60% das mulheres estão insatisfeitas com a indústria de automóveis
Segundo OLX, público feminino, que participa de 40% das decisões de compra, acredita que indústria automotiva poderia oferecer mais opções de serviço
Segundo OLX, público feminino, que participa de 40% das decisões de compra, acredita que indústria automotiva poderia oferecer mais opções de serviço
O setor automotivo, por muito tempo, foi pensado por homens e para os homens. Entretanto, cada vez mais as mulheres estão conquistando o espaço no ramo, já que o número de condutoras habilitadas subiu 20% entre 2018 e 2023, de acordo com Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Nesse mesmo período, a quantidade de homens habilitados cresceu aproximadamente 13%.
Apesar desse aumento e de vários avanços, a insatisfação das mulheres com o ramo ainda é tipicamente masculino. De acordo com a pesquisa realizada pela plataforma de classificados OLX em parceria com a Mind Miners, seis em cada dez entrevistadas sentem falta de mais serviços e automóveis voltados para suas necessidades intrínsecas. Cerca de 38% estão totalmente de acordo com isso e 22% concordam parcialmente.
VEJA TAMBÉM:
Os dados de 600 entrevistados, dentre eles homens e mulheres, foram coletados no final de fevereiro deste ano. Os números mostraram que uma parcela considerável de aproximadamente 39% disseram que uma mulher já participou ativamente da tomada de decisão na compra de um veículo.
A participação feminina ativa na aquisição de um carro foi mais representativa dentre as consumidoras na faixa etária feminina de 41 a 60 anos. No momento da compra, as mulheres priorizam segurança (66%), eficiência de combustível (46%), ter ar-condicionado (45%), câmbio automático (24%) e a presença de câmeras na parte dianteira e traseira do veículo (22%).
Flávio Passos, VP de Autos e Comercial do Grupo OLX, considerou que indústria tem boa oportunidade de ampliar seus resultados ao atender as demandas das mulheres:
Seja mais espaço para acomodar itens do dia a dia, tecnologias avançadas, ou eficiência de combustível, por exemplo, a maioria das consumidoras automotivas anseiam por serviços e produtos mais segmentados, ainda que boa parte reconheça que o mercado já oferece opções de veículos adequados às suas necessidades. Esses e outros indicadores do estudo abrem importantes precedentes para as indústrias e profissionais do setor automotivo no que tange às novas oportunidades de negócio para atender ao público feminino, que, conforme aponta o estudo, tem presença relevante no poder de decisão de compra do veículo”
De acordo com Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), entre 2018 e 2023, houve um aumento de aproximadamente 20% na quantidade de condutoras habilitadas. Considerando o mesmo período, houve um aumento de aproximadamente 13% na quantidade de condutores habilitados.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |