Minivans chinesas esbanjam tecnologia e conforto

Segmento renegado no Brasil faz sucesso no mercado chinês, com modelos potentes, sofisticados e que parecem cabine executiva

wey 80 cinza frente parado
Na China as minivans deixaram de ser carros apenas para famílias (Fotos: GWM | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
De Xangai, China
Publicado em 28/04/2025 às 11h00

O mercado brasileiro tem suas peculiaridades, muitas delas calcadas em preconceitos, rechaços e dogmas. E um segmento que foi totalmente banido do Brasil é o das minivans, ou MPV (sigla para Multi Purpose Vehicle).

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Os monovolumes tiveram seu auge em terras tupiniquins no final dos anos 1990 e durante os anos 2000. Todo fabricante tinha uma minivan para chamar de sua.

wey 80 business lounge cinza traseira
Andamos na Wey 80, a topo de linha da GWM que usa o mesmo sistema híbrido do Haval H6 GT

VEJA TAMBÉM:

A moda começou com as francesas Citroën Xsara e Renault Scenic. Depois foi parar na General Motors com a dupla Chevrolet Zafira e Meriva. A Fiat lançou a pequenina Idea e a Volkswagen esticou o Fox e criou a SpaceFox. A Honda apostou no aclamado Fit e a Nissan fabricou a Livina, com opções de cinco e sete lugares.

Só a Ford torceu o nariz e apostou suas fichas no EcoSport. E como a história é contada pelos vencedores, ela estava certa.

Hoje, apenas a GM mantém um monovolume no mercado. Trata-se da Spin. A veterana sobrevive graças à boa aceitação na praça.

wey 80 business lounge interior banco traseiro
O padrão nesses modelos são bancos individuais na traseira, o teto estrelado é inspirado nos Rolls-Royce

No entanto, na China, a história é outra. Com um mercado que vendeu 31,4 milhões de veículos em 2024, o que não falta é espaço para tudo quanto é segmento. E as minivans são fortes por aqui.

Mas ao contrário dos modelos derivados de compactos, os monovolumes chineses são grandes, espaçosos e luxuosos. Pelas ruas de Xangai e Hangzhou vimos incontáveis modelos.

E até guiamos a GWM Wey 80, uma grandalhona eletrificada, que combina motor 1.5 turbo com unidades elétricas, como os primos Haval H6 e H6 GT. Ela pode receber conjunto com potência acima dos 400 cv.

wey 80 business lounge interior painel
Aqui vai o chofer, também com bastante luxo

Com configurações de seis ou sete lugares, essas minivans são carros de luxo. Elas seguem um padrão que a Mercedes-Benz tentou emplacar no Brasil com a Vito. A JAC também tentou fazer o mesmo com a T8 e também fracassou.

Um executivo da indústria disse que por mais que esse tipo de carroceria seja funcional, seguro e confortável, o brasileiro só quer saber de SUV. “Trazer esses MPV demandaria um esforço gigantesco de marketing, homologação e sem a garantia de retorno. É uma pena”.

Uma pena mesmo, pois são carros práticos e deliciosos de guiar. Têm posição de direção elevada, portas deslizantes que tornam o embarque e desembarque mais prático e configurações com assentos centrais independentes. Mas o brasileiro gosta de SUV, de preferência que seja prata.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário