Mercado de veículos novos segue patinando e sem perspectivas positivas

Vendas de veículos caíram 6,5% no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado: situação não deve melhorar nos próximos meses

venda de carros usados de locadora foto shutterstock
Com a queda no mercado de veículos novos, os usados e seminovos cresceram (foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 08/04/2021 às 16h55
Atualizado em 08/04/2021 às 19h37

Os números de emplacamentos de março, divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que o setor automotivo continua em baixa. As vendas do último mês até subiram 13,69% em relação às do mesmo período de 2020, somando os segmentos de automóveis e de comerciais leves. O caso é que, há um ano atrás, o mercado já enfrentava dificuldades decorrentes da pandemia. Tanto que, no acumulado, o resultado é negativo, com queda de 6,5% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado.

VEJA TAMBÉM:

Para piorar, as perspectivas para o setor automotivo não são animadoras. Isso porque metade das fábricas de automóveis do país suspendeu as atividades: nada menos que 29 de um total de 58 unidades industriais do setor estão totalmente ou parcialmente paralisadas. As interrupções devem-se não só a medidas sanitárias para evitar a propagação do Conoravírus, mas também à escassez de semicondutores, espécies de chips presentes em diversas autopeças.

Entre as empresas que anunciaram paralisações em fábricas, estão Mercedes-Benz, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BMW, Agrale, Honda, Jaguar, Nissan, GM e Volvo. Devido às interrupções na produção, alguns fabricantes estão pedindo prazos de 90 a 150 dias para entregar determinados modelos.

Fabricantes enfrentam dificuldades

Inicialmente, a previsão era de retomar as atividades entre meados de abril até o final de maio. Porém, o diretor comercial da AutoMaia Veículos e diretor de marketing e planejamento da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg), Flávio Maia, teme que tal prognóstico precise ser refeito: “expectativa mais realista, no entanto, é que a situação pode se estender ainda mais”, pondera.

carcaca do novo nissan kicks em producao na fabrica de resende no rio de janeiro
Fábrica da Nissan, em Resende (RJ) é uma das dezenas que estão paralisadas no país (foto: Nissan | Divulgação)

Outro problema foi o bloqueio do Canal de Suez, no Egito, entre os dias 23 e 29 de março. Trata-se de uma das mais importantes passagens marítimas do planeta, cuja interrupção gerou atrasos para 369 navios cargueiros: entre os quais, há embarcações que transportavam veículos e autopeças. Os atrasos no fornecimento podem chegar a 10 dias. Devido a todas esses dificuldades, a Anfavea projeta que até 300 mil automóveis devem deixar de ser produzidos no Brasil em 2021.

Mercado de veículos usados continua em alta

Com o mercado de veículos novos em baixa, os consumidores vêm buscando os usados e seminovos. Segundo um balanço divulgado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), as vendas desse setor cresceram 4,1% em março: foram 1.237.030 veículos vendidos, ante 1.188.275 no mês anterior, que já havia registrado elevação.

O total acumulado em 2021 já soma alta de 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com 3.587.362 veículos comercializados: no primeiro trimestre de 2020, foram 3.143.699. Porém, o o presidente da Fenauto, Ilídio dos Santos, acredita que a situação nos próximos meses possa ficar mais difícil também para o mercado de veículos usados, devido ao descontrole da pandemia e ao fechamento dos Detrans. “Esperamos que, com o avanço da vacinação, a situação retorne à normalidade o mais breve possível”, diz.

Para Maia, a redução da oferta de automóveis novos tende a manter a procura por usados e seminovos aquecida. Entretanto, a menor disponibilidade desses veículos para recompor os estoques nas revendas, justamente devido à demanda elevada, pode ocasionar oscilações.

Como ficam os preços dos carros usado na pandemia? Boris Feldman explica em vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Will Itaquerão 7 de dezembro de 2021

Se não comprou carro ainda cuidado olhem o tamanho do nabo que os brasileiros estão tomando por terem um congresso e um presidente corrupto. Os outros países já estão popularizando o carro elétrico por 25mil Reais e existe até um carregador solar portável que enquanto seu carro ficará estacionado no estacionamento da empresa durante as 8 horas que vc ficará dentro trabalhando não gastará nem para carregar sua bateria, pois as empresas modernas oferecerão os pontos e a infraestrutura de energia solar para seus funcionários. Enquanto aqui no Brasil os brasileiros estão comprando por 100mil reais carros que ficarão obsoletos e perderão muito dinheiro ainda mais se for financiado e ainda serão explorados pagando caríssimo por um combustível fóssil que os outros países não querem mais e o custo de exploração ficará inviável.

Avatar
Alberto 9 de abril de 2021

O povo sem emprego,dinheiro,e as montadoras aumentando sem parar os preços.
Muito fácil prever o futuro.

Avatar
Fernando B 8 de abril de 2021

Com a dupla Guedes + Bolsonaro carro zero até para classe média vai ficando um sonho distante. Espero que o país suporte essa dupla sem virar uma Venezuela

Avatar
Deixe um comentário