O SUV compacto está quase com o tamanho de um médio e ganhou motor turbo, mas o desempenho piorou em comparação com o antigo
Após 9 anos no mercado, o Nissan Kicks ganhou uma nova geração na linha 2026. O SUV compacto agora cresceu a ponto de encostar no porte de alguns médios, ganhou motor turbo e estreia no Brasil um conjunto novo de tecnologias para enfrentar a concorrência.
O segmento dos SUVs compactos é dividido hoje entre modelos mais acessíveis e alguns mais recheados de tecnologia. Segundo a Nissan, o novo Kicks 2026 está inserido nesse segundo, onde os compradores preferem um modelo mais completo a um do segmento superior que custa o mesmo.
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Seus principais concorrentes são o Honda HR-V, o Hyundai Creta, o Volkswagen T-Cross, o Jeep Renegade e o Caoa Chery Tiggo 5X. Mas ele também poderá roubar clientes dos médios Jeep Compass, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cros e Mitsubishi Eclipse Cross.
A nova geração do Nissan Kicks já estreia em quatro versões: Sense, Advance, Exclusive e Platinum. Todas elas contam com o mesmo motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem, as mudanças são apenas nos equipamentos.
Quem comprar durante a pré-venda terá condições especiais: desconto nas três primeiras versões e taxa zero no financiamento com 70% de entrada e saldo em 18 parcelas. Na compra do modelo Platinum os benefícios serão bônus de R$ 5 mil na troca, pontos na viação Azul e a taxa zero no mesmo tipo de financiamento citado.
Versão | Preço | Preço de pré-venda |
---|---|---|
Kicks Sense | R$ 164.990 | 159.990 |
Kicks Advance | R$ 175.990 | R$ 167.990 |
Kicks Exclusive | R$ 182.490 | 177.990 |
Kicks Platinum | R$ 199.990 | sem desconto |
Apesar de ser inserido no mercado de SUVs compactos, o novo Nissan Kicks 2026 está com porte bem próximo ao dos médios Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O modelo agora mede 4,36 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,62 m de altura e 2,65 m de entre-eixos.
Ele se junta ao Renault Duster como um dos maiores compactos do Brasil. Isso se traduz em um espaço interno mais generoso, principalmente no banco traseiro. Mas ainda fica atrás do Honda HR-V nesse quesito.
O Kicks 2026 se destaca mesmo é no volume do porta-malas: são 470 litros. É possível mudar a posição do assoalho, para deixá-lo nivelado com a abertura da tampa e com o banco traseiro quando rebatido, isso reduz o volume para 445 litros e cria um espaço coberto para itens menores.
Ele agora utiliza a plataforma CMF-B, a mesma que deu origem a GMP usada pelo Renault Kardian. A variante adotada pela Nissan é a High Specification, que é usada pelo Juke, pelo Renault Clio e outros modelos vendidos na Europa.
Segundo a Nissan, o Kicks nacional utiliza aços de alta rigidez e conta com a mesma nota de cinco estrelas no crash-test do Latin NCAP realizado com um modelo produzido no México.
O motor do Nissan Kicks 2026 é o mesmo 1.0 turbo de três cilindros que estreou no Renault Kardian. Segundo a marca japonesa, essa unidade é montada na fábrica de Resende (RJ) junto do carro.
Ele possui programação própria, mas na ficha técnica entre os mesmos números do modelo francês: 120 cv com gasolina e 125 cv com etanol, o torque é de 20,4 kgfm com gasolina e 22,4 kgfm com etanol.
O câmbio também é o mesmo do Kardian, o automatizado de dupla embreagem com seis marchas. A programação também é diferente e no Kicks o acionamento é por teclas, as mesmas usadas em modelos estrangeiros como o Pathfinder e o Patrol.
Esse motor é o 1.0 turbo de maior torque oferecido no Brasil e está entre os mais potentes. Mas o peso do Kicks joga contra: são 1.332 kg na versão de entrada e pode chegar a 1.366 kg. É mais pesado que todos os rivais com motor 1.0 turbo.
Por isso, sua aceleração de zero a 100 km/h é realizada em 12,4 segundos, 0,6 s mais lento que o antigo Kicks Play 1.6. Pelo menos o consumo está comedido, confira as médias segundo a metodologia do Inmetro:
Combustível | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 8,3 km/l | 9,9 km/l |
Gasolina | 11,7 km/l | 14,3 km/l |
O tanque de combustível cresceu para 48 litros, o que pode proporcionar até 686 km de autonomia rodoviária com gasolina.
O interior do Nissan Kicks 2026 parece ter sido o maior foco da marca nessa geração nova. Até então, todos os carros da marca usavam o mesmo painel semi-digital, os mesmos botões e a mesma central multimídia antiga. Agora tudo isso mudou.
O novo Kicks estreia um novo painel digital com tela colorida e tela de 12,3 polegadas. Sua tela é integrada a nova central multimídia também de 12,3 polegadas, que possui Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Os comandos do ar-condicionado utilizam botões capacitivos, com pequenos ressaltos para facilitar a identificação. No console estão os botões do câmbio, do freio de estacionamento eletrônico com auto-hold e o seletor dos modos de condução.
O painel utiliza uma faixa em tecido horizontal na porção central, no topo é usado um material emborrachado macio ao toque. Esse mesmo padrão é repetido nas portas dianteiras, padrão de acabamento similar ao dos modelos médios.
Apesar de todas essas melhorias, o novo Kicks cometeu alguns deslizes. Ele fica devendo o ar-condicionado de duas zonas, saídas de ventilação para o banco traseiro e abertura elétrica do porta-malas, itens que já existem em seus rivais.
O Nissan Kicks 2026 não possui opcionais, cabe ao consumidor escolher apenas entre as seis opções de pintura: Branco Diamond, Cinza Grafite, Prata Classic, Preto Premium, Vermelho Malbec e Azul Oceânico. Apenas no Platinum há a opção de teto preto. Veja o que vem em cada versão:
Os mesmos equipamentos da versão Sense mais:
Os mesmos equipamentos da versão Advance mais:
Os mesmos equipamentos da versão Exclusive mais:
Toda a linha 2026 do Nissan Kicks possui garantia de 3 anos sem limite de quilometragem. As vendas começam oficialmente no dia 3 de julho.
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