Neta X é o SUV médio elétrico mais barato do Brasil

O modelo familiar da montadora chinesa estreante chama atenção pela autonomia e pelo tamanho, serão oferecidas três versões

Neta X 500 Luxury branco frente parado
O modelo tem medidas similares às do Chevrolet Equinox (Fotos: Neta | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 08/08/2024 às 13h08

A Neta Auto estreou no Brasil durante o Festival Interlagos com foco em incomodar a líder em elétricos BYD. Enquanto o hatch Aya mira no Dolphin, o SUV médio X tem como alvo o Yuan Plus.

VEJA TAMBÉM:

O Neta X será vendido em três versões, sendo a mais barata a única com o conjunto de baterias menor. Os preços partem de R$ 194.900, confira a tabela completa:

Versão Preço
X 400 R$ 194.900
X 500 R$ 204.900
X 500 Luxury R$ 214.900

As vendas do X começam em setembro, com a rede de concessionárias prevista para ter 30 lojas nas principais cidades do país até o fim de 2024.

A previsão é de fechar 2025 com 70 pontos de venda em todo o Brasil. Para evitar os problemas que outras conterrâneas tiveram, a Neta garante que seu centro de distribuição de peças em São Bernardo do Campo (SP) já possui 75 mil componentes em estoque.

A garantia dos carros é de 5 anos ou 150 mil km, as baterias e o motor elétrico são cobertos por 8 anos ou 180 mil km.

O Neta X chama atenção pelo tamanho

Apesar de se posicionar como um SUV médio e ter o BYD Yuan Plus como rival, o Neta X tem porte de modelos maiores como o Chevrolet Equinox: são 4,69 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de entre eixos.

Essas medidas resultam em um bom espaço interno. O porta-malas do Neta X também é generoso, com 508 litros de capacidade e possibilidade de ser expandido para 1.388 litros com os bancos rebatidos.

Desempenho e autonomia do Neta X

Neta X 500 Luxury branco traseira parado (7)
Versão 400 tem autonomia de 258 km, enquanto a 500 pode rodar até 317 km uma carga

O Neta X 400 é o único com a bateria menor de 52,49 kWh de capacidade. Sua autonomia é de 258 km no ciclo PBEV estipulado pelo Inmetro. As versões 500 e 500 Luxury possuem 64,14 kWh de capacidade e alcance de 317 km.

A composição desses pacotes de baterias é de ferro fosfato e lítio – LFP. Elas possuem potência de carregamento de 6,6 kW. A produção delas é da CATL, empresa que é representada no Brasil pelo Grupo SHC.

De acordo com a Neta, o X 400 pode ser recarregado completamente em 9 horas em corrente alternada (AC). As versões 500 e 500 Luxury precisam de 11 horas. A carga rápida de 30 a 80% em corrente contínua (DC) é em 30 minutos independente do modelo.

O motor elétrico é montado na dianteira, ele entrega 163 cv e 21,4 kgfm. A aceleração de zero a 100 km/h divulgada é de 9,5 segundos, mas a marca não diz qual versão possui esse desempenho.

A suspensão do Neta X usa McPherson na dianteira e Multilink na traseira. Os freios são a discos nas quatro rodas. As rodas são de liga leve aro 18″ calçadas com pneus 225/60 R18.

Equipamentos e versões do Neta X

Assim como ocorre com o Aya, o Neta X traz o pacote ADAS apenas na versão Luxury. Porém os modelos 400 e 500 já possuem um bom pacote de equipamentos para quem não faz questão dos assistentes ativos. Veja os principais destaques dessas versões:

  • Teto solar panorâmico;
  • ar-condicionado automático com duas zonas e saídas para o banco traseiro;
  • chave presencial;
  • retrovisores com rebatimento elétrico;
  • faróis em LED com acendimento automático;
  • bancos com revestimento artificial premium com ajustes elétricos na dianteira;
  • banco traseiro bipartido;
  • 6 airbags;
  • câmeras com visão de 360°;
  • central multimídia com tela de 15,6 polegadas;
  • sistema de som com 8 alto-falantes;
  • cruise control.

A versão topo de linha 500 Luxury adicional alguns itens de conforto para o Neta X fora o pacote de segurança ativa, confira:

  • Tampa do porta-malas com abertura elétrica;
  • carregador de smartphone por indução;
  • aviso de portas abertas;
  • alerta de tráfego cruzado traseiro;
  • alerta de colisão;
  • frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e bicicleta;
  • alerta de mudança de faixa;
  • cruise control adaptativo;
  • assistente de permanência em faixa;
  • leitor de placas de sinalização;
  • farol alto automático.

Em todas as verões do Neta X é possível escolher entre as cores branco, preto, cinza, bege ou azul. O interior pode ser marrom ou preto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário