Por que a Kombi pega fogo? Confira os principais motivos
Incêndios em carros não é algo comum, quando ocorre em modelos novos pode ser alvo de recall; mas a Kombi é esquentadinha além da média
Incêndios em carros não é algo comum, quando ocorre em modelos novos pode ser alvo de recall; mas a Kombi é esquentadinha além da média
A Volkswagen Kombi ficou em produção no Brasil por mais de 60 anos, o suficiente para esse furgão virar figurinha carimbada nas nossas ruas. Ela tinha muitos atributos para o trabalho, como a capacidade de levar 1 tonelada de carga ou até 12 pessoas na versão Lotação; mas também teve sua cota de defeitos.
Boa parte desses problemas da Kombi eram compartilhados com o Fusca, mas ela também tinha suas exclusividades. Um fator em comum ente eles era a facilidade em pegar fogo, falhas simples no projeto fazem que ela entre em combustão.
VEJA TAMBÉM:
Normalmente os carros possuem o tanque de combustível longe do motor. A Kombi é diferente nisso, a gasolina vai armazenada praticamente dentro do cofre do motor. E o bocal fica próximo também.
Com o tempo, o tubo por onde o combustível pode sofrer trincas causadas pelo movimento da carroceria. Como o bocal de abastecimento da Kombi fica logo acima do motor, a gasolina cai sobre partes quentes do propulsor e ela pega fogo.
Esse é o motivo mais frequente dos incêndios na Velha Senhora. Existem várias notícias pela internet de Kombi pegando fogo e o foco é quase sempre na traseira. Não é raro o fato ocorrer em um posto ou nas proximidades. Mas também existem outros motivos.
Os modelos mais novos com motor 1.4 refrigerado a água têm esse problema resolvido.
Outra forma de causar um incêndio em uma Kombi usando combustível é mantendo mangueiras de combustível antigas. Com o tempo elas ressecam e vazam, jogando a gasolina sobre o motor e o resultado já sabemos qual é.
Para evitar isso basta chegar o estado dessas linhas de combustível e realizar a troca caso estejam velhas. Mangueiras mais novas usam materiais mais resistentes e duráveis.
Por fim, existe mais um suspeito para os incêndio nas Kombis mais antigas: A bomba de combustível. Ela fica próxima ao distribuidor e pode vazar. Como esse componente é responsável por produzir a centelha da ignição, o resultado acaba sendo um incêndio.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |