Estrela cadente: vendas da Mercedes despencam entre os carros de luxo

Má qualidade de atendimento nas concessionárias faz com que clientes endinheirados procurem outras marcas premium

mercedes benz emblema no capo molhado
Desempenho de vendas da Mercedes-Benz no Brasil encolheu para um dos níveis mais baixos em 2023 (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 14/12/2023 às 09h03

Freguês bem atendido sempre volta para comprar novamente. Mas parece que essa máxima do comércio foi esquecida da Mercedes-Benz. A marca alemã se tornou a marca com pior avaliação no portal Reclame Aqui, que mensura a qualidade de atendimento do varejo físico e online.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a plataforma, o ‘score’ da marca da Estrela das Três Pontas é de apenas 2,4 pontos, numa escala de 0 a 10. Mau atendimento é um dos pontos.

E o reflexo disso está na queda de desempenho da Mercedes-Benz no varejo premium brasileiro. A marca tem o pior desempenho entre as marcas deste segmento no país, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

mercedes benz classe c 2023 cinza frente e lateral
Mercedes-Benz Classe C é o modelo mais vendido da marca com 665 unidades em 2023 (Foto: Mercedes-Benz | Divulgação)

Com apenas 3.571 unidades licenciadas de janeiro a novembro, a marca está atrás da líder BMW, assim como Volvo, Audi, Porsche e até mesmo a Land Rover, que não peca no atendimento, mas sempre deixou a desejar em qualidade.

Na parcial de novembro, nenhum modelo Mercedes figura entre os 10 premium mais vendidos. No Top 10, a BMW aparece com quatro modelos, Volvo emplacou outros três carros, a Audi figuram com dois outros modelos e a Land Rover fecha a lista com um carro. São eles:

Modelo Novembro Acumulado
BMW X1 382 3.543
BMW 320i 256 3.984
Volvo XC60 228 3.837
Volvo XC40 207 1.486
Audi Q3 204 1.486
Audi Q5 193 1.858
BMW X5 177 1.040
BMW X4 148 1.050
Volvo XC90 130 1.069
JLR Discovery 120 1.471

Vendas da Mercedes em baixa

O baixo desempenho no volume de vendas na Mercedes-Benz, no segmento de carros de passeio, não é de hoje. A marca teve seu melhor ano em 2015, quando licenciou 17,540 unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De lá para cá, os números começaram a encolher e pioraram durante a pandemia.

Em 2020, foram apenas 6,8 mil carros emplacados, no ano seguinte caiu para 5.412 licenciamentos. E a situação se agravou com o fechamento da linha de montagem de Iracemápolis (SP). No ano passado, a marca não conseguiu chegar às 5.000 unidades e este ano não deve superar a barreira dos 4.000 carros.

A empresa, consultada, diz estar ciente deste problema e pretende aprimorar seu atendimento ao consumidor.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
TELESFORO MATOS 19 de dezembro de 2023

Me interessei por um Mercedes C-180 a alguns anos.
Fui à Concessionária no SIA, em Brasília e, apesar de estar em uma Frontier SL novinha, na época, fiquei por mais de 15 minutos rodando entre os modelos, na loja, sem que ninguém chegasse perto de mim…

Me dirigi à mesa de um dos vendedores e, quando me aproximei ele pegou o telefone.

Fui embora e espero jamais comprar um Mercedes… Até hoje tenho mantido a promessa.

Avatar
Alexandre 14 de dezembro de 2023

Sou cliente desde 2019 e até hoje uso o serviços da concessionária. Sempre fui muito bem atendido porém se tornou impossível trocar meu carro por outro zero km pois não tem interesse na troca , cobram muito caro pelo unidade 0 km e desvalorizam o nosso bem , nos deixando descontentes

Avatar
Vitorio 14 de dezembro de 2023

Concordo que o atendimento está péssimo, já tive Mb e troquei de marca por causa do atendimento e pela qualidade dos carros que não aguentam nossas estradas e pelos valores exagerados. Também concordo que tem muitas telas, luzinhas etc..

Avatar
José 14 de dezembro de 2023

Fui cliente da marca durante o melhores anos da MB no Brasil, sempre fui muito bem atendido. Em 2021 deixei a marca mas hoje em dia só os muitos ricos conseguem ter um 0km e não sei como anda o atendimento nas concessionárias da Mercedes. Ainda considero que são carros lindos e de ótima qualidade mas se não está vendendo bem, provavelmente não é em razão de um só fator.

Avatar
Marcelo 14 de dezembro de 2023

A marca vem caindo de qualidade em seus produtos, inclusive com matérias no exterior apontando isso. Junto a esse grave problema se soma um novo “posicionamento” (coloquei entre aspas porque eu interpreto essa mudança como um abandono disfarçado do mercado) que marca escolheu para o Brasil, com preços muito acima do que o praticado há alguns anos atrás. Acredito que problemas de atendimento são o que menos influenciou nessa queda gigante de participação no país.

Avatar
Bob Karl 14 de dezembro de 2023

Rico ricaço manda o motorista na concessionária não tá nem aí. O que fez a MB cair em vendas foi o design atual igual e sem personalidade em todos os modelos, além de um painel que parece penteadeira de meretriz com tanta luz colorida. Já foram mais clássicos e sóbrios.

Avatar
Pedro Pinto 16 de dezembro de 2023

Bob, o móvel penteadeira que era usado pelas meretrizes de um cabaré, não tinha luzes. Apenas batons, perfumes sombras, talcos e muitas escovas. Além do espelho e do banquinho. Agora, se hoje as mulheres estão usando luzes, ao menos a penteadeira já deixou de ser usada. Ou não?

Avatar
Tobias 14 de dezembro de 2023

Quando não tenho bom atendimento ou não resolvem o problema d forma satisfatória, não retorno. Isso serve para qualquer serviço ou produto. O reclame aqui é guia para facilitar minhas escolhas e auxiliar na decisão.

Avatar
Deixe um comentário