Militec: testado e reprovado nos EUA e no Brasil
Órgãos governamentais dos dois países detectaram a presença de cloro que pode danificar componentes do motor
Órgãos governamentais dos dois países detectaram a presença de cloro que pode danificar componentes do motor
Dono do carro leva-o à oficina especializada e pede a troca do óleo do motor. Quem o atende, sugere: “Vamos prolongar a vida do motor com o Militec?” E explica que o produto, embora colocado no óleo, não é um aditivo nem interfere nas propriedades físico-químicas do óleo lubrificante, mas somente pega uma “carona” com ele para chegar nas partes móveis desgastadas.
O fabricante (norte-americano) declara que o Militec é um condicionador de partes metálicas. E que, além de motores, conserva e recupera também câmbios, ar condicionado, compressores, máquina hidráulicas, etc.
Quem entra na internet encontra dezenas de elogios ao produto. Mas, se pesquisar mais atentamente começa a descobrir mentiras. A empresa que o fabrica afirma que o Militec foi testado – e aprovado – no final da década de 80 pela marinha norte-americana. Mas, obviamente omite que, em 1994, numa nova bateria de testes realizada pelo mesmo órgão, foi reprovado em 9 dos 11 testes.
E, por que reprovado? Por conter cloro. Componente químico que gera cloreto ácido, que pode oxidar rolamentos e outros componentes do motor.
A Militec é criativa, faz variações sobre o tema e não economiza loas a si mesma. Em outro texto, o produto não foi apenas testado, mas desenvolvido pela própria marinha dos EUA na mesma década de 80.
Na verdade, quem o desenvolveu foi Brad Giordani, um militar que criou a Giordani Enterprises. Que depois virou Militec, uma nome mais sonoro e “sugestivo”: E o aditivo é Militec-1: soa como tecnologia, faz alusão a militar e o número “1”, de primeiro. (Bom de marketing, o tal do Giordani…).
Além dos testes que o reprovaram nos EUA, também a ANP (Agência Nacional de Petróleo e Biocombustíveis) deu bomba no Militec. Um laudo “sigiloso” emitido pela agência e publicado pelo site da revista “Quatro Rodas” revela que o produto omite a presença de cloro na composição química registrada no rótulo do frasco.
Sua subsidiária brasileira foi multada pela agência governamental que faz também a mesma objeção da marinha norte-americana ao produto.
Veja um dos trechos do extenso laudo emitido pela ANP que condena o Militec-1:
A composição está em desacordo com a declarada pelo produtor. Destaca-se, ainda, que a presença de cloro pode levar à formação de cloretos ácidos, mesmo a baixas temperaturas (120°C), que podem ocasionar a elevação do índice de acidez do produto, acarretando em problemas de corrosão dos motores, diminuindo sua vida útil.”
Alguns motoristas prestam depoimentos favoráveis ao produto, mas não realizaram testes científicos em dinamômetros nem em prazos mais longos. O Militec pode até apresentar resultados favoráveis a curto prazo, mas seu uso continuado pode danificar o motor devido ao cloreto ácido.
Dono de uma prestigiada rede de oficinas mecânicas com forte presença na internet, bem conceituada pela qualidade dos serviços prestados, realizou seu próprio teste com o Militec: tirou todo o óleo do cárter de um automóvel Honda e rodou quase 20 km sem aparentemente nenhum dano ao motor. Porém, é mais que suspeito: vai criticar um produto que ele próprio vende em sua oficina?
Que validade tem esse teste? Engenheiro chefe da área técnica da Petronas (famosa fábrica de lubrificantes que patrocina as Mercedes de Fórmula 1), consultado a respeito do motor funcionar sem óleo, não se impressionou: afirmou que, vários deles – de boa qualidade – permitem que o carro ainda rode alguns quilômetros só com a película residual do lubrificante nas peças móveis.
A propósito, tem um teste muitas vezes mais rigoroso: veja o vídeo de um inglês “doidão” (clique aqui) que tira o óleo do cárter e todo o líquido do sistema de arrefecimento de três carros sucateados na Inglaterra. E ainda coloca Coca-Cola em seus reservatórios. Os três motores são submetidos a aceleração máxima e o do Honda resiste cerca de 7 minutos!
Apesar de existir no mercado uma quantidade de aditivos para o óleo do motor, não se recomenda usar nenhum deles. Primeiro, porque o sugerido pelo manual já vem com a aditivação necessária, conforme desenvolvimento conjunto entre engenheiros da fábrica do carro e da que produz o lubrificante.
O pior é que nem sempre o aditivo extra representa apenas um custo desnecessário, pois pode não combinar com a aditivação do óleo original. E resultar numa reação química de consequências imprevisíveis para a integridade do motor.
O fabricante do Militec-1 declara não se tratar de um aditivo e não alterar as características químicas e de viscosidade do óleo. Explica que sua função é aderir às superfícies desgastadas de partes móveis, reduzindo folgas e devolvendo a eficiência original do motor.
Ainda que essas funções fossem comprovadas, o que a Marinha dos EUA e a ANP afirmam é que a presença do cloro pode prejudicar o motor. Ou seja, experiências a curto prazo podem apresentar resultados favoráveis, mas, no uso continuado…
Enquanto redigia esta matéria, a Militec conseguiu uma liminar para que a revista Quatro Rodas retirasse de seu site a reportagem informando que a ANP multou a empresa e condenou seu aditivo. A revista não se referiu ao produto ter sido condenado também pela Marinha norte-americana, somente pela agência brasileira.
Fica uma pergunta no ar: se uma empresa tem seu produto criticado pela imprensa e certeza de sua qualidade, deveria exigir uma publicação esclarecendo os fatos. Existe uma lei que a protege. Só recorre à violência da censura quem não tem argumento embasado cientificamente para se defender. Pois o laudo que tinha a favor de seu produto foi derrubado pelos testes da ANP. (B.F.)
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Ja usei varias vezes e nunca senti diferença nenhuma em economia de combustivel e redução de vibração
Eu comecei a usar depois de ver vídeos dos testes, fiz meus testes em casa também, meu carro batia tucho, agora não bate mais, eu acho que a milícia das indústrias do óleo é forte, das mecânicas também, não querem que os carros não estraguem ou quebra uma cadeia de consumo, daí param de vender óleo e peças, pois esses óleos que vendem são de pessoa qualidade, as empresas forçaram a ANP a multar a militec, pois o tal de cloro que andei pesquisando é usado na fabricação de graça e o mais engraçado do próprio óleo que vendem para os altomoveis, isso já me deixa com a pulga atrás da orelha, então eu não deixarei de usar militec e nem nanotech que aliás foi o primeiro que comecei a usar, uso os 2 e atesto use sem medo, mas faça as manutenções no carro, militec e nanotech não fazem milagres
Um monte de vendedor de Militec desesperado aqui nos comentários, kkkkkk. Faz uns 15 anos que usei essa enganação e colocava com frequência no meu carro, cujo motor estava perfeito, mas, curiosamente, precisou de retífica pouco mais de ano depois que comecei a usar. Fujam desse troço!!!!
ainda tem gado que defende esse produto com tecnologia ultrapassada , mesma coisa a 30 anos
“(…) E ainda coloca Coca-Cola em seus reservatórios. Os três motores são submetidos a aceleração máxima e o do Honda resiste cerca de 7 minutos! (…)”
Se fosse um motor Toyota, funcionava sete minutos com areia no lugar da Coca-Cola.
Tá aí uma das muitas evidências de quão prejudicial este produto é, mas é exatamente sobre isso… As leis permitem determinadas quantidades e ingredientes na fabricação, então as indústrias colocam todos cabíveis na lei e tá tudo certo para comercializar kkkk.
Já o militek se contradiz no próprio anúncio…
“MILITEC 1 simplesmente usa o lubrificante como um meio para chegar às superfícies metálicas em atrito e aos pontos críticos de calos dentro do equipamento. Chegando a esses locais, MILITEC 1 sai completamente do lubrificante e suas moléculas se fixam na superfície metálica (adsorção*). Isso ocorre entre 38 °C e 66 °C, dependendo das condições de atrito e carga.
O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica (mas sem endurecê-la), tornando-a, aproximadamente, 17 vezes mais resistente quando a reação se completa.
Superfície a meu intendimento é a parte fora, por este ponto faz sentido que o metal fique resistente e se funcionar não raxe. Não percebi ele mencionar em colocar na parte de dentro do motor, apenas dentro do equipamento, que pode ser dentro do capô do carro… Mas enfim, tem mta contradição e marketing em cima dessa item, não recomendaria !
TÔ IMPRESSIONADO COM O MONTE DE OTÁRIO DEFENDENDO ESSA FRAUDE. PROVAVELMENTE É PORQUE ELES NÃO QUEREM ADMITIR QUE ELES TAMBÉM FORAM ENGANADOS E COMPRARAM ESSA PORCARIA. TEM VÁRIOS ESTUDOS SÉRIOS QUE COMPROVAM QUE ESSA PORCARIA É UM LIXO E QUE A LONGO PRAZO FAZ MUITO MAL AO MOTOR. MAS TEM GENTE QUE ACREDITA ATÉ EM MAMADEIRA DE PIROCA. O QUE NÃO FALTA NO MUNDO É TROUXA….
É MAIS UMA PERGUNTA MESMO, POIS TRABALHEI EM UMA OFICINA MECÂNICA E O MEU PATRÃO COLOCAVA ÓLEO DE MOTOR A DIESEL-40 NOS MOTORES A GASOLINAS DA ÉPOCA(GOL, PARATI, VOYAGE, FIAT 147, CORCEL, FUSCA, BRASILIA ETC…) E CERTA VEZ PERGUNTEI PRA ELE PORQUE ELE COLOCAVA ESSE REFERIDO ÓLEO E ELE ME FALOU QUE ALEM DE TER MAIS VISCOSIDADE OS MOTORES AGUENTAVAM MAIS, E AÍ ISSO PROCEDE?
Os lubrificantes para linha diesel pesada tem mais aditivos de limpeza e antidesgaste que os usados em carros de passeio. Lubrificantes para carros de passeio também possuem algumas restrições quanto às substâncias que podem causar emissões, e essas restrições são mais “folgadas” no caso dos lubrificantes diesel. O equivalente desse óleo que você falou hoje é o lubrax vigoros 20w50. Se a viscosidade necessária for menor, pode ser o lubrax extra turbo 15w40. Ambos vem lotados de ZDDP e dispensam o uso do militec. Só não aconselho usar em carros com catalisador.
O militec parece ter mudado de formula recentemente, junto com a mudança no estilo da garrafa. Fizeram uma análise e detectaram fósforo na composição, porém sem zinco.
Concerza e inveja dos produtorer pq o produto evita em oficinas e futuramente comprar pesas ai eles viu qe perde mercado! Que falar mau do produto inteligentekkkkk uso o militec a 40 anos só alegria! Motor no meu carro estado de zero
Como você usa o produto a 40 anos se ele foi inventado em 1989? Não seria outra coisa que usava ao invés do produto?
Apenas força de expressão…
André Luiz, eu ia perguntar exatamente isso.
Ainda não vi nessecidade de usar outro produto junto com óleo sintético meu carro já está com 350 mil km aparentemente sem problema
E claro tem gente que coloca militec falsificado e reclama que não teve resultado kkkk
O sonho do mercado é colocar um concorrente para o MILITEC.
Tenho um Clio 16V que roda com MILITEC há 04 anos. Já estraguei as juntas e ele rodou diversas vezes sem óleo. Tenho um amigo que tem um Logan 2012 que roda há 06 anos com MILITEC. Esse Logan já deve estar com 400.000km, roda a Bahia inteira trabalhando com vendas. NUNCA ABRIU O MOTOR. Será que isso não é mais que suficiente pra confirmar o que o produto afirma não? O cloro na composição do MILITEC é DESESTABILIZADO. O cloro é um oxidante porém um excelente lubrificante. O criador da fórmula do MILITEC simplesmente desestabilizou o cloro para não ter a ação oxidante e somente a lubrificante. Quem souber fazer isso pode fazer o MILITEC. O lance é que as pessoas falam a notícia pela metade para gerar polêmica pois o produto é bom e NÃO TEM CONCORRENTE. Perguntem aos pilotos de rally, aos motoqueiros de estrada, às pessoas que realmente usam de forma correta o produto. O sonho do mercado é colocar um concorrente para o MILITEC. Não haverá. A fórmula dele não tem nem patente para ele não precisar revelar. Pois trata-se nada mais, nada menos que CLORO DESESTABILIZADO + veículo e outros. P componentes. Tai a fórmula do produto.
O sonho do mercado é ver o militec vendido a um preço justo.
Aceito e leio tudo que posso sobre tecnologia de motores e afins. Faz meses que essa discussão se arrasta…rsss…bom sinal, ainda bem que existem opiniões divergentes.
Para mim o mais importante é o resultado pessoal. Por trás de cada reportagem existe um interesse, importante é filtrar e ser sensato. Usei com excelentes resultados mas após ler os comentários gostaria de acrescentar 2 itens:
1 Quem já viveu nos EUA sabe bem que uma empresa nao sobrevive anos com propaganda enganosa, o sucesso desse fabricante é um atestado de boa procedência do produto.
2 Realmente o ideal seria usar o produto para motores de alta performance, usar em um carro nacional para uso diário nao faz sentido ( como nao faz sentido muitos outros produtos “empurrados” aos consumidores brasileiros).
Enfim, o dinheiro é de cada um e cada um o usa como preferir.
Usei no meu carro, não vi diferença nenhuma e logo após o motor precisou de retífica. Ainda tenho um vidro cheio e o fabricante não quis devolver o dinheiro, não serve nem pra acender churrasqueira.
Amigo
Possivelmente seu carro já precisava de retifica e MILITEC não conserta desajustes em motores. Muitas pessoas recorrem ao produto quando o motor já sinaliza algo diferente. Tenho um Clio 16V que roda com MILITEC há 04 anos. Já estraguei as juntas e ele rodou diversas vezes sem óleo. Tenho um amigo que tem um Logan 2012 que roda há 06 anos com MILITEC. Esse Logan já deve estar com 400.000km, roda a Bahia inteira trabalhando com vendas. NUNCA ABRIU O MOTOR. Será que isso não é mais que suficiente pra confirmar o que o produto afirma não? O cloro na composição do MILITEC é DESESTABILIZADO. O cloro é um oxidante porém um excelente lubrificante. O criador da fórmula do MILITEC simplesmente desestabilizou o cloro para não ter a ação oxidante e somente a lubrificante. Quem souber fazer isso pode fazer o MILITEC. O lance é que as pessoas falam a notícia pela metade para gerar polêmica pois o produto é bom e NÃO TEM CONCORRENTE. Pergunte aos pilotos de rally, aos motoqueiros de estrada, às pessoas que realmente usam de forma correta o produto e verás que houve algum equívoco na sua aplicativo ou Esperança de resultado. O sonho do mercado é colocar um concorrente para o MILITEC. Não haverá. A fórmula dele não tem nem patente para ele não precisar revelar. Pois trata-se nada mais, nada menos que CLORO DESESTABILIZADO + veículo e outros. P componentes. Tai a fórmula do produto.
Vc se vangloria de ferrar um motor por causa de Militec?! Um carro que roda 400.000 km respeitando as trocas de óleo no tempo certo, pela viscosidade correta, trocando filtros, vai rodar independente de Militec ou não! Isso NÃO É argumento!
E pq vc rodou sem oleo nonseu clio? Comentário estranho
O sonho do mercado é ver o militec vendido a um preço justo.
A fórmula é irrelevante, o que existe são as substâncias que funcionam para cada aplicação, a uma concentração que de fato tenha um efeito significativo. Quando essas condições estão presentes, o preco se torna então o fator chave.
Coloca militec falsificado e reclama que não teve resultado
Fiquei surpreso com essa noticia. Uso militec em meu fit 2011 que adquiri com 20 mil rodados de uma senhora de 90 anos. E uso militec nele desde os 25 mil km. Sempre troco oleo e ponho militec antes do recomendado. Estou com 81 mil km e graças a Deus não vejo nada de errado com ele. Nivel de agua, oleo. Potencia. Quando acelero ele , ele continue com a mesma saude .
Rapaz, tu gastou uma grana enorme sem necessidade, se tu usa o óleo sintético, não há o por que de inserir Militec no motor
Olha comprei um Fox 2005 do meu pai e faz quatro anos que tenho e ele batia tucho frio horrível em Um carro com 35000 mil rodados que estava no momento. Desde que coloquei a primeira vez o militec deixou de fazer isso e então o produto funciona realmente e uso na moto também e diminui o ruído do motor e quem anda de moto sabe e essa mídia para lança dúvida ……
Continue assim.
Não vai acontecer nada de errado. Leia o que respondi pra Daniel Marques e entenderá
Eu não uso militar e meu Fit 2007 tem 100 mil km sem nenhum problema.
Eu não uso Militec e meu Etios 2017 tem 91.000km e sem nenhum problema!
Com 81.000 km vc queria que ele estivesse como!? Meu Deus, povo cai em cada conversa…..
Matéria muito tendenciosa poderia ter maior elementos concretos.
Como assim André? Não viu o relatório de 24 paginas da marinha americana condenando o produto por conter cloro (chlorine) na fórmula?
Pelo nível dos comentários o efeito placebo do militec tá comendo solto.
Pra quem acredita que o produto americano é o must da tecnologia faz uma busca em sites americanos pra ver se encontra. Encontra como lubrificante de armas, raramente pra.uso automotivo.
Também vale à pena ver o resultado dos testes científicos na marinha americana que reprovaram o produto. No seu carro é bom, mas nos veículos militares não funcionou. Estranho ne?
Segue o link
https://www.gao.gov/mobile/products/A86506
Eu vi o efeito placebo na máquina de atrito, rsrsrsr…
Quero um dia ver num teste desses eles deixarem o óleo sem militec formar o tribofilme antes de aplicar a pressão, igual deixam formar no oleo com militec.
Há alguns anos a entidade americana “Consumer’s Report”realizou um teste rigorosamente científico envolvendo 75 taxis de Nova York ( do mesmo modelo e motor) que testaram 17 marcas de óleo mineral, três semissintéticos, um sintético( todos da mesma classificação API), três aditivos de óleo lubrificante e troca no dobro da quilometragem recomendada. Depois de rodarem 60.000 milhas os motores foram novamente desmontados e as peças medidas e pesadas. Tabulados os dados e submetidos a uma análise estatística se observou que não houve diferença entre os vinte e cinco tratamentos.A conclusão final era de que se observasse as recomendações do fabricante do carro e que o resto era desperdício de dinheiro.
Se o produto apresenta em sua formulação um componente que não consta no rótulo, está em desacordo com a legislação vigente no país, então, ao invés da polemica, presta ou não presta, por que, simplesmente não proíbem sua venda?
Penso o mesmo… Até as fabricantes, apesar de não ser obrigação delas, deveriam desencorajar o seu uso nos mais, por exemplo.
Quem recomenda Militec deve ser da mesma turma que recomenda cambagem…
E se eu disser que existem carros 0km que saem
De fábrica desalinhados… vc fala 2 coisas que não tem o mínimo conhecimento
Desalinhamento é uma coisa, cambagem é outra, vejamos: o Alinhamento consiste no ângulo axial das rodas em relação ao eixo. Cambagem é a inclinação da roda em relação ao plano horizontal.
E quem disse que cambagem é ruim? Viu a materia do auto esporte contra e sai por ai acreditando
Se o Boris Fieldman (jornalista que fez o artigo acima) fosse sensato, iria publicar uma declaracao tecnica da empresa a respeito do assunto..
Porem, como o objetivo parece atacar e ignorar o outro lado, e realmente mesmo se for verdade, esse artigo desperta uma parcialidade absurda a ponto de parecer politica!!!
Nota zero para a materia….
Concordo plenamente com seu comentário. Uso o produto a mais de 10 anos na minha xt 600 1997, que já está se aproximando dos 300.000 mil kilomentros rodados, e nunca troquei os discos de embreagens. Pesa, que sou extremamente cuidadoso com minha moto, que contribui sobremaneira para alta durabilidade da motoca. O produto, militec, é sensacional, cuja principal função é proteger o motor na partida a frio, quando todo oléo está na parte de baixo do motor. Recomendo extremamente que todos usem o militec.
Usei militec na minha Kia Sportage,e notei que o barulho que fazia ao ligar o carro frio, depois do uso do militec acabou. Dou nota 10 para o produto.
Cara, foram feitos inúmeros testes que comprovaram que não presta. Se você perguntar pra empresa é óbvio que ela vai inventar alguma coisa pra continuar iludindo as pessoas
Concordo plenamente, este senhor me parece achar que sabe mais do que sabe.
Eu uso a 1 década, e vários carros e motos grandes, só tenho elogios.
Como eu não acredito em órgão estatal e nem na extrema imprensa continuarei usando Militec, eu nunca vi comentários negativos para quem usa militec e a maioria de pessoas que usaram nos comentários também se surpreendeu com o o tal relatório de que contém cloro no aditivo pois nós que ultilizamos esse produto e só tivemos bons resultados, o motor trabalha mais leve, menos ruidoso e parece que o carro quando quente está desligado de tão silencioso que fica.
Não gaste dinheiro à toa.
Quem quiser gastar dinheiro com o militec o milico malandro agradece! É um produto inócuo no curto prazo!
Eu uso Militec faz 10 anos tenho amigos que usa a vinte e nunca fundiu um motor ou câmbio, será que não tem dor de cotovelo aí , agora usar óleo lubrificantes da Petrobrás faz bem né, gasolina ruim faz bem né.
Petronas não é Petrobrás. É uma empresa multinacional. Credo. Este país não tem como dar certo mesmo. Cidadão rodo 100 mil km ao ano. Nunca usei nada além do óleo do fabricante. Troco de acordo com o manual e a cada 3 anos troco de carro. Nunca fundi um único motor.
Isso é pq vc joga no São Paulo e é rico
Um ponto importante a ser discutido não vi ser mencionado nas discussões. A embalagem do produto traz a informação que a composição do mesmo não contém cloro, fato contestado pelos teste da ANP. Fica a questão; dá pra confiar em um produto que, em sua formulação traz um composto que o próprio rótulo alega não conter? Como fica a credibilidade? Difícil a vida do consumidor…
Apenas respondendo à pergunta dentro da reportagem: ” Porém, é mais que suspeito: vai criticar um produto que ele próprio vende em sua oficina?”
É logico que sim. Se um produto não entregou o resultado prometido vai sim ser criticado e imediatamente banido em minha oficina e qualquer outra que trabalhe com ética. Por que motivos trabalhar com algo que não funciona quando tem tantos outros produtos de qualidade pra vender?? Só pra se incomodar?? Problemas de motor causados dentro da oficina por peças ou produtos ruins nunca geram lucro pro mecânico. Somente retrabalho e muita dor de cabeça.
Não! Não vai criticar esse produto se o contrato de marketing e exclusividade (à época) garantem a ele um bom faturamento…. E mais: Instalar peças de qualidade duvidosa vão, sim, trazer problemas a oficina sendo, portanto, uma atividade não recomendada mas, recomendar um produto que vai trazer problemas futuramente, sem que o proprietário do veículo consiga imputar a causa ao produto adicionado, pode ser um bom negócio, tendo em vista o lucro obtido pela oficina “no presente”…
Caboco, estamos no Brasil mano véio, brasileiro é sacana no último e no penúltimo.
Quando eu troco o óleo eu sempre coloco 100 ml de óleo de coco porque me disseram que é bom pro motor. Meu Gol tem 160 mil km rodados e nunca tive problemas no motor.
PORTANTO, óleo de coco faz bem pro motor mesmo que qualquer órgão diga que não. E é mais barato que Militec.
Coloquei na minha moto que estava com 40 mil km e nao tinha defeitos… 5 mil km depois eu estava com o motor batendo, ao abrir vi que os rolamentos foram corroídos e desgastaram o pino da biela e acabou gastando também pistão e cilindro.
É que pra motor de 2 tempos, não é óleo de coco, é muito viscoso. Pra moto tem que ser óleo de amendoim.
E, pra esclarecer, eu estou brincando (você pôs mesmo óleo de coco na sua moto???).
Eu estava apenas usando um exemplo absurdo (aparentemente não tão absurdo quanto imaginei) pra satirizar o tipo de falácia lógica em que incide quem diz “Se meu carro não teve problemas, então o produto é bom.”
1 – Se o fato de existir um veículo cujo motor durou 200 mil km usando Militec prova que Militec é bom, ENTÃO, usando a mesma lógica, o fato de haver inúmeros veículos cujo motores duraram 200 mil km sem usar Militec prova que Militec não faz diferença alguma.
2 – Se o fato de um motor não estragar
O estudo da ANP não fala sobre o desempenho do produto, apenas sobre a composição, onde há itens
Óleo de côco?
bota militec em um cambio por exemplo que vc vai ver a diferença em 30 min, as marchas vão ficar super suaves.
no carro vc sente ele mais solto. ja vi o ensaio de bancada, funciona sim, e não é novidade, castrol magnatec tem algo parecido e motul ESTER.
E, pra esclarecer, eu estou brincando (você pôs mesmo óleo de coco na sua moto???).
Eu estava apenas usando um exemplo absurdo (aparentemente não tão absurdo quanto imaginei) pra satirizar o tipo de falácia lógica em que incide quem diz “Se meu carro não teve problemas, então o produto é bom.”
Se o fato de existir um veículo cujo motor durou 200 mil km usando Militec prova que Militec é bom, ENTÃO, usando a mesma lógica, o fato de haver inúmeros veículos cujo motores duraram 200 mil km sem usar Militec prova que Militec não serve pra nada.
Põe p o r r a do a m an te da sua mãe. Vai durar 400.000 km…
Sai da tua alma agora caramunhão. Sai Demônio..Sai..
Vi alguma coisa sobre o Milites e resolvi usar no meu Gol 2009, com 90 mil km. Notei uma melhora significativa no consumo de combustível. Diante de tantas polêmicas do produto vou continuar usando pois eu mesmo estarei testando o produto. Só sei que até o momento está dando resultado positivo.
Eu usei MILITEC no meu Renault Sandero 1.0 16V 2011 umas 4 vezes. Peguei o carro com 77mil Km e vendi com 177mil motor estava mesma coisa, apenas fiz manutenções normais. Andava que nem 1.6 ( lomba abaixo ), utilizei o produto por recomendação e agora vejo estas notícias dizendo que é ruim. Mas no meu caso foi satisfatório, o carro fazia 17km/l na cidade ( Porto Alegre ).
Então vamos fazer a pergunta novamente: O que garante que se você não utilizasse Militec (e economizasse uma boa grana!) e fizesse apenas as trocas normais, com um lubrificante de qualidade, o seu carro não rodaria o mesmo tanto, com a mesma economia de combustível????
Acho que o que destrói nossos carros, está longe de ser o Militec, e sim todo esse sistema podre que protege empresários do ramo petroleiro e donos de postos que misturam água e outros na gasolina, tomam multa, pagam ou não e no outro dia está aberto. Acredito sim que o Militec ajuda, já usei no meu carro por 1 ano, não tive alteração alguma, na verdade me senti mais seguro, e só me sentia inseguro quando ia a postos rezando pra não receber gasolina alterada, o que já aconteceu comigo 2x nesse mesmo ano. Então, o nosso inimigo está muito acima dos nossos olhos, vendo lá de cima nós nós degladiarmos aqui em baixo com extremo sucesso. Pare e pensem, tudo, absolutamente tudo que é feito – e não me refiro só Militec – pra beneficiar a massa, se não tiver um interesse de gigantes em lucrar com isso, simplesmente nunca chega a sair do papel. Nada na indústria hoje em dia é feito pra durar, vocês acham que os óleos que vem e nos dá a reincidência de ter que ficar trocando o tempo todo é por acaso? Nada é feito pra durar. Pensem nisso, alguém está perdendo muito, e esse alguém nesse caso, não fomos nós, agora sim falando em Miltec.
Militec , muito bom usei 15 anos vendi o carro com mais de 200000km (blazer 4.3)sem nenhum problema com o motor .???????
Realmente é lamentavel como tem gente que ainda acredita em “papai noel” e aditivo para lubrificante. E ainda criticam o Boris que sempre esteve do lado de ca do consumidor, me poupe, vai indo que eu não!
Boa noite ao amigo. O Boris um dia já teve a infelicidade de falar contra o aditivo para radiador, e eu trabalho no ramo desde 1986,no dia que ele fez isso em um programa de tv , fui logo tentando corrigi ló ,mas não tive resposta. Então hj dou minha opinião somente do que experimento , Tenho um Honda Civic 2001 e um fit
O Civic já com 250 mil e std e só por curiosidade retirei o carter verifiquei casa.movel parece novo e com militec. Tenho formação ,cursor mas um pouco mais que teoria e jornalismo a prática de alguns anos no ramo e aprendendo a cada dia. Obrigado
Motor de Civic dura 250 mil até se você andar sem óleo (claro que é modo de dizer), isso não prova nada a favor do militec rs
Não gaste dinheiro à toa.
Nunca vi nada a respeito desse aditivo que não fosse anedótico. Até desconhecia os testes da ANP e US NAVY. Acho que é um placebo, pois mal, ao menos imediato, não faz. É como meu chapéu anti-meteoro, nunca permitiu que eu fosse atingindo por um meteoro.
Parabéns Milton, essa foi a melhor de todas
Uso no meu carro desde os 90.000km. Aplico conforme o recomendado, a cada 20.000km. Hoje ele esta com 245.000km, e faz 12,5 km/l. Motor stander. Sandero vibe 2010 1.6. Se quiser abrir meu motor pra analisar a corrosão e confirmar o desgaste… eu topo.
Eu quero deixar minha experiência com Militec-1, tive um Gol 2013 e fiquei com esse veiculo ate 2018, eu utilizei o Militec-1 de 30mil km pra frente, e vou dizer que foi muito bom para o veiculo. Rodei com veículo ate vender com 120mil km, o motor estava zero, não tinha o que reclamar ate a loja que comprou elogiou o estado do motor, dado que muitos motores Flex são retificado próximo de 100mil km. Não sei se o próximo dono se lascou, mais durante todo o período que usei não tenho o que reclamar, ate o barulho dos tuchos que são famosos nessa geração da VW, foi minimizado. E o motor rodava lisinho. Troquei o veiculo por um novo polo e ate dentro da volks era oferecido o Militec-1… E coloquei. Mas derepente a cs VW nao estão mais oferecendo o produto pro motor, apenas ar condicionado, então nao sei se eles descobriram algo. Estou contando apenas um fato desde então não coloquei mais por conta da garantia do veículo.
Não gaste dinheiro à toa.
Que história em Paulo, gastou uma baita grana com Militec e depois comprou um Polo ? kkkkkkkkk
in causa nomino, caro Boris, após longa busca no motor do google , sobre o Militek 1,que começou a ser usado na 2º guerra para proteger as máquinas dos navios das águas salgadas e funcionava e posteriormente nos EUA era usado na limpeza de armas , mas que concordo com seu comentário, pois ele contém CLORO que danifica vários itens do motor e é vendido como um ADSORSANTE’, para diminuir apenas o atrito entre suas parte móveis dele , e que funciona realmente, principalmente nas partidas a frio. Mas gostaria de abusar dos conhecimentos do Mestre , e receber algum comentário sobre o outro ADSORSANTE o Alfa X puls, [ do japona da Saito] que não contém CLORO , e é recomendado até para câmbios automático e que fiz uma experiência no meu Corolla e o câmbio ficou uma beleza. pois o conversor de torque estava causando certa trepidação em marcha lenta att Paulo
Uma coisa que me deixa realmente intrigado…. sou leitor da quatro rodas desde que me conheço por gente. O que eu percebi foi que a revista SEMPRE testou o produto antes de dar algum parecer. Inclusive existe a seção “cumpre o que promete”, que ao meu ver trata exatamente sobre isso. No caso do Militec, ela simplesmente se comportou como um ” papagaio de pirata” repetindo exatamente o que eu e muitos outros receberam pelo zap antes da publicação da revista. A pergunta é: Já que existe esta polêmica do cloro, por quê a revista não fez um teste para que seus leitores pudessem acompanhar se o produto realmente corrói ou não o motor? Se o produto realmente corroi, por quê não vemos nada relevante quando pesquisamos na internet? Se o produto fosse novo, até poderia levantar essa polêmica… mas com mais de 20 anos de mercado…Estranho neh? Se é para comprar uma revista e ler aquilo que recebo pelo zap não vejo vantagem alguma em continuar assinando… o zap me deixa informado de uma forma mais rápida e barata. Quanto a confiar em órgãos como a ANP, alguém pode me informar alguma vantagem para o consumidor em se autorizar a venda de gasolina formulada? Abram o olho…
Cesar, aditivo era ótimo para motores e óleos antigos. Hoje não se recomenda mais nenhum, pois o de fábrica já vem com o aditivo necessário (e suficiente). Quanto à gasolina, a formulada pode ser melhor que a refinada, tudo depende da origem, da formulação…
Talvez algum patrocinador acha que tudo anda bem com outro aditivo no óleo faça essa revistinha ainda existir logo ela bate sem sequer dar a chance de investigar a veracidade na prática. Nos dias de hj a quatro rodas se não voltar a abrir o acervo digital com as matérias antigas tá fadada ao esquecimento.
Não gaste dinheiro à toa.
Cara! Vc só tem esse argumento? Vtc ??
Alguém aqui teve problema comprovado por usar Militec? Abram o olho… Estão politizando até o lubrificante do motor.
Quem quiser ler o despacho do governo americano proibindo as forças armadas de comprar o produto é só traduzir o link abaixo.
https://www.gao.gov/mobile/products/A86506
Esse povo é muito tapado, vem com essa conversa de que eu uso há dez anos e é muito bom. É muito bom pra os donos da empresa nadarem de braçada com o dinheiro dos trouxas isso sim.
Pois é … haja lucro! 200mL de um óleo qualquer + um “cloro mágico” = R$100,00. Lucro estratosférico! (Bom, gastam muito com propaganda)
Não usaria isso aí nem no meu carrinho de cortar grama.
O conteúdo de cloro em aditivo ou lubrificante de qualquer tipo, é adição de um corrosivo que vai atacar a médio prazo as bronzinas que são o material mais sensível no motor. As consequências sao evidentes.
Srs…meu depoimento. Reportagem altamente tendenciosa. Aliás qual o interesse dos EUA afirmar que um produto brasileiro é bom? Zero chance! Corri 4 anos arrancada e TODOS os carros usam e aprovam. Certa vez o computador de bordo acusou falta de lubrificação. Achamos que era falha de leitura. Fiz 3 puxadas SEM ÓLEO…só no Militec. Depois vimos que o pescador do óleo havia quebrado. Era para ter moído o motor…mas é assim que a coisa funciona, se pagar a imprensa ate pode elogiar…
Olá, Ivan. Talvez você não tenha lido a parte na qual o Boris explica que o Militec foi desenvolvido nos EUA. Além disso, até hoje, ele é fabricado lá e não é um produto brasileiro: ele é importado.
Ia comentar isso também. LINK => https://www.linkedin.com/public-profile/in/brad-giordani-b71a551a?challengeId=AQFMA7Em7OGoIQAAAXQtcYCqXvNLJ0dNGUj9fwUpfxd7Qk9Nh1rfkmfDsQ36TaGUX5gxG95r1adxUrhaRacF497jXm0iwjy43g&submissionId=a85acd1c-69fa-2e16-8f45-9eb616fe4d04
Parece que não foi só isso que o cidadão não entendeu, pois também não captou que no curto prazo “até pode” fazer efeito.
Sobre isso também tenho meu depoimento. Há muitos anos usei essa coisa em dois mototes: um que estava batendo nas últimas e rodou ainda mais de um ano, mas num outro que era novo acabou quebrando também depois de cerca de um ano e meio. Portanto, a presença do cloro faz todo sentido para mim.
Prezado Sr. Ivan – Antes de prestar seu depoimento seria interessante informar-se melhor sobre os fatos, sob pena de ninguém acreditar em seus argumentos. E a prova cabal de que teria sido melhor manter-se em silencio é que a situação é rigorosamente inversa: o produto é norte-americano e importado para mercado brasileiro.
Eu ainda não confio na sua matéria, conheço um “kilo” de gente que também não, eu uso a mais de 1 década e sempre recomendei, NUNCA vi ninguém reclamar, ao contrário, só tenho e só vejo elogios. Uma dica senhor Boris, refaça a matéria, traga um motor aberto corroído pelo produto em questão, com laudo válido feito em empresa de alta credibilidade e imparcial. Apresente também um laudo atual, técnico, encomendado por vocês à empresa de igual credibilidade…. É assim que deveria ter feito sua matéria.
Na paz.
Apaga que dá tempo!!!!
Não gaste dinheiro à toa.
Anp estivesse preocupada com consumidores ele não deixava essa gasolina lixo ser vendida nos postos, empurram 30% de álcool anidro pro carro consumir mais e os brasileiros pecisarem gastar mais em manutenção como bomba de combustível, escapamento, velas, filtro de combustível! Depois vem dizer que quer vender combustível igual ao Europeu que piada! Gasolina la fora é Pura e mais barata! O motor dura mais e tem maior autonomia. #Palhaçada
E isso ai amigo, a ANP é tão preocupada com qualidade e o consumidor, que aprovou a distribuição de GASOLINA FORMULADA, que nada mais é que uma gasolina adulterada. Quem quiser saber mais e só procurar no google para ver do que se trata. Têm muito mais interesse em jogo que imaginamos.
Cesar, aditivo era ótimo para motores e óleos antigos. Hoje não se recomenda mais nenhum, pois o de fábrica já vem com o aditivo necessário (e suficiente). Quanto à gasolina, a formulada pode ser melhor que a refinada, tudo depende da origem, da formulação…
Lá fora não se vende gasolina pura, não faz sentido na verdade, o mais próximo da pura se vende nos EUA, bem semelhante a podium aqui que tem uma proporção de 85/15.
Militec já salvou um motor novo que eu montei!
O filtro de óleo travou a válvula , ele ficou ligado durante 45 minutos e não estragou nenhuma peça móvel, abri o motor para conferir e estava tudo 100% após tal fato utilizo nos motores originais e preparados e nunca tive nenhum problema, tem mais de 10 anos que uso.
Poxa, vc montou um motor novo? O filtro de óleo travou a válvula, tão zeloso e comprou um filtro de óleo de marca ruim …, tão zeloso, afinal colocou Militec mas não acompanhou a luz-espia acusando que havia algo de errado, ou o manômetro de pressão de óleo … Esse Militec é milagreiro mesmo pois vc montou um motor novo, o Militec que é misturado no óleo não se espalhou no motor, em especial no cabeçote e mesmo assim POR MILAGRE tudo 100% no motor !
Simples, quem acredita que use. Não venha tentar convencer os demais que é bom. Drogados fazem o mesmo.
Sou mecânico ha mais de 20 anos e dei treinamentos técnicos para algumas montadoras e portanto não sou nenhum leigo no assunto. Sobre a reportagem da quatro rodas, achei a reportagem muito tendenciosa. Inclusive sou (vou deixar de ser) assinante. Me causou muita estranheza o modo de como eles publicaram essa reportagem. Nunca vi fazerem isso com nenhum outro produto, por mais lixo que ele possa ser. Uso o produto há mais de 15 anos e nunca tive um problema sequer e desafio você ou qualquer outra pessoa que mostre ao menos um motor onde houve qualquer tipo de corrosão ou pitting ocasionado pelo Militec. Quanto a você meu caro Boris, estou cansado desse vitimismo alegando censura por ter tirado a reportagem do ar. Acredito que ela tenha sido retirada exatamente por ter sido parcial e tendenciosa. É mais fácil para vocês criticar o produto e depois pedir explicações do que procurar saber um pouco mais antes de publicar. Afinal o que importa hoje e ser polemico certo? Ou seria corporativismo? Lamentável.
Respeito sua posição, mas acho leviano de sua parte dizer que “é mais fácil para vocês criticar o produto…”.
“Vocês” quem? Eu me considero do ramo, fui sócio de oficina mecânica, preparava meus carros de competição, me formei em engenharia, tenho e cuido de carros antigos.
Fui, como você, professor de curso de mecânica e engenheiro da Metal Leve (pistões e bronzinas) por 20 anos.
Na minha carreira de jornalista sempre defendi o consumidor e isso já me valeu muitos problemas, de boicote publicitário a várias ações judiciais. Mas sempre me saí bem, pois não falo por falar, porém com um embasamento científico.
As empresas envolvidas no nosso setor são muito poderosas e usam (ou tentam)… seu poder econômico para calar a imprensa.
Lamentável é assumir uma posição neutra e imparcial que foi sempre minha postura em mais de 50 anos de jornalismo e, como retorno, ainda receber críticas infundadas como a sua. Felizmente, a maior parte dos retornos é positiva.
No caso do Militec, você está enganado: minha matéria não foi tirada do ar, apenas a da Quatro Rodas. Porem, se vier uma decisão judicial neste sentido, não terei outra solução. Mas provarei estar agindo corretamente pois, como jornalista, apenas citei fontes super fidedignas: órgãos governamentais (Marinha dos EUA e a ANP) que realizaram testes com o produto. É nestes que eu confio.
Pois é, Boris, o que mais a gente vê no pessoal que defende esse produto é uma defesa sem critério – na base do grito. A maioria diz coisas que na realidade só tendem a comprovar que em situações de curto prazo, onde a presença do cloro não tenha tempo de agir, ou ainda, onde ela nem chegue a ser importante, pode haver resultado positivo. Mas são situações específicas, que não têm correlação com o uso comum e que se pretende vender pelo fabricante.
NA MINHA HUMILDE OPINIÃO ESSE MILITEC É MODINHA!
JAMAIS USARIA EM MEU CARRO ISSO
COMO VOCÊ FALOU ÓLEO JÁ TEM ADITIVO E SEM A NECESSIDADE DE SER ADICIONADO QUALQUER OUTRO PRODUTO!
Prezado Boris, sou leitor do AutoEntusiastas onde acompanho seus artigos, aqui vai meu breve relato. Tinha um Peugeot 407 com motor 3.0 V6. Certa feita ganhei de um posto de gasolina, um sorteio para viajar para São Paulo assistir à corrida de F1 em Interlagos. Patrocinado pelo revendedor de produtos de limpeza e lavação (shampoo, detergentes, silicones, etc.) que fornecia estes ao posto, e também revendia o Militec. Contente com o resultado do sorteio resolvi colocar o produto em meu carro na próxima troca de óleo. Uns 20 a 30 mil quilômetros mais tarde, não lembro bem quanto, o motor começou a, no momento da partida, emitir um som de peças metálicas nos comandos de válvulas (neste V6, DOHC, são quatro comandos), como se estivessem trabalhando sem óleo. Durava apenas alguns segundos e nas próximas partidas não ocorria. Pesquisando descobri que as polias variadoras dos comandos de admissão começam a descarregar o óleo quando em repouso por algumas horas, e nos segundos iniciais da partida, trabalhavam a seco. Tive que fazer a troca, que na concessionária (junto com correia dentada e tensionadores, bomba d’água, etc.) sairia por R$10 mil. Consegui que as peças viessem “na mala” em uma viagem à Itália, e trocamos na oficina da empresa, eu e nosso mecânico da época, de modo que todo o trabalho saiu por R$ 4.500,00. Culpa do Militec? Jamais saberei ao certo. Ao comentar com mecânicos, mesmo sem sabermos a respeito do cloro presente no produto, foi considerado como possível causa. Por outro lado em fóruns europeus e australianos havia alguns relatos mais de problemas idênticos com estas polias, então pode ser algum defeito de fabricação. Fato é que nunca mais usei o Militec e as polias novas não incomodaram mais.
Esse problema é comum em motores v6 com comando variável… se pesquisar na internet vai comprovar o que estou dizendo… a partir de 30 mil kms vários proprietários começam a observar o barulho, é normal
Respeito a analise da ANP, entretanto sou consumidor do Militec 1 a mais de 5 anos e utilizo em vários veículos e ferramentas, nunca apresentou nenhuma corrosão nas peças.
A ANP testou e reprovou o militec, divulgando em sua página. A revista 4R não testou o militec, somente divulgou o que foi divulgado na ANP. PERGUNTO: Por que a militec não processou a ANP ao invés da 4R ?
O Problema da Mídia Brasileira é que falam e reportam sem apresentar provas concretas, falar por falar até papagaio fala.
Apresentem laudos, comparem o militec com esses aditivos que há no Mercado.
Fica claro que a concorrência ta babando pra Derrubar o Militec por não poder supera-lo.
Obrigado
Olá, Victor.
A matéria foi feita baseada nos laudos da marinha norte-americana e da ANP. Nosso único compromisso é com o consumidor.
Victor, tem link no texto com o relatório americano. É só clicar, baixar e ler!
Amigo, pq vc não apresenta as provas concretas de que funciona, já que a ANP e a marinha dos EUA não são suficientes pra vc?
Agora sabemos do que se trata. Até que enfim a ANP se pronunciou.
Uso a mais de 7 anos em meu carro, motor está intacto, por esse tipo de matérias alguns da imprensa brasileira estao com tanta credibilidade..kkkkk….MILiTEC 1, simplesmente o melhor..recomendo!!! mais de 5 milhões de consumidores sem nenhum caso de danos ao motor!
Se vc não usasse o militec nesses 7 anos, procedendo a manutenção correta (óleo especificado, troca dentro do prazo quilometragem/tempo e troca de filtro) o motor de seu carro estaria igualmente intacto ou até melhor.
pelo que entendi, em casos de motor cansado, ele pode ser útil, mas com motor em estado normal, basta usar o óleo específico e fazer as trocas no tempo e/ou km certos, acho que é tipo uma menina de 20 anos passar creme antirugas e dizer que não teve rugas por causa do creme…… detalhe 150 pratas esses creme….
Uso nos meus 3 carros, sem problema nenhum, qual longo prazo de uso pode danificar o motor? 200 mil? 400mil tenho um Mazda mx3 com 370000 e uso tranquilo.
O motorista brasileiro, em boa parte dos casos, é algo a ser estudado. O cara coloca combustível no posto pirata por causa de 5 a 10 centavos no litro, completa óleo no posto de combustível, troca o óleo apenas na quilometragem (mesmo que demore 2 anos pra atingir ou use em condições extremamente severas) – detalhe, muitas vezes usando viscosidade errada ou base errada -, aí quando o motor começa a dar problema, ele resolve usar um negócio milagroso que NENHUMA montadora no mundo usa. Por isso eu prefiro comprar carro zero, usar por 8 a 10 anos e quando vendo, compro outro zero. Eu não tenho coragem de comprar carro usado no Brasil.
O povo brasileiro, em comparação com o povo estadunidense, é infinitamente mais cuidadoso com seus veículos. Exemplo disso são os diversos lixões abarrotados de carros lá. O porquê? Por que nem óleo de motor eles têm o costume de trocar, quem dirá óleo de câmbio, diferenciais…
Eu só compro carro usado, nunca tive problemas.. mas examino de parafuso em parafuso para não ter empecilhos futuros.
Lá existe lixões abarrotados de carros por q os veículos são baratos de se comprar, pra que vai gastar em arrumar um carro se pode comprar um novo. Não tem nada a ver com manutenção, e não sei aonde que os brasileiros são cuidadosos com os veículos, o que mais se vê é carro com problema por relaxamento dos donos.
“O povo brasileiro, em comparação com o povo estadunidense, é infinitamente mais cuidadoso com seus veículos….”
Isso não se aplica nem a 1% dos motoristas brasileiros…infelizmente…
Militec é um fluido lubrificante para ser usado em torno, máquinas operatrizes, gente, nunca para uso em motor de carro, não é normatizado para essa aplicação ! Muito menos em motor novo !
Agora vi um comentário que chegou no ponto certo. Usei esse produto em máquinas operatrizes por uns vinte anos e nesse caso pode-se dizer que é espetacular. Mas, ainda assim, para esses casos existem marcas equivalentes, sem todo esse marketing e que conseguem os mesmos resultados com custo significativamente menor.
Diz uma marca alternativa por favor!
Óleo Singer é equivalente para uso em máquina.
Uma marca alrternativa seria o bardhal b-12 taxistas antigamente usavam muito
Brasileiro é um ser a estudar, não tem jeito. Engenheiro se forma, participa de projetos de motores, lubrificantes, pneus e aí o caboclo que “acha-se” o senhor da sapiência com base no achismo, quer discutir. Processo só procurar. discutir contra fatos embasados pela engenheira é surreal. Infelizmente esse ser que discute VOTA…pqp
Uso e recomendo ! meu carro possuia relogio de pressao de oleo, e apos o Militec a pressao melhorou muito.
Quando vender seu carro, por favor seja honesto de informar que usava Militec…rs..rs
Existe um teste com uma maquininha chamada Tinken que simula o teste de atrito entre partes metálicas em que, usando esse tal de Militec a maquinha não trava, pois eu sei que, então se vc (eu não) no lugar do Militec vc usar uma graxa de banana verde frita (de preferencia banana) a maquinha tbm não vai travar. Então use graxa de banana nanica verde frita no seu carro, é mais barato.
Vou testar, depois falo o resultado
Oi Sebastião,
Nessas maquininhas Tinken você obtem o resultado que quiser, pois são manipuláveis!
Veja: https://www.youtube.com/watch?v=F3rCSm0gOoE
putz, ainda bem que só coloquei uma vez, nunca mais.
Se você trocar o óleo e filtro do seu carro até 5 mil kms,usando filtro de qualidade e o óleo recomendado, provavelmente nunca terá problemas com o motor do seu carro,logico, nunca deixe ele ferver ou esquentar demasiadamente.
Disse a agência nacional que permite combustíveis adulterados e que danificam muito mais os carros…
Já fechei vários postos com ajuda da ANP. Basta denunciar e provar. Brasileiro tem a mania de não valorizar o trabalho sério. Lamentável.
Tb denunciei um BR aqui da minha cidade e 1 mês depois estava fechado. Agora abriu um de bandeira branca que parece ser pior do que o anterior naushuahsua
Muitos canais no youtube fizeram inumeros testes e à época pareciam promissores. Mas se a ANP diz que não serve tá falado.
O ADG fez inumeros testes e à época pareciam promissores. Mas se a ANP diz que não serve tá falado.
ADG não vale né ??!! Ele vende nas lojas dele. Assim com a PneuFree testa “imparcialmente” os pneus Momo e por aí vai … Vc acha que o Silvio Santos vai falar mal dos perfumes Jequiti ?
Cadê o númro processo de “censura”?
Esclareça pra nós Senhor Bóris, porquê os motores sem o militec, batem e com militec não? Cadê o laborat[orio da ANP, cadê o laboratório da 4 rodas! Mais uma reportagem de chupa cabras automotivo!
Se você trocar seu óleo na km correta e utilizando o óleo certo, assim como abastecer em posto confiável, também não terá problema no motor. O grande problema do brasileiro é que ele acredita e milagres. Anos de desleixo podem ser corrigidos usando um potinho de 200 ml. É duro morar aqui.
Na matéria ele diz que até pode funcionar, mas esse produto a longo prazo vai trazer mais prejuízos do que vantagens…
eu tenho uma fiorino 2003 e já esta com uns 250.000km, vou fazer um teste nela….. pelos relatos no caso dela deve ser útil…. agora em veículos normais, nunca botei fé, mesmo antes da matéria sair, ja tentaram me vender e nunca comprei… oleo de qualidade realmente vale a pena, mas barulho no motor obvio que vai ter, são peças metálicas trabalhando em atrito, queria ver esse militec numa ducati 2 , akilo normal parece que ta moendo o motor….kkkkk
boa matéria ! Esclarecedora e definitiva. Porém utilizo um aditivo com outras características e gosto do resultado, po menos a curto prazo e não tenho como avaliar molecularmente como fica o meu motor. Mas sigo usando pois sinto melhoras na performance do mesmo .
O AVC vai ter um ADG.
O ADG é de boa fé. Quando ele ver testes semelhantes em carros sem aditivo nenhum que tiveram seus lubrificantes retirados e rodaram até em alta rotação em autódromos, ele reconsiderará a efetividade de seu teste.
ADG antes criticava. Quando descobriu a eficácia do produto virou representante. Kakakkaaka