Conheça as marcas chinesas novas que estão confirmadas para o Brasil

São pelo menos cinco marcas novas que já confirmaram que virão para o Brasil, algumas até já anunciaram que terão fábricas

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Esse carros estará nas concessionárias já em setembro (Foto: Zeekr | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 12/07/2024 às 09h02

O Brasil está sendo bombardeado de notícias sobre investimentos no setor automotivo em 2024. As montadoras já instaladas por aqui farão aporte bilionários para atualizar a gama ao mesmo tempo que novas marcas de carros chinesas confirmam a sua vinda para nosso mercado.

Até o fechamento dessa matéria, cinco marcas chinesas novas marcaram de estrear no Brasil ainda em 2024. Uma marca vietnamita ainda está estudando sua vinda. Listamos a seguir quais são e como virão.

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1. Omoda | Jaecoo

As marcas Omoda e Jaecoo pertencem a Chery e virão representadas pela própria matriz, sem interferência da CAOA. Ela estuda adquirir a fábrica de Jacareí (SP), onde a chinesa se instalou na primeira vez e produziu modelos como o QQ, o Tigoo, o Celer, o Arrizo e outros.

Cada uma dessas novas marcas chinesas possuem uma personalidade distinta. A Omoda é a marca premium da Chery com pegada mais sofisticada, usando desenhos mais modernos e interior mais sofisticado.

Já a Jaecoo é a divisão fora de estrada premium, com proposta similar a da Land Rover. Por isso, seus carros são mais quadradões e possuem recursos que auxiliam nas trilhas.

2. Neta

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A Neta é uma startup e faz carros eletrificados de visual esportivos (Foto: Neta | Divulgação)

Uma marca chinesa pouco conhecida no mundo e que confirmou sua chegada ao Brasil ainda em 2024 é a Neta. Ela é uma startup recente, mas já acumulou 400 mil carros vendidos em todo o mundo.

Assim como a Omoda | Jaecoo, a Neta pretende se instalar no Brasil com uma fábrica em mente para nacionalizar a linha. A montadora está negociando a planta da Toyota em Indaiatuba (SP), que está com seu futuro em aberto após a marca japonesa transferir toda sua operação para Sorocaba (SP).

O foco da Neta são carros eletrificados com visual esportivo. Ela confirmou 3 modelos: o cupê elétrico  GT e o SUV L em versões híbridas e elétricas. Esses modelos virão como importados em um primeiro momento e a marca chinesa já está preparando sua rede de concessionárias.

3. GAC

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Essa marca chinesa possui parcerias com a Toyota e a Honda (Foto: GAC | Divulgação)

Sem fazer grandes alardes, a gigante chinesa GAC confirmou o investimento de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,66 bilhão em conversão direta) no Brasil junto do vice-presidente da república Geraldo Alckmin. Essa montadora está entre as mais tradicionais de seu país natal, junto de GWM, Chery, BYD e Shangai. Ela possui parcerias com Honda e Toyota inclusive.

Esse anúncio foi recente e não deu detalhes sobre quais carros serão feitos ou vendidos no Brasil. A marca apenas aponta que pretende instalar uma fábrica e esteve na concorrência pela planta da Ford em Camaçari.

4. Zeekr

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A Zeekr utiliza plataformas da Volvo, porém aposta em interior ainda mais luxuoso e com materiais refinados (Foto: Zeekr | Divulgação)

O Grupo Geely, que é dono da Volvo e da Smart atualmente, pretende vir com suas marcas para Brasil. Essa ofensiva irá começar pela Zeekr, divisão de luxo focada em carros elétricos.

Sim, mesmo tendo a Volvo em seu portifólio, a Geely também possui uma marca de luxo própria e com a filosofia chinesa. Isso significa que o acabamento usa materiais refinados, os desenhos são mais agressivos e novas soluções tecnológicas estão presentes no interior.

A Zeekr já definiu sua data de estreia para setembro. A Geely estuda produzir nacionalmente e usar de sua parceria com a Renault para fornecer motores a combustão. Mas de concreto temos apenas dois modelos elétricos de luxo importados para dar o pontapé inicial.

5. Riddara

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O foco dessa picape será as empresas, mas ela possui atributos para atender ao público geral (Foto: Radar | Divulgação)

De acordo com a revista Quatro Rodas, uma divisão da Geely aportará no Brasil representada por uma empresa brasileira e com uma proposta diferente. Estamos falando da Riddara, uma marca que faz a caminhonete elétrica RD6.

A Timber, uma empresa da Rodoparaná especializada em maquinas e veículos pesados, será a importadora da Riddara para o Brasil. O foco será vendas corporativas para atender às normas de ESG.

Apesar do foco empresarial, a Riddara RD6 poderia ser uma alternativa elétrica às caminhonetes monobloco como a Ford Maverick e a Ram Rampage. O modelo usa a plataforma SEA, a mesma do Volvo EX30 e do Zeekr X.

Ainda não existe certeza sobre a VinFast

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Há chances de uma marca do Vietnã fundada em 2017 iniciar as vendas no Brasil, falta apenas ela se posicionar (Foto: VinFast | Divulgação)

Não são apenas marcas chinesas que estão vindo para o Brasil. Existe a possibilidade de uma montadora do Vietnã, a VinFast, iniciar suas operações no Brasil.

A revista Auto Esporte noticiou em dezembro de 2023 que a montadora abriu vagas de emprego no Brasil. Foram para a área de vendas, pós venda, logística, jurídico e outras funções que apontam um interesse em vender carros no Brasil.

A VinFast foi fundada em 2017 pelo homem mais rico do Vietnã. Ela já fez carros derivados de modelos da BMW, mas hoje aposta em projetos próprios e com powertrain elétrico. Ela já começou a vender veículos nos EUA e pretende instalar fábrica por lá.

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