A moda das picapes: uma compra irracional (mas as montadoras estão certas)
As picapes compactas são como os patos - aves que andam, nadam e voam, mas não fazem nenhuma das três coisas dieito
As picapes compactas são como os patos - aves que andam, nadam e voam, mas não fazem nenhuma das três coisas dieito
A Chevrolet lançou a Montana 2023 e deixou claro que um dos focos do modelo não é a capacidade de carga em quilos, mas, sim, a facilidade de usar a caçamba para o transporte de pequenos volumes com um sistema de ‘divisórias’ e a promessa de ela teria a melhor vedação do compartimento na categoria.
Legal, hein?! Mas sabe qual outro veículo faz isso muito bem? Qualquer carro, não importa qual seja a categoria. Veja bem, a GM foi muito esperta nesse sentido: se o consumidor quer picape para usar como um carro “comum”, vamos entregar um utilitário que se pareça com ele.
VEJA TAMBÉM:
Em 2022, o veículo mais vendido do Brasil foi a Fiat Strada – mais uma caminhonete. Diversos lançamentos de picapes estão marcados para este ano. Um dos primeiros modelos lançados foi a F-150, com valores que beiram o meio milhão de reais! Todo o primeiro lote foi vendido em menos de um dia.
E por que eu estou contando essa história toda? Para mim, essa é a prova de que a compra de um carro, pelo menos para o consumidor brasileiro, é algo desprovido de qualquer racionalidade.
Qual o propósito de comprar um veículo de trabalho para usar como carro de passeio? Você vai ter o pior de todos os mundos!
Vamos falar especificamente das picapes compactas. Vocês conhecem a história do pato? Ele anda, nada e voa, mas não faz nada disso direito. Percebeu o meu ponto de vista? Assim são as picapinhas. Quer levar quatro pessoas? Claro, mas duas vão mal-acomodadas. Precisa levar carga? Com certeza, mas não pode ser muito peso ou algo volumoso.
Os SUVs já não são grandes coisas: paga-se mais caro por um modelo que muitas vezes oferece menos do que um sedã ou um hatch. Agora a situação piorou com as picapes compactas.
As montadoras estão erradas em oferecer? Claro que não, pelo contrário… Se as pessoas querem, quem não tem para oferecer vai perder dinheiro. O consumidor está errado? Quem sou eu para criticar como cada um gasta o seu dinheiro. Mas eu não entraria nessa nunca. E você? Concorda com a minha opinião? Discorda? Fique à vontade para usar a caixa de comentários logo abaixo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Ha muito tempo que as montadoras fazem carros pensando no público feminino mas não falam isso abertamente. A GM escancarou para todos com o comercial da Montana, vc ja viu? Se sim, sabe do que estou falando. Além disso elas também sabem que um percentual bem grande de donos de pick up não leva nada na caçamba e tambem nem pegam estradas de terra. As montadoras sabem o que estão fazendo e nós?
Nao concordo com a idéia de ter uma veiculo pato seja algo ruim ! Estas pequenas pick up são boas p diversas situações buracos enchentes vagas economia , claro que uma pessoa c situação economia boa pode se da ao luxo de ter carros exclusivos p uma finalidade especifica como um sedãn pelo conforto aprimorado ou estas peruas grandes ! Mas p classe média estas perfeita alem de que a maioria anda 90%sozinho , quando se trata de familia muitos tem 2veiculos normalmente o veiculo da esposa fica p uso familiar e do homem p o serviços ! Não seria racional ter na familia 2 carros c a mesma caracteristicas !
Huahuahua achei muito divertida a analogia com o pato. Na média, brasileiro compra carro na emoção e usa argumentos falsamente racionais (como o da geladeira) para justificar uma paixão. Até briga com os amigos que tentam trazê-lo para a realidade. Já carreguei sofás e geladeiras na minha pajero dakar, livres de poeira e chuva. Curto pick-ups, mas são como jet-ski, não preciso ter um, basta ter um amigo que tenha.
Adorei…. eu sou esse amigo idiota…. e não consigo dizer não as pessoas que precisam buscar uma coisinha…… vou vender essa me$da……
As picapes tem suas praticidades. Implicar com elas acho que vcs pegaram pesado! Já tivemos Stradas, Montanas, ford Courier na família e todas deixaram muitas saudades!
Beleza, leva uma geladeira grande no sedã! Carreguei uma mesa rústica comos bancos em uma Saveiro
Falou o Cleidiomar kk
Eu tenho um sede, o tal carro racional, e confesso que estou procurando uma pick-up pequena como a Montana. Talvez opção burra, mas no puta porta mala do Corolla, o carrinho do bebê, a bicicleta da filha e as malas da mulher não entram (talvez um rack no teto, opção inteligente)… Ah, e pelo preço, acho que não compra hein.
Para mim esse tipo de veículo é ideal, ao contrário do que foi falado, tanto para viagens com a família, quanto para transportar objetos maiores quando necessário, como escada, uma geladeira, um fogão, por exemplo.
Não conseguiria fazer isso com um veículo fechado.
Aí vc pega chuva e babau kkk
Faz igual a mim, compra a toro e um sedan. Pronto resolvido.
O brasileiro não é e nunca foi apaixonado por carros, ele gosta de ostentar, não faz uma compra ou uso racional. Por isso que muitos carros de uso racional não é vendido no Brasil. #simplesassim
Minha versao: picapes nada mais são que peruas abertas, porem perdem em conforto. Fora isso, cada um sabe o que é melhor pra si. Abs
Me fala um suv compacto econômico com rodas grandes e com porta malas de 900 litros e que dá pra carregar uma geladeira de vez em quando. Estou precisando de um. Fico no aguardo
Estou de pleno acordo com o texto, as mintadoras so fazem picape nutela, e quem as utliza para trabalho???? Acho um absurdo a toro e a montana nao disponibilizarem versoes cabine simples, ja as picapes menores so temos duas opçoes, em ambas as versors para trabalho nao disponibilizam acessorios decentes, precisava ter uma gama maior de versoes e opçoes de acessorios maior para quem quer ter uma versao de trabalho equipada, hj em dia ate as picapes sao oferecidas somente em versoes automaticas, picapes como a courier fazem muita falta!!!!
Gosto não se discute, se curte, cada um tem o seu.
Mas quem possue uma pick up sabe de sua utilidade, versatilidade e custo benefício. Uma pick up cabine dupla (oroch, Strada, Toro e Montana)é como um pato sim, que só quem conhece sabe que anda, nada e voa muito bem. Talvez aqueles que pensam que não é assim é porque nunca usaram ou escutam comentários de quem nunca usou uma pick up. Experimentem fazer tudo o que se faz com uma pick up, usando uma sedam, SUV, Hatch ou similar, e aí tire as conclusões.
E olha que eu sou suspeito em falar, pois sou apaixonado por jipe, Tenho um Jimmy. Menor que ele só moto. Kkk
Baita abraço a todos.
Acho seu ponto de vista totalmente imparcial, racional e inteligente, pensando de uma forma livre de “paixões” por este ou aquele modelo. Tive Hatch médio, compacto, perua e hoje possuo um Corolla, e posso dizer pelo convívio, é o melhor tipo de carro o que tenho hoje, econômico, espaçoso, confortável e com uma boa valorização ( perde menos que outros), antes em outro momento, cheguei a cogitar uma Montana, Meriva, Zafira, talvez se optasse pelas duas últimas não estaria tão arrependido caso escolhesse a pickup, caminhonete só faz sentido pra quem vai trabalhar e fazer dinheiro com elas, caso contrário é puro gosto e vontade de possuir um carro desses, perder dinheiro é preço cobrado, fica a critério de cada um, pra mim não serve.
Vai pro sitio com um Civic, para você ver a racionalidade…
A racionalidade é que não se vai para o sítio todos os dias. Apenas se você morar lá.
A compra mais racional,seria um sedan…. conforto, espaço….
Na vdd a compra mais racional seria uma perua, ocupa o mesmo espaço de um sedan e te dá mais área útil.
Explico ao redator que provavelmente mora em bairro nobre, vai de patinete elétrico para o trabalho, ou metro. O consumidor brasileiro compra SUVs, e Pick-ups por que as ruas brasileiras são totalmente esburacadas. Um hatch ou sedã sofre. Eu concordo e prefiro em termos de conforto que esses carros não sao os mais confortáveis, nem mais estáveis, mas infelizmente para quem pode, paga a mais para ter um carro com rodas e pneus maiores. Quem mora no interior então, se tornam quase sonhos de consumo.
Muitos usam a picape como carro urbano, mas o que mais vejo na minha região é a picapinha trabalhando em empresas, fazendas, etc. Muitas vezes nem é levando carga, mas enfrentando estradas de terra que carros baixos teriam mais dificuldade. Eu mesmo tenho uma Strada. Tenho uma chácara e levo muita coisa nela. Uso também para meu trabalho em obras, transportando materiais, equipamentos e ferramentas. Mas para viajar com mais de duas pessoas uso um sedan, que realmente é muito mais confortável. Acho que as picapes são úteis e necessárias, de todos os tamanhos.
Obgd, tu fez eu desistir de ir comprar esse carro, vou continuar com meu HB20s
Tenho uma Toro e estou muito satisfeito. Uso para levar minhas bikes e pegar estradas do interior. Carro me atende super bem, e ainda cabe na garagem do predio, na vaga do mercado…
Só o louco que escreveu essa matéria quer uma pickup pra carregar peso… Nem as versões grandes, 99% das fabricadas não viram peso nas caçambas, só volume
Se vc não viu uma pick up carregando peso, é porque nunca veio no interior, em regiões de fazendas, onde é comum NÃO SÓ AS GRANDES, mas também as pequenas como Strada, Saveiro etc. carregando tambores de óleo, sacos de adubo, sacos de sal, rações, etc. etc.
Crítica fraca, gosto das pequenas picapes…acho limitados os bagageiros para levar um cano, uma porta além de minhas bagagens de viagem.. sou viciado em uma pequena picape
Minha picape atende muito bem minhas necessidades!!!!!
Nós compramos pela emoção e depois usamos a razão para justificar a nossa escolha. Sim pessoal, é essa a verdade e se você for honesto irá reconhecer que o que te fez parar sua vida foi alguma imagem ou vídeo do carro mostrando o benefício ou vantagem – em vez de simplesmente listar todos os equipamentos presentes no carro.
Todo o setor de marketing utiliza essa técnica da emoção em primeiro lugar, e é exatamente por isso que vemos carros que racionalmente não fazem sentido vendendo tanto, e as margens cada vez mais altas.
Os viúvos dos sedãns estão chorando cada vez mais, porém quem está comprando carro 0km é um público cada vez mais novo e que não liga tanto para os benefícios de um sedan. O consumidor mudou e a indústria está oferecendo o que a maioria quer: carro alto. Automático. Com tela para usar o GPS, e carregadores espalhados pelo carro.
Os SUVs fizeram sucesso até o início dos anos 20, mas agora de 2023 pra frente a picape compacta tem a “altura do solo” de um SUV mas capacidade para carregar uma bicicleta, moto, geladeira – coisa que o SUV não faz.
Como para o consumidor conta mais o que seu carro é “capaz de fazer” mais do que ele “costuma” fazer no dia a dia – ele acaba escolhendo a picape.
Ou seja, teremos pessoas que 6dias por semana andam na cidade e 1 dia pega estrada de terra, racionalmente não faz sentido pegar um picape, mas na emoção vale ter. Afinal no dia que ele for, pode levar e trazer a caçamba cheia.
E alguns irão comprar por usar estrada de terra uma vez por mês.
Sem contar que as famílias estão cada vez menores, casais com um filho só, e são chamados de corajosos por trazer à vida uma criança num mundo tão cruel. Os inconsequentes tem 2 filhos e a picape resolve isso muito bem.
A jogada da chevrolet em criar compartimentos na caçamba apela demais à emoção dos pais levarem as bagagens todas separadas e organizadas. Mas adivinhem: o mesmo poderia ser feito com uma mala organizada dentro do SUV, Hatch ou Sedan.
