NFS Underground 2 ganha visual renovado com RTX Remix

Need For Speed Underground 2 passa por "polimento" com uso da ferramenta RTX Remix da Nvidia e resultado impressiona

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Mod feito com ferramenta da gigante das placas de vídeo otimizou os gráficos de Underground 2 (Fotos: Reprodução | YouTube)
Por AutoPapo
Publicado em 01/02/2024 às 20h03

“Need for Speed Underground 2” certamente é um dos títulos mais populares da franquia. O game de 2004 aprimorou a ideia do primeiro Underground e se tornou um fenômeno. Mas é um jogo de 20 anos, com gráficos que não se mostram tão bonitos como naquela época.

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Mas um mod criado com a ferramenta RTX Remix, da Nvidia, deu novo brilho ao game, como aquele polimento na lataria de um carro. A ferramenta que está em fase de teste aberto permitiu que modders (entusiastas em modificação de games) se dediquem a melhorar o visual de vários títulos antigos.

Underground 2 com RTX Remix

O RTX Remix não redesenha o game, mas é capaz de aplicar novas texturas, que substituem elementos de baixa resolução. Além disso, permite adição recursos como Ray Tracing, que otimizam a iluminação do game, com sombras, reflexos e névoas mais realistas, que eliminam a impressão de o jogo ser opaco.

Claro que a ferramenta não altera parâmetros de jogabilidade e física e pode frustrar quem busca mais realismo no jogo. Mas não deixa de ser um mod legal para os fãs, mesmo que seja apenas para comparar.

need for speed underground 2 rtx remix vs original gameplay
NFS Underground 2 original e a versão com gráficos atualizados com RTX Remix

Mas por que o game “perde” qualidade com os anos? Na verdade, não há perda de qualidade. O que acontece é que com o lançamento de novos monitores, televisores, consoles e placas de vídeos mais modernos, que entregam melhor resolução de imagem, os conteúdos antigos acabam perdendo qualidade visual.

Um exemplo é jogar “Super Mario World” (do Super Nintendo) em uma TV de tubo e outra é ligar o aparelho num televisor moderno com definição Full HD, 4K ou 8K. O game fica horrível, não é? Isso porque, lá no início dos anos 1990, “Super Mario” foi desenhado para televisores de tubo com resolução 640×480 e em uma tela moderna cada pixel é ampliado para encaixar na tela e a qualidade se perde. É como dar um zoom numa foto tirada no celular.

need for speed underground 2 rtx remix gameplay
Resultado impressiona, mas longe da qualidade de um game moderno

Com “Underground 2” não foi diferente, quando se ajusta a tela no monitor do computador, ou quando se liga um PS2 em uma TV moderna, é preciso ampliar a imagem e aí as imperfeições aparecem. E piora ainda mais de acordo com o tamanho físico da tela. Quanto maior for o monitor e o televisor, pior será a imagem exibida.

Daí, o mod feito com RTX Remix preenche as imagens antigas com novas mais polidas.

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