Nintendo Switch é ótimo, menos para jogos de corrida
Console da Nintendo é fascinante, mas definitivamente não foi projetado para jogos de corrida que buscam realismo
Console da Nintendo é fascinante, mas definitivamente não foi projetado para jogos de corrida que buscam realismo
A primeira vez que joguei no Nintendo Switch, foi com “Super Mario Kart 8”. Achei um grande barato, mas não curti muito as respostas e nem ergonomia do Joy-Con (aquele controle que se destaca da tela).
VEJA TAMBÉM:
Naquele dia ficou muito claro que a onda do Switch eram jogos de aventura, plataforma e por aí vai. Mas sempre curti jogar títulos como “F-Zero”, “Super Mario Kart” e “Super Mario Kart 64”. Era bem gostosinho, maratonar as categorias do joguinho de corridas do bigodudo.
Mas, eu queria experimentar um game mais desafiador. Algo mais realista. Encontrei por menos de R$ 20 o respeitável “MotoGP 19”. Já tinha jogado edições da franquia no PC, PS4 e até PS2.
“Opa, legal! Um joguinho mais realista que posso carregar comigo para onde quiser. E o melhor, baratinho”, foi meu pensamento imediato.
Com o game instalado, fui fazer meu primeiro test ride (drive é para carro, segundo os entendidos). Um fiasco. Achei o controle impreciso. “Culpa minha, estou desacostumado com jogos de moto”, pensei.
Reiniciei e notei que havia uma demora entre o comando e a resposta na tela. O analógico do Switch Lite parecia ter um curso limitado. E sem contar que há um medo desgraçado dele estragar e eu perder meu aparelho. Daí, depois de boas tentativas concluí que tinha perdido minhas 20 pratas.
Pouco depois apareceu “WRC 9” por R$ 18. E como tinha as moedinhas da Nintendo (uma espécie de cashback), o jogo saiu de graça.
Gosto muito da franquia “WRC”, tem três edições para PS3 e PS4, mas também queria um game de corrida para carregar na mochila.
Acontece que “WRC”, assim como “MotoGP” buscam uma pilotagem mais realista. Não é um jogo tipo arcade como “Mario Kart”.
E lá fui mais uma vez fazer um test drive. Sabia que jogar “WRC” não seria moleza, o game te exige precisão nos comandos.
Para a primeira empreitada, trecho livre e um carro clássico: O um Lancia Delta HF Integrale Evoluzione. Era a chance de me igualar ao finlandês voador, Juha Kankkunen.
Sem dar muito pé foi de boa controlar o carro. Cumpri o trecho sem necessidade de fazer tempo. “Deu bom”, pensei.
Encorajado, iniciei a campanha. Na hora de correr contra o relógio, o Switch Lite mostrou sua fragilidade. Os comandos se mostraram imprecisos como em “MotoGP” e o mais dramático: frágeis.
Depois de tentar entender descobri que um parâmetro físico na incapacidade de jogar games precisos no Switch. A alavanca dos comandos analógicos são bem curtas, diferentemente de um DualShock ou do controle do Xbox.
E quanto maior a alavanca, menor é a força aplicada e maior sua precisão. Daí, rodar jogos de corridas mais realistas no Switch demanda um condicionamento mental e buscar “calibração” ideal dos dedos.
Uma solução é apostar em joysticks de outros aparelhos. O Switch suporta conexão com os controles do Xbox One, PS4 e modelos genéricos. No AliExpress há modelos que prometem ser confortáveis e práticos para o caçula da Big N.
Mas é algo que perde o sentido quando se compra um console portátil como o Lite. Daí, é melhor jogar no PlayStation ou Xbox diante da TV, com a tela grandona.
E vida que segue!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Creio que sua experiencia e decisão irão mudar se utilizar o Switch tradicional (o modelo que conecta com a Tv) juntamente com a versão do controle Pro do console, que nao deve em nada para um dual shock ou controle de xbox.
Alem disso, recomendo o jogo GRID, a versao do Switch é excelente e roda a perfeitamente a 60 fps, gerando uma otima jogabilidade de simulacao.
Agora se prefere algo mais casual e arcade recomendo o jogo brasileiro Horizon Chase, esse sim é só acelerar e se divertir.
Abraço
Fala Gabriel, beleza? Acho que Horizon Chase 2 será uma boa pedida para meu Switch Lite. Eu recebi a edição para PC, mas quero comprar a versão para Switch para carregar comigo. GRID é uma franquia que eu adoro. Joguei o primeiro há mais de 15 anos e tenho uma edição mais moderna para PS4 que é uma delícia. Valeu, pelas dicas e pelo comentário!