Marca de carros da Pininfarina divulga teaser do PF0
Se depender do legado do estúdio, deveremos ver muitos investimentos no design de hipercarros elétricos e de alto luxo
Se depender do legado do estúdio, deveremos ver muitos investimentos no design de hipercarros elétricos e de alto luxo
A nova marca de carros da Pininfarina revelou um teaser de seu primeiro projeto, batizado de PF0. O estúdio de design revelou que daria origem a uma fabricante em abril deste ano. A empresa italiana se transformou em lenda após produzir as carrocerias da Ferrari e outras grandes marcas por décadas.
A proposta da Automobili Pininfarina é desenvolver e produzir veículos totalmente elétricos e de alto luxo. Agora, a novata, que tem sede em Munique, está apresentando seus planos para o mundo, e deu alguns detalhes sobre o que vem por aí.
O CEO, Michael Perschke, destacou que a marca foi “criada para servir aos clientes mais discernentes do mundo”. “Nosso portfólio de produtos será lançado com um hipercarro inovador e zero-emissões que representa a progressão que visamos fazer no pináculo do mercado de carros esportivos e de luxo”, completou ele.
Segundo um comunicado da Automobili Pininfarina, sua relação com o estúdio Pininfarina durante a produção de veículos será próxima.
O primeiro projeto tem o codinome PF0 e será um hipercarro elétrico com pouquíssimas unidades. Os números que a marca promete para a novidade são impressionantes: 0 a 100 km/h em 2 segundos, 0 a 300 km/h em 12 segundos, velocidade máxima de 400 km/h e autonomia para 500 quilômetros.
O lançamento do PF0 está previsto para 2020, com valores entre US$ 2 e US$ 2,5 milhões (R$ 7.634.200 a R$ 9.542.750, em conversão direta). Em seguida, será produzida uma gama de outros veículos elétricos e com poucas unidades, incluindo SUVs.
A dupla luxo e performance deverá estar sempre presente na gama da marca, de acordo com o comunicado. E se depender do legado do estúdio, também deveremos ver muito investimento no design destes veículos.
A marca também está atraindo grandes nomes do setor automobilístico para seus corredores, vindos de marcas como Audi, Bentley, Bugatti, Ferrari, Jaguar Land Rover, Maserati, McLaren e Volvo. Mas, por trás da Automobili Pininfarina, está a indiana Mahindra, com 100% do investimento.
A partir da década 1970 e até 2011, o estúdio foi responsável pelo design de praticamente todas as Ferraris. Mas a parceria chegou ao fim com a fundação do Centro Stile Ferrari, e a marca foi passando a desenvolver seus próprios desenhos.
A última Ferrari com desenho da Pininfarina foi a F12Berlinetta, lançada em 2012. O fim da colaboração pode ter alguma correspondência com a decisão do estúdio de investir em uma marca própria, embora ele tenha continuado a trabalhar com gigantes como Maseratti e Rolls-Royce.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |