MirroCam, câmera por retrovisor da Mercedes, ganha upgrade e fica mais real

Montadora foi a primeira do mundo a comercializar um caminhão sem retrovisores convencionais; sistema agora está mais 'realista'

actros mirrorcam 1
Braço mais curto é uma das novidades do sistema (Fotos: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Especial para o AutoPapo
Publicado em 13/11/2022 às 17h03
Atualizado em 14/11/2022 às 21h26

A Mercedes-Benz confirmou para o mercado brasileiro a nova versão do sistema MirrorCam, os retrovisores por câmera. Ele foi apresentado no mercado europeu em abri deste ano e começará a ser comercializado por aqui em 2023. Agora, de acordo com a montadora, a visibilidade do sistema foi aprimorada, chegando mais próximo a um retrovisor convencional, ou seja, o espelho. O MirrorCam equipa o modelo Actros.

Além da melhora no software, no MirrorCam 2.o, o “braço” das câmeras ficaram 10 centímetros mais curtos em comparação a versão 1.0. Segundo a Mercedes, um dos benefícios dessa mudança é que os motoristas agora podem andar de ré em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Além desse benefício, o braço agora não fica além do espelho de meio fio, com isso a colisão com objetos na beira da pista fica “praticamente impossível”.

VEJA TAMBÉM:

Além do novo sistema do MirrorCam, a Mercedes também apresentou no Actros um novo painel central de 12 polegadas, novos bancos e um novo conjunto óptico de faróis em LEDs, esses porém são opcionais; e na Europa foi apresentado para a versão L do Actros, uma versão de luxo.

Além do MirroCam; novo motor

Para 2023, a linha de motores BlueTec 6, a terceira geração do motor OM 471 LA que tem potência de até 530 cavalos, ganhou um novo turbocompressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, de acordo com a montadora, entrega uma economia de combustível de 8% em comparação com o Actros Euro 5.

Novo motor OM 471 LA do Mercedes-Benz Actros
Novo motor OM 471 LA que de acordo com a montadora, entrega até 8% de economia de diesel

Além do novo motor, a caixa automatizada PowerShift Advanced agora tem trocas mais suaves e rápidas, o que permite acelerações e deslocamentos mais rápidos.

Por fim, a Mercedes também apresenta novos eixos traseiros. Chamado de New Final Drive (NFD) o eixo conta com novos magnetos nos eixos, o que de acordo com a montadora pode aumentar em 20% a vida útil do óleo lubrificante. Além disso, o eixo tem uma tara menor, ou seja, é mais leve, o que garante um pouco a mais de carga líquida no caminhão.

Por fim, o Actros Euro 6 vai sair de fábrica com os 16 itens de segurança de série da linha Euro 5:

  • ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem)
  • Side Guard Assist (assistente de ponto cego)
  • Attention Assist (assistente de fadiga)
  • Assistente de parada Hold
  • ESC (controle eletrônico de estabilidade)
  • Piloto automático adaptativo com limitador de velocidade
  • Proximity Control (assistente ativo de proximidade)
  • EBS
  • ASR
  • ABS
  • Sensor de chuva e iluminação
  • Alarme de ré com luzes intermitentes
  • Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem)
  • Hill Holder (auxílio de partida em rampa, HSA)
  • Farol para auxílio em manobras e farol alto inteligente

Veja o que foi destaque na Fenatran 2022:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário