Modo Sport: como funciona e quando devo acioná-lo?
A utilização do modo Sport no veículo pode ser muito útil em algumas situações, mas as vezes é esquecido pelos condutores
A utilização do modo Sport no veículo pode ser muito útil em algumas situações, mas as vezes é esquecido pelos condutores
Alguns modelos, como o Jeep Renegade, Toyota Corolla, Nissan Kicks (entre alguns outros) possuem algumas versões que contam com a tecla “Sport”: essa função pode ser acionada por meio de um botão. Porém, muitas vezes, o condutor nem sabe que ela existe, ou não sabe quando nem como utilizá-la.
Mas a verdade é que não há segredo em relação a esse artifício. Primeiramente, é importante entender como ele funciona. Para isso, o AutoPapo conversou com Ricardo Dilser, Assessor Técnico do Grupo Stellantis.
VEJA TAMBÉM:
O botão Sport consegue alterar a entrega de potência e torque do motor pela posição do acelerador, ou seja: você precisa acelerar menos para receber mais potência. Isso acontece porque o tuning se ajusta para uma pegada mais esportiva e altera os padrões do acelerador.
Colocando em um cenário ilustrativo: Quando você aperta 25% do pedal, suponha que é obtido 15% de aceleração. Com o acionamento do modo Sport, ao apertar 25% do pedal pode-se obter 20% de aceleração.
Além disso, alguns modelos também apresentam uma alteração na direção, que fica um pouco mais pesada, e apresenta uma resposta mais rápida do motor e do câmbio. Entretanto, é importante lembrar: apesar de a reação do veículo ser mais rápida a potência máxima se mantém a mesma.
Assim, a experiência do motorista se torna um pouco mais dinâmica, e o carro fica mais “esperto”, mais sensível e com respostas mais ágeis. Grosso modo, o botão esporte oferece uma sensação de condução diferente para o motorista.
No carro automático, o câmbio passa a segurar as marchas até o limite de corte de giro do motor, aproveitando toda a faixa de rotação da unidade de potência.
No câmbio manual, o funcionamento ocorre mais ou menos do mesmo modo. Entretanto, você tem a vantagem de ter o controle do momento que julgar ideal para trocar as marchas.
Não existe um momento errado para se acionar o modo Sport: se você quiser dirigir com ele ligado o tempo inteiro, você pode, sem problemas. Mas precisa saber que o carro vai consumir uma quantidade maior de combustível.
A situação ideal para o uso do mecanismo é nas estradas, principalmente ao realizar de ultrapassagens, visto que o tempo de resposta de aceleração é menor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Realmente é maravilhoso principalmente no modelo Honda Hrv podemos notar a diferença com grande facilidade
O shift Power que se vende no mercado seria a mesma coisa do botão sport?
Parabéns pela matéria, muito bem esclarecida e objetiva…
Tenho um Honda Hr-v, uso sempre em ultrapassagens, realmente da um ótimo ganho de aceleração, tive um fit antes e utilizava muito também.
Outro ponto interessante de se explicar, é que as borboletas utilizadas para trocas de marchas no modo Sport, podem também ser utilizadas no modo drive “normal” para reduções em frenagens. Eu uso bastante também, é simples, a medida que vai freando, de toques no paddle “-” e sinta o freio motor lhe ajudar. Acho ótima dica.
Realmente é maravilhoso principalmente no modelo Honda Hrv podemos notar a diferença com grande facilidade
De fato a maioria não sabe. E podemos usá-lo em longos e acentuados declives, poupando os freios.
Aproveitemos a belíssima dicção de Boris e vamos aprender mais.