Neta X é o SUV médio elétrico mais barato do Brasil
O modelo familiar da montadora chinesa estreante chama atenção pela autonomia e pelo tamanho, serão oferecidas três versões
O modelo familiar da montadora chinesa estreante chama atenção pela autonomia e pelo tamanho, serão oferecidas três versões
A Neta Auto estreou no Brasil durante o Festival Interlagos com foco em incomodar a líder em elétricos BYD. Enquanto o hatch Aya mira no Dolphin, o SUV médio X tem como alvo o Yuan Plus.
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O Neta X será vendido em três versões, sendo a mais barata a única com o conjunto de baterias menor. Os preços partem de R$ 194.900, confira a tabela completa:
Versão | Preço |
---|---|
X 400 | R$ 194.900 |
X 500 | R$ 204.900 |
X 500 Luxury | R$ 214.900 |
As vendas do X começam em setembro, com a rede de concessionárias prevista para ter 30 lojas nas principais cidades do país até o fim de 2024.
A previsão é de fechar 2025 com 70 pontos de venda em todo o Brasil. Para evitar os problemas que outras conterrâneas tiveram, a Neta garante que seu centro de distribuição de peças em São Bernardo do Campo (SP) já possui 75 mil componentes em estoque.
A garantia dos carros é de 5 anos ou 150 mil km, as baterias e o motor elétrico são cobertos por 8 anos ou 180 mil km.
Apesar de se posicionar como um SUV médio e ter o BYD Yuan Plus como rival, o Neta X tem porte de modelos maiores como o Chevrolet Equinox: são 4,69 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de entre eixos.
Essas medidas resultam em um bom espaço interno. O porta-malas do Neta X também é generoso, com 508 litros de capacidade e possibilidade de ser expandido para 1.388 litros com os bancos rebatidos.
O Neta X 400 é o único com a bateria menor de 52,49 kWh de capacidade. Sua autonomia é de 258 km no ciclo PBEV estipulado pelo Inmetro. As versões 500 e 500 Luxury possuem 64,14 kWh de capacidade e alcance de 317 km.
A composição desses pacotes de baterias é de ferro fosfato e lítio – LFP. Elas possuem potência de carregamento de 6,6 kW. A produção delas é da CATL, empresa que é representada no Brasil pelo Grupo SHC.
De acordo com a Neta, o X 400 pode ser recarregado completamente em 9 horas em corrente alternada (AC). As versões 500 e 500 Luxury precisam de 11 horas. A carga rápida de 30 a 80% em corrente contínua (DC) é em 30 minutos independente do modelo.
O motor elétrico é montado na dianteira, ele entrega 163 cv e 21,4 kgfm. A aceleração de zero a 100 km/h divulgada é de 9,5 segundos, mas a marca não diz qual versão possui esse desempenho.
A suspensão do Neta X usa McPherson na dianteira e Multilink na traseira. Os freios são a discos nas quatro rodas. As rodas são de liga leve aro 18″ calçadas com pneus 225/60 R18.
Assim como ocorre com o Aya, o Neta X traz o pacote ADAS apenas na versão Luxury. Porém os modelos 400 e 500 já possuem um bom pacote de equipamentos para quem não faz questão dos assistentes ativos. Veja os principais destaques dessas versões:
A versão topo de linha 500 Luxury adicional alguns itens de conforto para o Neta X fora o pacote de segurança ativa, confira:
Em todas as verões do Neta X é possível escolher entre as cores branco, preto, cinza, bege ou azul. O interior pode ser marrom ou preto.
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