Mobileye já disponibiliza tecnologias de carros autônomos no mercado
Antes de os carros andarem sozinhos, tecnologia para esse tipo de veículo pode ser usada para prevenir acidentes e mapear cidades e sua infraestrutura
Antes de os carros andarem sozinhos, tecnologia para esse tipo de veículo pode ser usada para prevenir acidentes e mapear cidades e sua infraestrutura
Os carros autônomos estarão nas ruas em breve, isso é fato. Se ainda não é possível cravar uma data, não é errado afirmar que o desenvolvimento das tecnologias necessárias para que os carros andem sozinhos já pode beneficiar os motoristas.
Um exemplo é o sistema Mobileye 8, desenvolvido pela Mobileye, subsidiária Intel, líder global no desenvolvimento de tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) e direção autônoma.
O Mobileye 8 é um sistema de prevenção de colisões que pode ser implantado em qualquer modelo existente de veículo, exigindo apenas a instalação de um único sensor de câmera e de um sistema de processamento no para-brisas.
Ele funciona como um terceiro olho capaz de identificar situações potencialmente perigosas, fornecendo alertas de áudio e visuais para ajudar o motorista na prevenção de colisões.
O diretor da Mobiley para a América Latina , Ernesto Pesochinsky, explica que as funcionalidades do Mobileye 8 vão além da segurança veicular: ele pode ser usado na criação de mapas de alta precisão. Os carros autônomos precisam destes mapas para circular com segurança, já que a margem de erro não pode exceder 10 cm – enquanto os GPS atuais têm valores que chegam a 1 metro.
Para agilizar esse processo, Pesochinsky explica que parcerias podem ser fechadas com empresas de veículos de transporte em massa e frotas governamentais, de caminhões, táxis e carros de corridas compartilhadas
Dessa forma, enquanto a Mobileye recebe os dados (de forma anônima, sem identificar o condutor) para a criação dos mapas, é possível, por exemplo, capitalizar fazendo o levantamento da infra-estrutura de trânsito da cidade: o sistema pode indicar, por exemplo, onde há sinalização de trânsito defeituosa.
Em Düsseldorf, na Alemanha, 750 veículos da cidade contam com a solução Mobileye 8 Connect. Financiado pelo governo federal alemão, o projeto testará modelos de coleta de dados e investigará a adequação da infraestrutura existente em para veículos autônomos e condução conectada.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Muito interessante. Falta mais dados, p.e., saber sobre locais que fazem instalação.