Por que a Kombi pega fogo? Confira os principais motivos

Incêndios em carros não é algo comum, quando ocorre em modelos novos pode ser alvo de recall; mas a Kombi é esquentadinha além da média

kombi pegou fogo corpo de bombeiros
Seja honesto, você já viu uma cena similar de perto (Foto: Corpo de Bombeiros | Reprodução)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 23/03/2023 às 09h02

A Volkswagen Kombi ficou em produção no Brasil por mais de 60 anos, o suficiente para esse furgão virar figurinha carimbada nas nossas ruas. Ela tinha muitos atributos para o trabalho, como a capacidade de levar 1 tonelada de carga ou até 12 pessoas na versão Lotação; mas também teve sua cota de defeitos.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Boa parte desses problemas da Kombi eram compartilhados com o Fusca, mas ela também tinha suas exclusividades. Um fator em comum ente eles era a facilidade em pegar fogo, falhas simples no projeto fazem que ela entre em combustão.

VEJA TAMBÉM:

Tanque de combustível

Normalmente os carros possuem o tanque de combustível longe do motor. A Kombi é diferente nisso, a gasolina vai armazenada praticamente dentro do cofre do motor. E o bocal fica próximo também.

Com o tempo, o tubo por onde o combustível pode sofrer trincas causadas pelo movimento da carroceria. Como o bocal de abastecimento da Kombi fica logo acima do motor, a gasolina cai sobre partes quentes do propulsor e ela pega fogo.

Esse é o motivo mais frequente dos incêndios na Velha Senhora. Existem várias notícias pela internet de Kombi pegando fogo e o foco é quase sempre na traseira. Não é raro o fato ocorrer em um posto ou nas proximidades. Mas também existem outros motivos.

Os modelos mais novos com motor 1.4 refrigerado a água têm esse problema resolvido.

volkswagen vw kombi serie especial prata 2005 de frente
Os modelos com motor refrigerado a ar são os mais propensos a incêndios (Foto: Volkswagen | Divulgação)

Mangueiras ressecadas

Outra forma de causar um incêndio em uma Kombi usando combustível é mantendo mangueiras de combustível antigas. Com o tempo elas ressecam e vazam, jogando a gasolina sobre o motor e o resultado já sabemos qual é.

Para evitar isso basta chegar o estado dessas linhas de combustível e realizar a troca caso estejam velhas. Mangueiras mais novas usam materiais mais resistentes e duráveis.

Bomba de gasolina também pode fazer a Kombi pegar fogo

Por fim, existe mais um suspeito para os incêndio nas Kombis mais antigas: A bomba de combustível. Ela fica próxima ao distribuidor e pode vazar. Como esse componente é responsável por produzir a centelha da ignição, o resultado acaba sendo um incêndio.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário