Motor diesel flex, que também aceita etanol e tem mais de 2.800 cv, já está em testes

A Vale e a Komatsu estão trabalhando em parceria com esse fornecedor de motor, o projeto é focado na mineração brasileira

Cement,Floor,In,Dark,Room,With,Spot,Light ,Black,Background
É um V16 de 60 litros e mais de 2.800 cv (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 26/06/2025 às 11h00

A definição de motor flexível apenas diz que ele é capaz de funcionar com mais de um combustível. A Cummins está desenvolvendo em conjunto com a Vale e a Komatsu um motor capaz de funcionar com diesel ou etanol para maquinário pesado.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O motor em questão é o QSK60, um V16 que é usado em caminhões fora de estrada com capacidade de 230 a 290 toneladas. Essa versão flex foi anunciada em julho de 2024.

komatsu hd785 7 caminhão fora de estrada
O projeto é feito em parceria com a Komatsu e a Vale, para ser usado por caminhões fora de entrada no Brasil (Foto: Komatsu | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

A Cummins está realizando testes com o motor. Ele irá funcionar com uma mistura de 70% de etanol e 30% de óleo diesel. Está previsto para a Komatsu iniciar os testes de campo do QSK60 em 2026.

Segundo a Cummins, utilizar essa mistura com 70% de etanol poderá reduzir as emissões de CO₂ em até 70%. Essa proposta vai de encontro com o atual objetivo de descarbonização das empresas e indústrias.

Apenas para o Brasil

Esse projeto do motor Cummins QSK60 flex é focado nas operações no Brasil. Ele é tocado pela matriz, no estado de Indiana nos EUA.

O motor V16 de 60 litros possui versões que podem chegar a 2.889 cv e 1.143 kgfm para a aplicação em mineração. As especificações desse modelo que irá funcionar com 70% de etanol e 30% de diesel não foram divulgadas.

O peso seco desse motor é de 7.794 kg, com todos os fluídos chega a 9.616 kg. Já os caminhões de mineração da Komatsu podem chegar a 107.600 kg de peso operacionais.

São números bem superlativos e distante do que estamos habituados a ver nos carros de passeio. E será usado em um veículo que chega a cerca de 30 km/h.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário