Os melhores carros PcD na faixa de R$ 90 mil – análise completa

Está de olho em um carro novo, mas não pode gastar muito? Aqui relaciono os modelos mais interessantes e completos, e menos caros

alessandro fernandes em frente ao Citroen basalt
Mercado de carros PcD na faixa de R$ 90 mil está limitado (Foto: Alessandro Fernandes | Arquivo Pessoal)
Por Alessandro Fernandes
Publicado em 29/12/2024 às 09h00

Os preços dos carros no Brasil subiram demais e, para a maioria de nós, é difícil comprar um carro 0 km. Para pessoas com deficiência, que tem o benefício de comprar com isenção de impostos (o chamado “carro PcD”) e conseguem pagar um pouco menos, fica um pouco mais fácil. Mesmo assim esse um pouco mais barato ainda está caro demais. A verdade é que não é fácil desembolsar cem, cento e poucos mil reais em um carro, considerando aí os SUVs compactos que ficam nessa faixa de preços.

Descendo um pouco na escala de valores, em R$ 10 mil, por exemplo, o carro 0km fica mais acessível a uma parcela maior da população. Quem tem um carro usado na faixa de R$ 50 mil ou R$ 60 mil consegue vendê-lo ou oferecê-lo como entrada numa negociação, e complementa ou financia o restante, para realizar o sonho do carro PcD 0 km.

VEJA TAMBÉM:

E que opções estão disponíveis no mercado se o seu limite for de R$ 90 mil? O que é possível comprar com câmbio automático, e que modelos têm melhor custo-benefício? Para facilitar a escolha elaborei um arquivo com planilhas contendo os preços de todas as montadoras e deixei disponível para visualização pública em um “drive”.

Na primeira planilha do arquivo, relacionei todos os modelos com câmbio automático abaixo do teto para isenção de ICMS que hoje está em R$ 120 mil. E neste texto vou relacionar os modelos mais interessantes na faixa dos R$ 90 mil – um pouco abaixo, ou só um pouco acima disso.

Até com isenção, o carro PcD está difícil

Como o percentual da diferença entre o preço público e o preço com as duas isenções do carro PcD diminuiu muito nos últimos anos, graças ao congelamento do valor da isenção de ICMS em R$ 70 mil desde 2009, até com isenção de impostos está difícil comprar veículos 0 km.

Um percentual médio que há cinco anos era de 22%, hoje está em apenas 14%. Portanto, mesmo com isenção, muita gente acaba optando pelos modelos mais baratos do mercado, como Argo Drive 1.3 CVT, que fica por pouco mais de R$ 77 mil, ou o Cronos Dirve 1.3 CVT, que fica por volta dos R$ 80 mil. E não haviam muitas opções intermediárias interessantes entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, somente versões mais completas desses modelos ou versões de entrada de hatches com motor turbo.

Porém, com o lançamento recente de dois hatches turbinados, o C3 You e o 208, e do SUV compacto Basalt, a faixa de entrada para carros com câmbio automático ficou mais interessante. Se até quatro meses atrás, a maioria das opções de carros PcD que se comprava com duas isenções era de hatches e sedãss compactos mais simples, agora temos bons motivos para investir nosso suado dinheiro. Vamos à relação dos carros PcD que mais se destacam na faixa dos R$ 90 mil.

Para mim, estas são as melhores opções de carro PcD entre hatches, sedans e SUVs

Fiat Cronos Precision 1.3 CVT

cronos precision 001 1
  • De R$ 114.990 por R$ 88.318,58 com isenção de IPI e ICMS parcial

O primeiro carro PcD que destaco na faixa intermediária é o sedã compacto Fiat Cronos na versão top de linha Precision. Entre os pontos positivos, destaco que o consumo do Cronos Precision, que tem motor 1.3 aspirado que rende até 107 cv e 13,7 kgfm de torque, com consumo pelo Inmetro de 13,3 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina. O câmbio é CVT e o porta-malas de 525 litros é suficiente para muita bagagem

O Fiat Cronos Precision tem rodas de liga de 16” diamantadas, farois de neblina, painel digital com computador de bordo, chave presencial, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, piloto automático, mídia de 7” com conectividade por fio, ar condicionado digital e bancos em couro.

