Cadeira alta, solitária, cobrador ou fundão? Veja o ranking dos melhores assentos do coletivo e seus respectivos prós e contras
Um ônibus urbano para circulação municipal normalmente tem de 30 a 40 assentos para seus passageiros, considerando espaços convencionais e preferenciais. Mas, algo que muita gente não sabe é que a maioria das pessoas que utilizam esse coletivo tem os lugares favoritos para enfrentar a viagem.
Em seu perfil do Instagram, o podcast Pod Ônibus levantou uma discussão e iniciou uma votação popular para decidir qual o melhor assento do ônibus. No vídeo ele destaca as concorrentes principais, regras de circulação do transporte e ainda destaca os prós e contras de cada lugar.
VEJA TAMBÉM:
Confira alguns lugares do transporte coletivo e seus pontos positivos e negativos.
O primeiro assento candidato é a cadeira alta, aquela que fica mais elevada em relação às demais. É de onde você consegue observar melhor os arredores do ônibus e o que está acontecendo nos outros lugares.
É ideal para os fofoqueiros de plantão que gostam de ver o que a pessoa da frente está lendo ou para quem está mandando mensagem no celular. Esse espaço é um dos queridinhos por muitos passageiros.
O banco do trocador é um assento que está ficando cada vez mais escasso, já que na maioria das grandes cidades essa função não existe mais. No entanto, muitos veículos ainda possuem essa ‘relíquia’ que muitas vezes é o último lugar que sobra, sendo a salvação para aqueles que entram no ônibus cheio.
Esse lugar também agrada quem tem o espírito fofoqueiro, já que você pode avaliar todos que entram para a parte de trás. Um ponto negativo é que muitas vezes pode ser apertado para entrar e sair, além de que é provável que você tenha que se encolher toda vez que alguém passa pela catraca.
Esse é outro assento queridinho para muitas pessoas que usam o coletivo. A cadeira solitária, que é única na fileira e normalmente fica na parte da frente, é ideal para quem quer aproveitar o trajeto de forma mais tranquila e sem perturbações.
De acordo com o Pod Ônibus, é só colocar um fone sentado ali e você vai até o sete além sem ser incomodado por ninguém.
No fundão, há o famoso “pula pirata do ônibus”, que é para quem gosta de emoção e muito movimento. Cabe um alerta para quem senta na janela, pois o espaço costuma ser mais apertado e pode haver um certo constrangimento na hora de sair caso tenha alguém sentado do seu lado.
Quem senta na cadeira do meio também deve ficar atento, pois é o local mais ‘solto’ do coletivo e uma freada mais brusca pode fazer com que você seja arremessado e vá parar lá na catraca.
Um espaço que é subestimado por muitos, mas também tem o seu valor é lugar atrás da cadeira alta. Ele é ótimo para quem quer passar despercebido no ônibus, mas ainda é possível dar algumas espiadas.
No entanto, esse assento pode ser um problema para quem tem estômago fraco e enjoa fácil, além de que é o lugar mais fácil para criminosos cometerem assaltos e furtos.
Por mais que todos usem, é melhor evitar o assento preferencial. Primeiro porque ele é destinado por lei a um público específico e essa norma deve ser respeitada.
Em segundo lugar, não se sente ali, pois arrumar alguma confusão com uma senhora fofoqueira é algo que poucos podem sustentar.
Por fim, por mais que não seja nada seguro, nem prático, para o desembarque dos passageiros, a escada das portas do meio e de trás acabam virando assento também, especialmente quando o coletivo está lotado.
Nos comentários da publicação, o Pod Ônibus realizou uma enquete para definir qual o melhor assento do ônibus. O resultado foi:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |