Estrela cadente: vendas da Mercedes despencam entre os carros de luxo
Má qualidade de atendimento nas concessionárias faz com que clientes endinheirados procurem outras marcas premium
Má qualidade de atendimento nas concessionárias faz com que clientes endinheirados procurem outras marcas premium
Freguês bem atendido sempre volta para comprar novamente. Mas parece que essa máxima do comércio foi esquecida da Mercedes-Benz. A marca alemã se tornou a marca com pior avaliação no portal Reclame Aqui, que mensura a qualidade de atendimento do varejo físico e online.
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Segundo a plataforma, o ‘score’ da marca da Estrela das Três Pontas é de apenas 2,4 pontos, numa escala de 0 a 10. Mau atendimento é um dos pontos.
E o reflexo disso está na queda de desempenho da Mercedes-Benz no varejo premium brasileiro. A marca tem o pior desempenho entre as marcas deste segmento no país, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Com apenas 3.571 unidades licenciadas de janeiro a novembro, a marca está atrás da líder BMW, assim como Volvo, Audi, Porsche e até mesmo a Land Rover, que não peca no atendimento, mas sempre deixou a desejar em qualidade.
Na parcial de novembro, nenhum modelo Mercedes figura entre os 10 premium mais vendidos. No Top 10, a BMW aparece com quatro modelos, Volvo emplacou outros três carros, a Audi figuram com dois outros modelos e a Land Rover fecha a lista com um carro. São eles:
Modelo | Novembro | Acumulado |
---|---|---|
BMW X1 | 382 | 3.543 |
BMW 320i | 256 | 3.984 |
Volvo XC60 | 228 | 3.837 |
Volvo XC40 | 207 | 1.486 |
Audi Q3 | 204 | 1.486 |
Audi Q5 | 193 | 1.858 |
BMW X5 | 177 | 1.040 |
BMW X4 | 148 | 1.050 |
Volvo XC90 | 130 | 1.069 |
JLR Discovery | 120 | 1.471 |
O baixo desempenho no volume de vendas na Mercedes-Benz, no segmento de carros de passeio, não é de hoje. A marca teve seu melhor ano em 2015, quando licenciou 17,540 unidades, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De lá para cá, os números começaram a encolher e pioraram durante a pandemia.
Em 2020, foram apenas 6,8 mil carros emplacados, no ano seguinte caiu para 5.412 licenciamentos. E a situação se agravou com o fechamento da linha de montagem de Iracemápolis (SP). No ano passado, a marca não conseguiu chegar às 5.000 unidades e este ano não deve superar a barreira dos 4.000 carros.
A empresa, consultada, diz estar ciente deste problema e pretende aprimorar seu atendimento ao consumidor.
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Me interessei por um Mercedes C-180 a alguns anos.
Fui à Concessionária no SIA, em Brasília e, apesar de estar em uma Frontier SL novinha, na época, fiquei por mais de 15 minutos rodando entre os modelos, na loja, sem que ninguém chegasse perto de mim…
Me dirigi à mesa de um dos vendedores e, quando me aproximei ele pegou o telefone.
Fui embora e espero jamais comprar um Mercedes… Até hoje tenho mantido a promessa.
Sou cliente desde 2019 e até hoje uso o serviços da concessionária. Sempre fui muito bem atendido porém se tornou impossível trocar meu carro por outro zero km pois não tem interesse na troca , cobram muito caro pelo unidade 0 km e desvalorizam o nosso bem , nos deixando descontentes
Concordo que o atendimento está péssimo, já tive Mb e troquei de marca por causa do atendimento e pela qualidade dos carros que não aguentam nossas estradas e pelos valores exagerados. Também concordo que tem muitas telas, luzinhas etc..
Fui cliente da marca durante o melhores anos da MB no Brasil, sempre fui muito bem atendido. Em 2021 deixei a marca mas hoje em dia só os muitos ricos conseguem ter um 0km e não sei como anda o atendimento nas concessionárias da Mercedes. Ainda considero que são carros lindos e de ótima qualidade mas se não está vendendo bem, provavelmente não é em razão de um só fator.
A marca vem caindo de qualidade em seus produtos, inclusive com matérias no exterior apontando isso. Junto a esse grave problema se soma um novo “posicionamento” (coloquei entre aspas porque eu interpreto essa mudança como um abandono disfarçado do mercado) que marca escolheu para o Brasil, com preços muito acima do que o praticado há alguns anos atrás. Acredito que problemas de atendimento são o que menos influenciou nessa queda gigante de participação no país.
Rico ricaço manda o motorista na concessionária não tá nem aí. O que fez a MB cair em vendas foi o design atual igual e sem personalidade em todos os modelos, além de um painel que parece penteadeira de meretriz com tanta luz colorida. Já foram mais clássicos e sóbrios.
Bob, o móvel penteadeira que era usado pelas meretrizes de um cabaré, não tinha luzes. Apenas batons, perfumes sombras, talcos e muitas escovas. Além do espelho e do banquinho. Agora, se hoje as mulheres estão usando luzes, ao menos a penteadeira já deixou de ser usada. Ou não?
Quando não tenho bom atendimento ou não resolvem o problema d forma satisfatória, não retorno. Isso serve para qualquer serviço ou produto. O reclame aqui é guia para facilitar minhas escolhas e auxiliar na decisão.