Mas o que vende é a emoção de ter suas coisas todas arrumadas na caçamba rs
Otario mimimimimim
Me fala um suv compacto econômico com rodas grandes e com porta malas de 900 litros e que dá pra carregar uma geladeira de vez em quando. Estou precisando de um. Fico no aguardo
kkkkk postou duas vezes kkkkkkk que dor de cotovelo é essa kkkkk, cara já transportei geladeira e guarda roupa em um hb20 e um megane, no megane hatch coube inteiro,
Se o seu requisito é levar um geladeira uma vez ou outra, melhor alugar um carro por algumas horas, 200 conto é muito mais barato que comprar um carro que metade da parte de trás é enfeite, isso porque no comentários da galera de comprar uma picape para levar um bicicleta, isso até um fiat uno pé de barro com o suporte certo faz.
A pergunta que fica é, quantas pessoas vc leva no banco de trás? e quantas geladeiras?
se não for trabalho, vc tem um grave problema social se leva mais geladeira do que pessoas
Boa tarde Ivan. Postei duas vezes eita rsss apareceu só uma vez pra mim. Em relação ao carro. Aqui somos 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças). Viagem são pelo menos 6 malas grandes. Tenho um Honda Accord. Não cabe tudo. Tenho que pedir pra levar malas nos carros dos amigos. Preciso urgentemente de um porta malas com 900 litros pra comportar a bagagem. Faço várias viagens ao ano. Porém, quero um carro compacto pra andar no transito caótico daqui (minha esposa também usa o carro). Também quero baixo consumo de combustivel e baixo custo de manutenção. Infelizmente HB20 e Fiat Uno não me atendem. Carregar geladeira foi força de expressão. Pelo menos umas 10 vezes por ano eu ajudo famílias (trabalho voluntário), portanto carrego geladeira, fogão, armários, guarda-roupas. Fui sincero nas colocações, mas percebi que vc foi irônico na resposta. Deus te abençoe.
Com dinheiro, meu carro seria Virtus exclusive ou Corolla
Eu respeito quem com seu dinheiro HONESTO compra………RÉTI…..SEDAM….PICAPE…..SUVI……cada um tem seu gosto….sua necessidade.
JA ESTOU APOSTANDO QUE ALGUEM VAI COMENTAR……RÉTI….SEDAM…PICAPE…SUVI….é assim que se escreve??????
Quem escreve essa montueira de baboseira deve ser dono de um popular…
A pick-up faz tudo que um sedan, um Hatch ou um SUV faz… Além de ter a robustez…
Quem ja teve pick-up nunca mais se acostuma com outro tipo de veículo.
Por hora tô satisfeito com meu HB20s Premium 18, só eu e a esposa, ambos aposentados. ??
Versatilidade é a palavra chave pra essas pick ups. Hoje em dia os carros não tem porta malas estão cada vez menores. Antigamente até o uno tinha porta malas de bom tamanho, hoje os carros que tem espaço são os sedãs porém, por causa da abertura da tampa, objetos grandes não entram apesar de caber. Eu tenho uma garagem pequena e preciso levar equipamentos de clientes para manutenção, não encontro nenhum carro que me atenda a não ser essas pick ups “patos”. As primeiras S10 ou Ranger tinham tamanho bom para as minhas necessidades mas foram aumentando tanto de tamanho quanto de valor e cada vez mais fora do meu poder. O único carro que poderia atender é a Doblô mas foi tirado de fabricação.
Concordo plenamente.
E aproveitando seu exemplo do pato, aplico-o aos carros flex.
Como já dizia nosso saudoso Joelmir Betting, ele queima
qualquer um dos combustíveis, álcool ou gasolina, ou os dois misturados
em qualquer proporção.
Mas não faz nenhum deles adequadamente.
Felipe, o brasileiro adora comprar coisa que não precisa. É cultura. Capacidade de carga? Qualquer sedan carrega mais de meia tonelada. Os desinformados acreditam que a capacidade de carga de uma picape se resume apenas ao que vai na caçamba, e não no carro todo. Os automóveis sedan e hatchback, por exemplo, são os melhores em questão de dirigibilidade, sem dúvida. O problema é que nossas condições de garagens e rodovias não ajudam os carros baixos. As garagens dos prédios e estacionamentos verticais são um horror. Estão toda hora batendo em baixo. E na rua, sabe né… valetas, guias (meio-fio) muito altas, faixas elevadas, e até chuvas (enxurradas), estão deixando a realidade dos carros mais baixos cada vez mais longe. Uma pena!
Respeito as opiniões diferentes, mas sempre tive picapes pequenas e médias, e digo que não há veículo melhor.
A versatilidade é um diferencial e tanto. As maiores pulam um pouco, mas são super espaçosas e se dão bem no fora de estrada.
Já as pequenas tipo a Strada são pau pra toda obra, valorizadas e fáceis de vender no mercado de usados.
Hoje eu uso mais no urbano, e tem sim alguma dificuldade em encontrar vaga pra estacionar, mas não é nada demais.
As picapes estão tão confortáveis como os sedans, com a vantagem de serem mais altas e não sofrem tanto com as estradas brasileiras.
Fora que são muito ágeis, apesar de parecem com um caminhão
E concordo plenamente com as compactas.
Já tive a Strada e agora estou com saveiro, elas levam facilmente duas bikes para trilha, servem para trabalhar,, consigo passear com a família sem precisar de outro carro.
Além de me facilitar a vida quando for preciso transportar algo sem precisar pedir favor aos outros e nem contratar frete.
Percebi no caso da Saveiro Robust CD o carro me parece bem preparado para as ruas das cidades, no caso a minha cidade tem mais buracos do que esfalto e aí ela resiste bem sem apresentar avarias
Em casa temos uma kicks suv de boutique mas um excelente carro não me agradava antes de telo me conquistou após te)lo para transportar crianças e usar no dia dia, um astra isso ainda e carro pra mim depois de 2010/2012 pararam de fabricar carros, o downsize de motores, colocam motores pequenos em carros pesados, vai abrir o bico vamos ter mais com manutenções, o turbo há adoro carro turbo mas o cofre atinge altas temperaturas e hoje está repleto de peças plásticas que dilatam e contraem até quebrar. E a inclusão demasiada de eletrônica também e outro fator que tem transformado carros em brinquedos da china.
Um carro e exposto a intempéries sol frio chuva calor água umidade onde todos são inimigos dos eletrônicos então um carro destes cheio de navegadores GPS conectividade carregado indução câmeras e sensores também terá um grande tendência em apresentar problemas. Então estes veículos mais novos tentdem a acabar sua garantia de e apresentar defeitos fora sua manutenção básica. E por último nossas garagens estão menores, minha garagem não cabe uma ram2500 e com uma pick UP média terei dificuldades em abrir a porta e sair. Então para estas picapes médias servem para está nova realidade, cabe em qualquer lugar manobravel, alta e imponente, carrega pessoas e bugigangas. Acredito que quem não tenha coleção de carros para esco kkkk her qual carro utilizar em cada ocasião deve escolher um multiproposito que lhe sirva para todas situações. Abs
O americano, em especial o texano, gosta de dizer que o homem precisa de 3 coisas básicas: uma boa mulher, uma boa arma e uma boa pick-up. Se o poder aquisitivo nosso não nos permite ter uma F – 150 que tenhamos uma menor, mas sempre pick-up.
Já pensaram ter que transportar uma jaca no bagageiro de um automóvel? Haja nariz.
Então. Na verdade acredito ser um veículo versátil para o dia a dia. Eu por exemplo, tenho chácara a qual vou aos finais de semana. Tinha a Renault Oroch que me atendia bem, pois embora não tivesse que carregar muito peso, sempre ferramentas e objetos sujos. Hoje tenho a duster, e me faz falta a carroceria. Que no caso da pick-up medio-compacta atende bem o dia a dia na cidade que representa 95% do que todo, e me atende para as necessidades de final de semana. Ah e cabe destacar um ótimo comportamento e estabilidade em estradas de chão (Oroch). Tudo depende da necessidade. Embora muitos vão na onda, e não pela necessidade, isso é fato.
Discordo na Analogia ao Pato. O propósito dessas “pickupinhas” é atender o consumidor que precisa esporadicamente carregar volumes que um carro comum não leva… Eu moro numa casa com quintal grande. Sempre tenho que trazer enxada, pá, esterco, carrinho de mão…
Útil para volumes que tem altura… geladeira, máquina de lavar…
Sou entusiasta de Motocros.. leva fácil minha moto também…
Uso o carro para isso tudo e não posso abrir mão de um carro para uso familiar… A compra foi bem racional.
Parabéns pela lucidez do comentário, sou proprietário de um sedã contínuo resistindo a onda de SUVs, infelizmente o nosso povo compra o que tem na prateleira, melhor margem de lucro em primeiro lugar
A grande sacada está na versatilidade destes carros! Além
disso, os consumidores brasileiros importam-se mais com o poder ter, do que com suas reais necessidades… Compramos objetos, e não usamos metade de suas funcionalidades, mas compramos simplesmente pelo status que ele nos dá, para dizer que temos algo que faz isso ou aquilo… A exemplo disso a compra de smartphones com alta tecnologia, cheio de funcionalidades onde não se usa no cotidiano metade delas… Aplica-se também à compra dos carros 4×4, com capacidade de carga e caçamba, utilizados predominantemente em meio urbano e para carregar compras de supermercado e shopping…
Só não sei como é que eu vou carregar, por exemplo, uma geladeira num Sedan ou SUV. Talvez deixando a tampa do porta-malas aberta!
Concordo com você Felipe. Eu admiro a beleza e a imponência desses veículos, porém, comprar alguma picape – ou mesmo algum grande suve – nem pensar. Prefiro a racionalidade de um sedan ou um hatchback.
Acho que dessa vez vocês pisaram na bola feio!
As pick us compactas atualmente são ótimas para carga e para o transporte de pessoas.
As primeiras deste novo segmento: a Toro e Oroch demonstram isso.
A Oroch por exemplo possui um espaço interno onde uma pessoa com 1,80 m de altura fica sentada nas mesmas condições de um veículo sedan (como um VW Voyage), e possuindo uma “mala” com maior capacidade que o citado VW Voyage.
Tenho 1,95 m e fiz o teste sentado no banco da frente e no de trás da Renault Oroch e da Fiat Toro, e esse foi o fator decisivo para a compra da Renault Oroch!
Após a minha aquisição, em minha região, diversas pessoas e empresas passaram a substituir seus veículos de passeio, e de trabalho (em especial a Fiat Strada) pela Renault Oroch.
Esse ano pretendo trocar a Oroch, vamos ver a Nova Chevrolet Montana, e depois te conto se migraremos da Renault Oroch para a Montana.
Mas esse tipo de carro é espetacular pois é uma pick up com a mesma dirigibilidade de um veículo de passeio – e isso faz toda a diferença!
E tem a praticidade do conforto de um sedan com mais de meia tonelada de capacidade de carga!
Vale a compra pra pessoa física e jurídica!
Falo por experiência própria!
Vi a propaganda da Nova Montana e confesso que fiquei tentado
Não é só questão de espaço e sim a inclinação do banco traseiro, na Oroch fica a (quase) 90 graus. É horrível para viajar.
É exatamente isso que o povo não pensa. Caber não significa estar confortável. Saindo das pick-ups, eu deixei de comprar a Spin justamente porque os bancos de trás, apesar de terem um espaço bom, são bancos desconfortáveis e quase retos. A toro a mesma coisa. Tenho 1,80m e me senti 1 lixo quando sentei no banco traseiro. Que coisa horrorosa! E assim são essas pickupinhas..
Concordo com você em quase tudo.
Hoje em dia essas picapes estão atendendo aquele público que normalmente precisa levar algum tipo de amostra do produto e trabalha no comercial, e não tem dinheiro pra comprar 2 carros.
Mas a essência é como você disse, um grande pato ave