Esse motor segue uma tendência que começou em modelos alemães de marca premium, como a BMW e a Mercedes-Benz, confiando a função a um medidor eletrônico
A dica mais básica que damos aos motoristas é checar o nível do óleo periodicamente. Abrir o capô e puxar a vareta antes de sair é um processo simples, serve para monitorar a saúde do carro e antecipar algum problema maior. Mas isso está mudando, o novo motor 2.2 diesel da Stellantis não possui essa vareta.
VEJA TAMBÉM:
Ele estreou no final de 2024 na Ram Rampage e hoje é a única opção de motor diesel no grupo, com exceção das grandalhonas 2500 e 3500 da Ram. Ele é usado por:
Uma exceção é a Fiat Titano, o único carro com esse motor que manteve a vareta. A picape também é a única onde o 2.2 é montado de forma longitudinal. O mesmo vale para a futura Ram Dakota.
A ausência da vareta do óleo no motor 2.2 diesel não significa que o motorista ficou privado de checar o nível. A informação é mostrada no painel dos carros, exibindo o nível atual do lubrificante.
O carro também pode exibir um alerta para avisar que nível está abaixo do mínimo recomendado, sugerindo completar com um litro do lubrificante.
O AutoPapo entrou em contato com o experiente mecânico Ludovico Pitucha, para entender como isso afeta no cotidiano do motorista e na manutenção do carro. Marcas premium, como a BMW e a Mercedes-Benz já possuem motores sem a vareta há mais tempo, enquanto outros modelos contam com um medidor eletrônico para poder checar o nível do óleo sem abrir o capô.
Segundo o mecânico, passa um grande volume de carros em sua oficina com o medidor eletrônico do nível do óleo. Pela amostragem, ele diz que dá para confiar nesse sistema.
Os casos de problema no medidor eletrônico do nível do óleo que passaram por ele foram envolvendo a Volkswagen Amarok e um carro da Audi. Mas dentre os modelos da BMW, que não usa a vareta do óleo há quase 20 anos, não há relatos.
Segundo Pitucha, é importante conferir com frequência o nível do óleo em motores diesel. Como eles trabalham com compressão elevada, são mais suscetíveis a problemas caso tenham baixa pressão ou volume do óleo.
Se você comprou uma Rampage, uma Toro ou um Compass com esse novo 2.2 diesel, crie o hábito de olhar o medidor no painel de instrumentos semanalmente.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Um item simples, prático e de baixo custo, porém mais eficiente e confiável do que qualquer similar eletrônico.