Mercedes trabalha em uma nova geração Actros com versão 100% elétrica

Produção da "nova geração" do pesado Mercedes-Benz Actros deverá ter início em 2024 e não deve demorar a estrear no Brasil

mercedes benz actros teste
Novo Actros em testes pela Europa (Fotos: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 23/03/2023 às 08h03

A Mercedes-Benz vem trabalhando em uma nova gama do seu pesado Actros, que na verdade será um facelift da atual série MP5. A nova série MP6 deverá contar com algumas novidades além do novo design. O modelo também deve ganhar uma cabine com um comprimento superior aos 2 metros e 30 centímetros permitidos por legislação, se valendo de uma mudança que permite que esse limite seja quebrado.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Assim, a Mercedes deverá seguir o mesmo caminho da DAF, que lançou os novos XG e XG+ com cabine mais elevada. Curiosamente as fotos de uma unidade de testes mostram uma cabine alta, entretanto mais curta. Quase sem espaço para a cama. Ainda não se sabe onde essa cabine iria se posicionar no portfólio da montadora.

Outra novidade fica a cargo do eActros 300, pesado 100% elétrico da montadora, que deve ter autonomia superior a 300 km. Ele chega para ampliar a gama veículos elétricos da Estrela das Três Pontas. Vale lembrar que a montadora já oferta caminhões elétricos, porém da categoria semipesado.

Outras novidades pontuais também são esperadas, como aprimoramento no sistema MirrorCam, que já está na sua versão 2.0. O Actros também terá um novo interior, apesar que não deve vir um desenho realmente novo, mas apenas pequenas melhorias.

Por fim, a Mercedes divulgou fotos e vídeos dos testes feitos em Rovaniemi, na Finlândia. O que não foi informado é a data de lançamento do caminhão. É especulado que a versão final seja apresentada ainda este ano, com as primeiras entregas para 2024.

Novidades no Brasil

Mesmo que se trate de um facelift, as novidades podem demorar a chegar ao mercado brasileiro, isso se deve ao fato da Mercedes ter planos diferentes para o Brasil. Um bom exemplo foi a chegada da série MP4, que chegou com uma versão quase que “exclusiva” já que a cabine do pesado foi desenvolvida no Brasil e hoje é ofertada lá fora como Actros F, uma versão pé de boi do pesado.

Além disso, a Mercedes sempre teve um certo de atraso em sua linha, em relação ao que é ofertado na Europa. Em 2015 a montadora lançou uma versão exclusiva do Actros no Brasil, que se tratava de um facelift da série MP3, que ficou conhecida como MP3.5.

mercedes benz actros 2546
Série limitada a 21 unidades celebrando a 21º edição da Fenatran e ainda fazia um tributo ao L1111

Por fim, ainda vale lembrar que as montadoras têm adotado discurso conservador. Sem grande otimismo, a expectativa é vendas mais modesta em 2023. Assim, é de se esperar que os planos para lançamentos devem ter um atraso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário