Mão inglesa: porque em alguns países o volante é na direita?
Alguns países ao redor do mundo adotam a mão inglesa no trânsito. A origem desse 'padrão' está diretamente ligada à história da Inglaterra
Alguns países ao redor do mundo adotam a mão inglesa no trânsito. A origem desse 'padrão' está diretamente ligada à história da Inglaterra
Mão inglesa e mão francesa são diferentes sistemas adotados em diversos países no mundo. A mais comum, presente no Brasil, é a francesa e ela consiste em dirigir do lado direito da via que se trafega. Para facilitar a condução, o volante dos veículos está localizado à esquerda no habitáculo.
Contudo, a Inglaterra e outros 55 países no mundo adotam a mão inglesa, onde o lado do condutor é o direito e os veículos trafegam à esquerda das vias.
VEJA TAMBÉM:
Mas você sabe por quê a Inglaterra adotou esse sistema diferente? A resposta está diretamente ligada com a história do país.
Segundo os historiadores, os exércitos romanos marcharam do lado esquerdo das estradas porque usavam a mão direita para segurar suas armas. Desta forma, ao passar por alguém, a arma estava sempre do lado que se aproximava um possível inimigo.
Esse costume também foi adotado pelos cavaleiros ingleses, que empunhavam suas lanças e espadas com a mão direita e se mantinham à esquerda para golpear os seus rivais.
O costume se fortaleceu com a chegada das carruagens. Os condutores controlavam a rédea com a mão esquerda e usavam o chicote com a direita. Além disso, eles eram aconselhados a conduzirem sempre pelo lado esquerdo da via para não ferir ou atropelar os pedestres que andavam ao lado da estrada.
Ainda existe um outro fator que contribuiu para o surgimento da mão inglesa. De acordo com os historiadores, os nobres circulavam sempre à esquerda, enquanto os demais utilizavam a direita. Essa era uma espécie de via rápida para as pessoas que pertenciam à alta sociedade.
Como resultado, o mundo estava circulando sempre pela esquerda, mas a França mudou o rumo da história.
Possivelmente a mão inglesa seria ainda a mais comum na maioria dos países se Napoleão Bonaparte não fosse canhoto. O francês determinava que os cavalos fossem guiados à direita em seus domínios pois, em um eventual ataque, ele precisaria utilizar a mão esquerda para manejar bem as armas.
Ademais, com a chegada da Revolução Francesa, muitos nobres começaram a se mover pelo lado direito das vias pois isso os deixavam “camuflados” no meio da multidão. Para completar, em 1794 foi aprovada uma lei que exigia que trafegar à direita em Paris.
Com isso, apenas algumas colônias britânicas e alguns países próximos à Inglaterra mantiveram o costume de circular pela esquerda.
Curiosidade: você sabia que o carro preferido do Hitler tinha nome de menina judia? Boris Feldman explica essa história.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |