Algumas montadoras chinesas se esqueceram de combinar com brasileiros

Tem uma fazendo até 'vaquinha' entre concessionárias para 'ajudar' nos custos; mas qual a real situação das que atuam em nosso mercado

Zeekr 001 Flagship laranja frente em movimento
Zeekr tem meta ousada: quer competir com os carros premium alemães (Fotos: Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/10/2024 às 09h00

As montadoras chinesas descobriram o Brasil e agora tem uma avalanche delas desembarcando por aqui. Cada uma com seu próprio modus operandi.

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Chery

omoda 5 ev azul frente

A Chery chegou em 2009. Deu com os burros n’água em desastrada operação “solo”: construiu fábrica no lugar errado, importou uma gama estapafúrdia de modelos, produziu outros tantos sem sintonia com nosso mercado, “esqueceu” de nomear uma rede de concessionárias e também de uma infra-estrutura mínima de pós venda.

Estabeleceu então uma parceria com o grupo CAOA. Que comprou 50% da fábrica em Jacareí (SP), reabilitou a marca, produz alguns modelos, importa outros e tem uma invejável equipe de engenharia, marketing, distribuição e pós venda. Atualmente, só utiliza a fabrica de Anápolis (GO) e poderá devolver a de Jacareí para a Chery, que anunciou trazer duas de suas marcas chinesas: o urbano Omoda e o off-road Jaecoo.

Se o chineses da Chery aprenderam a lição com os brasileiros da CAOA, poderão ser mais bem sucedidos nesta segunda tentativa.

JAC

JAC Hunter 2025 vermelha frente parada cidade
O porte da Jac Hunter é maior que a média do segmento

A competente empresa SHC (leia-se Sergio Habib) comanda a marca no Brasil. A única com uma linha completa de elétricos e lança agora uma picape com motorização diesel e elétrica. Tem sociedade com a VW na China.

Seres

seres 3 portal

Chinesa de grande porte, não acreditou no Brasil e preferiu nomear um grupo nacional para representá-la. Com alguns executivos sem experiência no setor e outros experientes, mas com histórico problemático. Resultado foi negativo por enquanto, e ainda não disse exatamente a que veio, pois – depois de um ano – só vendeu algumas poucas unidades e não passou de duas concessionárias nomeadas.

BYD e GWM

Dispensam comentários pois são as de maior presença no Brasil. Poderosas na China, repetem aqui seu poder com modelos de muita qualidade e tecnologia, rede de concessionárias capilarizada, pós-venda eficiente, marketing vibrante. A primeira tem participação estatal e lidera nosso mercado de eletrificados com um compacto, sedãs e suvs híbridos e elétricos.

A GWM é a maior empresa privada chinesa e só disponibiliza aqui, por enquanto, o compacto elétrico Ora 03 e o SUV Haval H6 híbrido. Mas um “jipão” (Tank 300) e um crossover (Wey, de seis lugares) chegam em 2025. A BYD comprou a fábrica da Ford na Bahía, a GWM a da Mercedes em Iracemápolis (SP).

Neta

Neta GT azul frente parado

A Neta terá filial no Brasil, já exibiu seus dois primeiros modelos no Festival de Interlagos. Equipe sendo montada e pretende produzir localmente por terceirização (ex-fábrica da Troller?). A matriz enfrenta problemas com queda de vendas domésticas desde 2023.

GAC

Feng Xingya presidente do grupo GAC a esquerda, e o vice presidente do Brasil Geraldo Alckimn a direita, juntos seguram um carro em miniatura
Feng Xingya, presidente do grupo GAC, e o vice-presidente do Brasil Geraldo Alckimn

Entre as maiores chinesas e só em 2023 vendeu mais automóveis que todo nosso mercado. Anunciou investimentos de R$ 6 bi, já tem escritório em São Paulo e está contratando executivos para sua operação local.

SAIC

Maior empresa do setor na China, detém – entre outas – a marca inglesa MG, que ela pretende importar para nosso mercado.

XPeng

xpengp7 problemas adas sistema de assistencia ao motorista
Xpeng P7: muita tecnologia embarcada

Montadora chinesa de alta tecnologia (já tem até um carro “voador”) chegará ao Brasil pela Volkswagen, que comprou uma participação societária na empresa para acelerar seu desenvolvimento nos elétricos.

Leap Motor

stellantis leapmotor international t03
Leap Motor T03: em breve no Brasil

Stellantis entrou como sócia da Leap Motor e vai importar seus modelos para entrar a curto prazo na briga pelo segmento dos carros elétricos.

Zeekr

Zeekr 001 Flagship prata lateral parado (2)
Zeekr 0001

Apesar de pertencer à Geely (dona da Volvo, Polestar, Lotus e outras), a Zeekr estabeleceu sociedade com um grupo local. Seus marqueteiros decidiram nomear apenas 10 concessionários, cobrando aporte de R$ 2 milhões cada.

Pretensiosos, anunciaram competir apenas no segmento premium, encarando Porsche, Mercedes, BMW e Audi, apesar de totalmente desconhecida. Otimistas, planejam vender mesmo volume que a Mercedes: 500 automóveis mensais, com apenas dois modelos, uma perua e um SUV, primo do Volvo EX30. Resta saber se combinaram com os russos, ou melhor, com os brasileiros.

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