Mercedes-Benz Axor sai de linha no Brasil; conheça seu substituto

Modelo conhecido como 'pau pra toda obra' não recebeu investimentos para se adaptar a nova norma Euro 6, mas segue em produção para exportação

axor 2544
Linha Axor ganhou sua última atualização em 2017 (Fotos: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 29/10/2022 às 17h03

Além de apresentar uma nova linha de caminhões com os novos motores em acordo com a Proconve P8 mais popularmente conhecida como Euro 6, a Mercedes-Benz anunciou que a partir de 2023, o seu modelo “pau para toda obra” o Axor, será descontinuado no mercado brasileiro. A opção acontece devido ao alto custo que seria para adaptar o modelo para as novas normas que entram em vigor em 2023.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Por outro lado, versões Euro 3 e 4 continuarão a ser feitas na fábrica em São Bernardo do Campo para a exportação para mercados  que ainda não estão com a norma Euro 5 ou superior em vigência.

VEJA TAMBÉM:

Uma das últimas atualizações pelas quais o Axor passou foi 2017, quando o modelo recebeu um túnel do motor mais baixo, aumentando o espaço na cabine, assim como novas opções de cores para o modelo.

axor tunel do motor rebaixado
Túnel do motor foi rebaixado, deixando mais espaço interno na cabine

O Axor chegou ao mercado brasileiro em 2005 e emplacou mais de 98 mil unidades em 17 anos de produção. Os destaques foram para as versões Axor 2544 (cerca de 19 mil unidades), Axor 3344 6×4 (mais de 13,6 mil unidades) e Axor 1933 (mais de 11,5 mil unidades).

 Novo Actros será o substituto

Para substituir o Axor, a Mercedes-Benz apresentou uma versão mais básica do Actros, que na Europa é chamada de Actros F, no Brasil o modelo curiosamente não recebeu essa nomenclatura.

actros 2548
Novo Actros que chega para substituir o Axor

O Actros recebeu uma variante de cabine baixa, e o interior será analogico, fazendo os custos do modelo ficarem mais em conta. Além disso, o Actros mais equipado recebeu novo farol, vindos diretamente do Actros L, versão de luxo do pesado na Europa, porém o Actros para substituir o Axor continua com os faróis padrão do modelo.

interior do actros
Interior analógico chega para baratear o modelo

Por fim, o Axor que era oferecido nas versões 1933, 2533, 2036, 2041, 2536, 2544 e 2644 passam a ser atendidos com os Actros 2045 4×2, 2548 6×2 e 2651 6×4 na versão Space.

Arocs também entra para substituir o Axor

Uma das grandes características do Axor, eram as suas versões off-road que garantiram ao modelo a fama de “pau para toda obra”. Para dar continuidade, o Arocs ganhou novas configurações, entre elas a de cavalo mecânico. Os clientes do Axor 3344 6×4 terão à escolha o Arocs 3351 6×4. No caso do Axor 4144 K 6×4, o sucessor é o Arocs 4151 6×4 K. Para o Axor 4144 K 8×4 a opção é o Arocs 4851 8×4 K.

arocs 6x4
Arcos ganha opção 6×4 cavalo mecânico e chassi rígido para substituir o Axor

Tanto o novo Actros e Arocs estarão na Fenatran 2022, que acontece dos dias 7 a 11 de novembro no São Paulo Expo.

Veja o Arocs 8×4 em ação

 

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valdeir de f.santos 2 de novembro de 2022

O axi deixa da ser fabricado em 2023

Avatar
Deixe um comentário