De ponto negativo tem o espaço interno, restrito pelos 2,52 m de entre eixos, e baixo desempenho, faz de 0 a 100 km/h em longos 12 segundos. Ele também peca em segurança, tem apenas dois airbags, o acabamento é simples e o volante tem ajuste somente de altura. Além disso o projeto é antigo, carece de uma atualização.

Pulse Drive 1.3 CVT

fiat pulse drive 13 cvt 012 large
Todas as versões vêm com rodas de liga leve
  • De R$ 115.990 por R$ 89.655,04 com isenção de IPI e ICMS parcial

Pra quem prefere um SUV, é possível comprar um carro PcD bem moderno por menos de R$ 90 mil. O Pulse de entrada tem os mesmos motor e câmbio do Cronos (1.3 aspirado e CVT). Também vem com rodas de liga de 16”, porém não são diamantadas, não vem com faróis de neblina, mas o destaque externamente são os faróis em LED, rack de teto e o porte de SUV.

Internamente, a chave é tipo canivete, os bancos em tecido, e já vem com uma mídia melhor de 8,4” com conectividade sem fio. O ar-condicionado é digital, o volante é multifuncional com controle de velocidade de cruzeiro (“piloto automático”) e tecla Sport. O acabamento é mais refinado e moderno

Em segurança, são quatro airbags e controle de estabilidade e tração, mas não tem itens de ADAS. Ao contrário do Cronos, o porta-malas é pequeno, são 370 litros apenas. O espaço interno é semelhante, são 2,53 m de entre-eixos, mas o arranjo interno do Pulse é melhor e não é tão apertado quando o sedã.

O Pulse é uma boa opção de carro PcD por ser moderno, entregar bom nível de conforto e segurança, mas é mais indicado para o uso urbano ou para quem não tem filhos, e não usa o carro na sua lotação máxima.

Citroën C3 You Turbo 200 1.0T CVT

citroen c3 you foto pedro bicudo citroen divulgacao (48)
  • De R$ 100.990 por R$ 83.157,55 com isenção de IPI e ICMS parcial

O primeiro destaque da Citroën nessa faixa de preços de carro PcD é o recém-lançado C3 You, com motor 1.0 turbo, o mesmo que equipa o Fastback, o 2008 e outros. É o carro turbo mais barato do Brasil com câmbio automático, e com isenções fica abaixo dos R$ 84 mil.

É o compacto que tem o maior porta-malas da categoria com 315 litros e o espaço interno é muito bom, são 2,54 m de entre eixos, mas na prática  parece até mais. Em itens de série é bem completo, tem rodas de liga, farois de neblina, DRL em LED, chave canivete com telecomando, já vem com a mídia de 10,1” com conectividade sem fio, volante multifuncional, ar condicionado, detector de pressão dos pneus, computador de bordo, bancos com revestimento premium, entre outros.

Tem os problemas de ergonomia já famosos do C3, como os comandos dos vidros elétricos traseiros no console central, ajuste do volante somente em altura, e tem o painel do cluster bem simples, sem conta giros.

Mas a experiência ao dirigir o C3 You é muito boa: ele é um carro urbano muito bom, gostoso de dirigir, e é bem adequado para pessoas de maior estatura, mesmo com o banco do motorista todo pra trás ainda leva passageiros com razoável conforto.

Peugeot 208 Allure Turbo 200 CVT

Cement,Floor,In,Dark,Room,With,Spot,Light ,Black,Background
cement floor in dark room with spot light. black background.
  • De R$ 110.990 por R$ 88.177,24 com isenção de IPI e ICMS parcial

Mais um lançamento recente, o 208 ganhou novas versões e design alinhado com a nova identidade visual da Peugeot, que abriu mão dos DRLs em LED tipo “dentes de sabre”, que eram um de cada lado, para assumir de vez as “garras do leão”, com três filetes de cada lado.

A frente ficou mais agressiva, os farois são halógenos, vem com rodas de liga de 16″ e tem novas lanternas traseiras em LED. No interior, o Peugeot 208 PcD vem com bancos em tecido, painel digital, mídia de 10,1 polegadas com conectividade sem fio, ar condicionado digital, câmbio automático CVT que simula 7 velocidades, e o motor é o GSE T200 1.0 turbo de três cilindros que rende 130 cv no etanol e 125 cv na gasolina e 20,4 kgfm, muito forte e econômico, na gasolina faz 12,5 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.

O Peugeot 208 PcD pode receber ainda o pacote opcional Advance, que acrescenta teto panorâmico, volante em couro, chave presencial, carregador de celular por indução e iluminação interior traseira, e ainda se mantém dentro do teto, e o preço para carro PcD sobe para pouco mais de R$ 94 mil.

As desvantagens do 208 são espaço interno apertado, são 2,53 m de entre eixos, e porta malas pequeno, com 265 litros apenas. Na prática é um hatch muito esperto, tem uma pegada esportiva com o volante pequeno e painel que a gente vê por cima, interior com ótimo acabamento e prazer ao dirigir. Mas é mais indicado para o uso urbano, ou para quem não anda com carro cheio e com pouca bagagem.

Polo Sense 170 TSI AT6

vw polo sense tsi 2024
  • De R$ 103.090,00 por R$89.962,43com isenção de IPI e ICMS parcial

A Volkswagen tem uma opção abaixo dos R$ 90 mil, com motor turbo 170 TSI de 116 cv e 17,5 kgfm de torque máximos. O Polo Sense já vem com farois  em LED, chave canivete com telecomando presencial, botão de partida, sistema start-stop, painel digital de 8” tem rodas de aço de 15”, vem com amídia VW Play de 10 polegadas com conectividade sem fio – é opcional mas amontadora inclui para o Polo PcD.

Vem também com volante multifuncional comborboletas para troca de marchas, ajuste de altura e profundidade no volante,piloto automático, encosto de braço, ar condicionado analógico, saídas traseiras de ar e portas USB atrás.

Em segurança, o Polo PcD tem quatro airbags, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade.

O espaço interno do Polo Sense é bom pra um hatch compacto, são 2,56 m de entre eixos, mas o porta malas é pequeno, tem apenas 300 litros. De qualquer forma cabe uma cadeira de rodas desmontada assentada no fundo, com as rodas por cima. É apertado de porta-malas, mas tem um bom pacote de itens de série, com destaque para chave presencial, painel digital, farois em LED e motor turbo forte e econômico.

Onix LT 1.0 Turbo AT6

chevrolet onix lt 2024 azul frente
  • De R$ 113.990 por R$ 90.297,90 com isenção de IPI e ICMS parcial

A Chevrolet é a marca que tem mais opções de carros PcD abaixo dos R$ 90 mil. O Onix, por exemplo tem três versões. Destaco O Onix LT 1.0 Turbo, que entrega motor turbo e muitos itens de série. Nas medidas, o entre eixos tem 2,55 m, está na média entre os hatches compactos e o porta malas tem 275 litros, é um pouco menor que a média.

O motor turbo rende 116 cv e 16,8 kgfm de torque máximos, suficiente para levar um carro leve como ele. As rodas são de aço de 15”, tem mídia com conectividade sem fio de 8”, tem seis air bags, sensor crepuscular, chave presencial, partida por botão, câmera de ré, volante multifuncional com piloto automático e ar condicionado analógico.

O Onix tem boa ergonomia e respostas ágeis do conjunto mecânico, bom nível de conforto e o diferencial da chave presencial e segurança acima da média. Apesar do visual cansado, externa e internamente, ainda é uma boa opção.

Nissan Kicks Active 1.6 CVT

nissan kicks active 2023 prata frente e lateral
  • De R$ 115.890 por R$ 92.990 comisenção de IPI e ICMS parcial

Por quase R$ 93 mil, o Nissan Kicks PcD é o mais caro dessa lista, mas não poderia deixá-lo de fora, pois fazendo uma forcinha a mais no preço épossível levar um dos SUVs mais equilibrados do mercado. Apesar da iminente mudança de geração, o Kicks segue sendo um excelente custo-benefício nessa faixa de preço, ainda mais pela promessa da Nissan de manter essa versão em produção.

Ele tem um dos melhores espaços internos, com 2,62 m de entre eixos e ótimos 432 litros de porta malas, que cabe cadeira de rodas montada, bastando rebater o encosto.

O câmbio é CVT e o motor é o 1.6 aspirado que rende 113 cv e 15,3 kgfm de torque máximos, o que parece pouco perto dos concorrentes turbinados, mas o Kicks é um dos SUVs mais leves do mercado, o que garante um bom desempenho e consumo melhor até do que os turbinados.

Externamente é mais simples, tem rodas de aço de 16” e não vem com farol de neblina. Em segurança ele é muito bom, tem seis airbags, assistente de partida em rampa e controle de tração e estabilidade. A mídia é simples, tem 7” e conectividade por fio. Mas segue sendo uma boa opção pra quem quer economizar e levar pra casa um bom SUV compacto como carro PcD.

Basalt Shine Turbo 200 1.0T CVT – O melhor carro PcD de R$ 90 mil

Citroën Basalt 2
  • De R$ 115.890 por R$90.414 com isenção de IPI e ICMS parcial

O melhor carro PcD na faixa dos R$ 90 mil é o último lançamento da Citröen, o SUV cupê Basalt. Todas suas versões estão disponíveis para PCD, pois ficam abaixo dos R$ 120 mil, mas trago aqui como destaque a versão topo de linha Shine, que além de ser a mais completa, é a única que oferece o piloto automático, item importante pra muita gente.

Externamente é um carro bonito, tem silhueta similar à do primo Fastback mas proporções mais harmônicas, com caimento do teto suave e lanternas com desenho moderno. O Citroën Basalt Shine vem com roda de liga diamantada de 16” e tem farois de neblina e DRLs em LED, mas os farois principais são halógenos.

A chave é tipo canivete com telecomando e inclui acionamento do porta malas. No interior bancos em couro, encosto de braço para o motorista, ar condicionado digital de uma zona, mídia de 10” com conectividade sem fio, painel digital colorido e configurável, volante multifuncional, piloto automático e botão Sport.]

Em segurança, o Basalt Shine poderia ser melhor: são quatro airbags, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade e tração.

Os maiores destaques do Basalt são o conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 turbo que rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque máximos aliado ao câmbio CVT e as dimensões, com entre eixos de 2,65 m e porta malas de 490 litros. Isso faz dele um carro esperto, econômico e espaçoso, que leva bastante bagagem com tranquilidade.

Veredito

Que tal essas opções de carros PcD na faixa dos R$ 90 mil? Algum deles atende suas necessidades? Ainda temos opções interessantes para quem quer ou precisa economizar, mas o leque poderias ser maior. Algumas montadoras dão bônus para PcD além das isenções, mas estes estão cada dia mais raros.

Precisamos de mais incentivo para ter boas opções na faixa de entrada, já que pessoas com deficiência dependem muito dos veículos para ter um pouco mais de qualidade de vida. E muitos só conseguem se locomover se for de carro, e eles acabam sendo a extensão do nosso corpo.

Infelizmente a maioria não tem condições de comprar um carro mais caro, portanto deveríamos ter mais opções para atender tantas necessidades específicas. Concorda?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Márcio Santana 6 de janeiro de 2025

Sou Marcio da Fiat Amazonas Analia Franco .
Estamos com condições especiais para cliente PCD será validado um bonus em Acessorios no valor de R$1.500,00 para os veiculo das marcas Fiat ,RENAULT ,CITROEM .
Fico no aguardo
Obrigado

Avatar
Antonio Pereira 29 de dezembro de 2024

Hoje em dia todo mundo é PCD.
Falo com conhecimento de causa, conheço umas 6 pessoas mais saudáveis que eu que tem esse benefício, no Brasil é assim pagou levou o laudo.

Avatar
Deixe um comentário