Mercedes-Benz Axor sai de linha no Brasil; conheça seu substituto
Modelo conhecido como 'pau pra toda obra' não recebeu investimentos para se adaptar a nova norma Euro 6, mas segue em produção para exportação
Modelo conhecido como 'pau pra toda obra' não recebeu investimentos para se adaptar a nova norma Euro 6, mas segue em produção para exportação
Além de apresentar uma nova linha de caminhões com os novos motores em acordo com a Proconve P8 mais popularmente conhecida como Euro 6, a Mercedes-Benz anunciou que a partir de 2023, o seu modelo “pau para toda obra” o Axor, será descontinuado no mercado brasileiro. A opção acontece devido ao alto custo que seria para adaptar o modelo para as novas normas que entram em vigor em 2023.
Por outro lado, versões Euro 3 e 4 continuarão a ser feitas na fábrica em São Bernardo do Campo para a exportação para mercados que ainda não estão com a norma Euro 5 ou superior em vigência.
VEJA TAMBÉM:
Uma das últimas atualizações pelas quais o Axor passou foi 2017, quando o modelo recebeu um túnel do motor mais baixo, aumentando o espaço na cabine, assim como novas opções de cores para o modelo.
O Axor chegou ao mercado brasileiro em 2005 e emplacou mais de 98 mil unidades em 17 anos de produção. Os destaques foram para as versões Axor 2544 (cerca de 19 mil unidades), Axor 3344 6×4 (mais de 13,6 mil unidades) e Axor 1933 (mais de 11,5 mil unidades).
Para substituir o Axor, a Mercedes-Benz apresentou uma versão mais básica do Actros, que na Europa é chamada de Actros F, no Brasil o modelo curiosamente não recebeu essa nomenclatura.
O Actros recebeu uma variante de cabine baixa, e o interior será analogico, fazendo os custos do modelo ficarem mais em conta. Além disso, o Actros mais equipado recebeu novo farol, vindos diretamente do Actros L, versão de luxo do pesado na Europa, porém o Actros para substituir o Axor continua com os faróis padrão do modelo.
Por fim, o Axor que era oferecido nas versões 1933, 2533, 2036, 2041, 2536, 2544 e 2644 passam a ser atendidos com os Actros 2045 4×2, 2548 6×2 e 2651 6×4 na versão Space.
Uma das grandes características do Axor, eram as suas versões off-road que garantiram ao modelo a fama de “pau para toda obra”. Para dar continuidade, o Arocs ganhou novas configurações, entre elas a de cavalo mecânico. Os clientes do Axor 3344 6×4 terão à escolha o Arocs 3351 6×4. No caso do Axor 4144 K 6×4, o sucessor é o Arocs 4151 6×4 K. Para o Axor 4144 K 8×4 a opção é o Arocs 4851 8×4 K.
Tanto o novo Actros e Arocs estarão na Fenatran 2022, que acontece dos dias 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo.
Veja o Arocs 8×4 em ação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O axi deixa da ser fabricado em 2023