões.

Ainda existem muitos motoristas achando que sabem mais sobre o carro que a empresa que o projetou. Por isso colocam um óleo lubrificante de especificação diferente, “mais grosso”, pois funcionava nos carros antigos.
Adotar um óleo com viscosidade maior em um motor aumentará o esforço para o funcionamento, pois as galerias e tolerâncias foram projetadas pensando no lubrificante original. Isso resultará em desempenho pior e consumo maior.
Usar o óleo lubrificante na especificação original garante o funcionamento adequado do motor. E não precisa se preocupar com a durabilidade, o projeto levou isso em consideração também.

Adianta nada o motor está em perfeito estado se essa força não for passada para o solo adequadamente. Os pneus são essenciais para o desempenho do carro e para a segurança dos ocupantes.
Usar pneus gastos reduz a aderência, ele não vira um slick de Fórmula 1 após acabar os sulcos. Se ainda tiver sulcos mas a borracha estiver ressecada, a aderência será baixa em todas as situações.
Colocar pneus muito baratos e de baixa qualidade também prejudica o desempenho. O ideal é não economizar na borracha e usar sempre modelos de primeira linha dos fabricantes mais tradicionais.
Um pneu bom irá fornecer arrancadas mais seguras, mais aderência em curva e será mais seguro em pisos molhados. Geralmente os modelos de primeira linha também oferecem maior durabilidade e têm composto que reduz a rolagem, para ajudar no consumo.

Quando o carro está com amortecedores estourados há um movimento excessivo da carroceria. Em arrancadas, por exemplo, a frente poderá levantar mais, reduzindo o atrito dos pneus com o solo. Isso prejudica o desempenho.
Também existe a consequência mais comum dos amortecedores ruins prejudicar o desempenho, que é reduzindo a estabilidade em curvas. Trocá-los por peças novas deixará a condução mais segura.

O carro está com a manutenção em dia mas perdeu desempenho de forma repentina? Tente abastecer em um posto confiável, mesmo sendo mais caro, isso poderá resolver o problema.
Usar combustível adulterado vai prejudicar o desempenho do carro, aumentar o consumo e poderá danificar componentes do motor. Gastar um pouco mais na hora de encher o tanque poderá ser recompensado com o consumo menor e evita idas não programadas a oficina.
Em carros movidos apenas a gasolina é preciso ter mais cuidado na hora de abastecer. Hoje é comum “batizar” o combustível com mais etanol que os 30% regulamentados por lei. Isso não afeta os motores flex, mas aqueles que usam apenas gasolina ou etanol terão problemas de funcionamento e perda de desempenho.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|