Esse som, que lembra marteladas, é um sintoma de problema grave que pode ser causada por negligência na manutenção
Os sons que o motor do carro emite dão pistas de quais problemas podem estar ocorrendo dentro dele. Um grave é o de biela batendo, que gera um ruído alto acompanhado de vibrações.
Esse som se assemelha ao de um martelo batendo. Se você ouvir a biela batendo, é melhor parar o carro, desligar o motor e levá-lo de guincho para a oficina.
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A biela é uma das peças essenciais para o funcionamento do motor. Ela é uma haste que une o pistão ao virabrequim, transformando o movimento de rotação em movimento vertical.
Quando o motor começa a emitir o som de biela batendo, é sinal de que há alguma folga nos mancais — que é a parte que a fixa no virabrequim. A folga gera os ruídos e as vibrações.
Insistir em usar o motor nessa condição poderá provocar outros problemas, pois ele estará funcionando de forma desbalanceada. Por isso que recomendamos ir direto ao mecânico.
Falta de lubrificação adequada é o culpado mais frequente para a batida de biela. Rodar com nível baixo de óleo no cárter ou atrasar as trocas desse fluído prejudica a lubrificação dos mancais, que vai criar folgas e gerar os barulhos.
O óleo lubrificante perde suas propriedades com o tempo ou com o uso. Os prazos estipulados pelo fabricante para a troca são pensados nisso. E fique atento sobre o uso severo.
Se o óleo em si estiver bom, o culpado pode ser no sistema de lubrificação. Bomba com pouca pressão ou entupimentos irão dificultar a chegada do óleo em todas as peças.
O motor também pode bater biela caso esteja com problemas na detonação da mistura ar/combustível. Isso cria explosões irregulares, que podem forçar a biela.
Por fim, as folgas e barulhos podem aparecer em altas quilometragens em peças que já estão muito desgastadas. Se a manutenção foi negligenciada nesse período aumentam as chances de problemas.
Se o seu motor já começou a bater biela, não vai adiantar apenas trocar o óleo e a bomba para resolver o problema. O som é emitido com os mancais já danificados.
O reparo envolve, pelo menos, a troca dos mancais e das bielas. O virabrequim também pode ter quebrado junto, encarecendo a conta. Junto disso será preciso resolver o que causou o dano, seja os problemas de lubrificação ou de detonação.
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