Neta pode falir antes mesmo de estrear no Brasil

A matriz está indo mal na China, paralisou a linha de montagem e cortou os salários dos funcionários; no Brasil ainda não deram notícias sobre as vendas

Linha da neta no Brasil GT aya x (4)
A marca prometeu chegar com esse trio (Foto: Neta | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 07/11/2024 às 11h00

A startup chinesa Neta, especializada em carros elétricos, confirmou sua vinda ao Brasil durante o Festival Interlagos. As vendas estavam programadas para iniciar em setembro, porém a data já foi adiada. Mas se depender da matriz, tem chances do adiamento ser eterno.

Segundo o portal Car News China, a Neta parou a produção em sua fábrica de Zhejiang e cortou os salários dos funcionários. O motivo disso são as vendas fracas, que não atingiram às metas traçadas para 2024.

VEJA TAMBÉM:

De janeiro a setembro a Neta vendeu 53.853 unidades na China, menos de 30% do objetivo. Os números de outubro não foram divulgados pela marca, mas fontes do portal chinês apontam que foram menores que as de setembro.

Fontes também indicam que a Neta está com dificuldades de atender a demandas da versão perua do modelo S devido a falta de um acessório. Os clientes estão bombardeando de críticas o perfil de Zhang Yong, o CEO da marca, na rede social chinesa Weibo.

No chão de fábrica a situação também é de reclamações. A planta está com previsão de ficar fechada por metade do mês. Além disso, os trabalhadores reclamam que os salários foram reduzidos em até 30%, incluindo os de pessoas dos escalões mais altos.

A Neta pertence a Hozon Auto, empresa que registrou prejuízos de 2021 a 2023. Apesar dos prejuízos dentro da China, a marca aposta em outros mercados para se recuperar.

Ela já possui uma fábrica na Tailândia e vende em alguns mercados asiáticos. A nova aposta é na América Latina e na África do Sul. Nos planos para o Brasil inclui a promessa de fazer uma fábrica por aqui.

Os planos para o Brasil é de estrear com o hatch compacto Aya e o SUV X, com o esportivo GT chegando em 2025. O preço inicial do Aya é de R$ 128.900, bastante agressivo mesmo perto de outros chineses.

A última novidade oficial da Neta foi a confirmação do dia 1º de novembro para o início das vendas. Mas até o fechamento dessa matéria não houve anúncios oficiais sobre isso e no site não constam concessionárias, apenas o formulário para os interessados reservarem o carro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcio 13 de novembro de 2024

Mais uma para enganar os brasileiros!

Avatar
Anita 10 de novembro de 2024

Pena que a Neta Auto está em muitos mercados, e agora faliu.

Avatar
Deixe um comentário