Montadoras não fazem apenas carros; algumas fazem prédios
As fabricantes que conhecemos podem fazer parte de grandes empresas, que atuam nos mais diversos ramos da indústria
As fabricantes que conhecemos podem fazer parte de grandes empresas, que atuam nos mais diversos ramos da indústria
Nem todas as grandes montadoras atuam apenas na produção de carros, é bastante comum terem um portfólio diverso em outras áreas. As vezes essas subsidiárias acabam se tornando uma empresa independente, como é o caso da Saab.
Hoje temos caças da sueca sendo produzidos no Brasil, mas ela já teve uma divisão automotiva. A fabricante de veículos se tornou independente, foi absorvida pela General Motors e hoje está fechada.
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Se você também se interessa nesse lado B de montadoras famosas, fizemos essa lista pensando nisso. Confira a seguir os outros veículos dessas marcas.
Se você fizer uma viagem internacional pela Azul Linhas Aéreas, pode ter a chance de voar num Airbus A350-900 XWB equipado com motores Rolls-Royce. Sim, será possível ver os dois “R” sobrepostos estampados na carcaça do propulsor.
Apesar do nome e da marca serem idênticos, a Rolls-Royce que faz motores aeronáuticos não possui mais relações com a que produz carros de altíssimo luxo. As empresas são separadas desde 1973.
A Rolls-Royce começou fazendo carros, mas um de seus fundadores, Charles Rolls, havia interesse na aviação. A empresa entrou nesse ramo quando a Primeira Guerra Mundial começou.
Ela entrou para a história na guerra seguinte: produziu o icônico motor V12 Merlin, que equipou os caças Supermarine Spitfire. Esses aviões foram importantes para as vitórias da Inglaterra nos céus durante a Segunda Grande Guerra.
A Mitsubishi Heavy Industries é uma das empresas mais prolíficas do mundo. Além dos carros, ela produz desde eletrodomésticos a equipamentos aeroespaciais. Você pode não ter andado em um carro dessa marca japonesa, mas deve ter pego um elevador feito por ela.
Uma das áreas mais antigas da Mitsubishi é a produção de navios. Ela faz isso desde 1884 e seus estaleiros produzem cargueiros e cruzeiros.
Nos céus estão aviões-caça que fazem parte das forças aéreas do Japão, acima disso existem satélites e foguetes. A Mitsubishi estava desenvolvendo um avião comercial para competir com os brasileiros Embraer E-Jet, mas o programa foi cancelado.
O Chrysler Building é um dos mais icônicos prédios de Nova York. Ele foi construído por Walter P. Chrysler, fundador da montadora que leva seu nome. Esse arranha-céu foi o primeiro do mundo a ser completamente refrigerado.
O sistema de ar-condicionado foi desenvolvido pela engenharia da Chrysler e batizado de Airtemp. Esse nome virou uma submarca do grupo, que fazia aparelhos residenciais e sistemas sob medida para empresas.
A Chrysler também desenvolveu mísseis — incluindo o que foi usado no primeiro teste de uma bomba atômica —, foguetes propulsores dos programas da Nasa que levaram pessoas ao espaço, radares e barcos.
A Volvo que faz caminhões e ônibus é separada da Volvo que faz carros, o que é um fato conhecido por muitos. A empresa sueca também atua com veículos de construção, componentes aeronáuticos e motores marítimos.
Veículos completos são feitos apenas pelas empresas de caminhões, ônibus, carros e equipamentos de construção. A Volvo Penta faz apenas motores marítimos enquanto a Volvo Aero é fornecedora de componentes para grandes fábricas de aviões e de motores aeronáuticos.
Uma curiosidade sobre a Volvo Penta é que ela produz versões marítimas de motores Chevrolet. Desde o quatro cilindros 2.5 que foi usado no Opala aos V8 big block com mais de 7 litros.
No Brasil conhecemos apenas a Hyundai que faz veículos, com alguns tendo em casa eletrodomésticos que levam essa marca. Na Coréia do Sul essa empresa atua em tantas áreas que fica difícil existir competição.
Sabe o aço usado pelos carros da Hyundai? Vem de sua própria siderúrgica. E os navios que levam os carros da Coreia do Sul para o resto do mundo? Também são feitos pela Hyundai. As fábricas? Construídas pela empreiteira da marca, com tratores Hyundai. Até mesmo lojas de departamento a empresa tem.
Ter tanto controle sobre a cadeia produtiva foi um dos segredos para o salto de qualidade que a marca deu nos anos 2000. O nosso HB20 é uma prova disso: seu padrão de qualidade e design mais trabalhado foi um marco para os carros compactos no Brasil.
Em 2011 viralizou um vídeo do CEO da Volkswagen surpreso com a qualidade do interior de um Hyundai e questionando o motivo dos alemães não terem esse padrão. A resposta foi que sairia caro fazer nesse nível.
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