Novo japonês chega totalmente atualizado com mais tecnologia e robustez, tornando-se um concorrente alinhado ao mercado atual
O Nissan Kicks chegou recentemente a sua versão 2026. Atualizado com cara, mecânica e tecnologia novas, ele é quase outro carro e agora se equipara ao que seus principais concorrentes: Honda HR-V Sensing ELX, Hyundai Creta Platinum, VW T-Cross Confortline, Jeep Renegade Sahara e Caoa Chery Tiggo 5X Pro. Em resumo, agora não fica atrás em nada, mas depende do objetivo do condutor.
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Começando pelo mais importante, o Kicks chega perdendo. Custando pouco mais acima da média de seus concorrentes ele é a opção mais cara dentre os intermediários e só passaria a compensar caso o usuário o compare com os top de linha das outras fabricantes, como o Creta Ultimate que já está na casa dos R$ 200.
Na comparação dos SUVs compactos, todos os modelos analisados — Nissan Kicks Advance, Honda HR-V ELX, Hyundai Creta Platinum, VW T-Cross Comfortline, Jeep Renegade Sahara e Caoa Chery Tiggo 5X Pro — trazem pacotes robustos, mas com focos diferentes.
O Nissan Kicks Advance, por exemplo, impressiona com sua central multimídia de 12,3 polegadas, maior entre os rivais, além de painel digital de 7”, carregador por indução, ar-condicionado automático, partida remota do motor e câmera 360°. Conta ainda com bancos com tecnologia Zero Gravity, mas deixa de oferecer teto solar e banco com ajustes elétricos — itens presentes em outros modelos.
O Honda HR-V ELX aposta na sofisticação funcional. Tem ar digital com saída traseira, carregador por indução, integração sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, retrovisores com rebatimento elétrico e bancos em couro com estabilizador corporal. No entanto, a central multimídia é menor (8”) e o painel digital tem apenas 4,2”.
Já o Hyundai Creta Platinum foca no requinte interno. Destaca-se pelo painel digital de 10,25 polegadas, iluminação ambiente, carregador por indução, banco do motorista ventilado e câmera 360°. Embora não tenha teto solar, é um dos mais tecnológicos no interior.
O VW T-Cross Comfortline tem um bom equilíbrio entre equipamentos e ergonomia. Oferece painel digital de 10,25”, central VW Play de 10,1”, carregador por indução, ar digital Climatronic e conectividade sem fio. Contudo, não possui câmera 360°, teto solar ou saída de ar traseira — o que pode pesar negativamente para alguns consumidores.
Entre os mais completos em comodidades, o Jeep Renegade Sahara traz um pacote generoso: teto solar panorâmico elétrico, bancos em couro, carregador por indução, retrovisores rebatíveis eletricamente, partida remota e ar digital dual zone. Sua central multimídia é de 8,4” e o painel digital de 7” — bons, mas não os maiores da lista.
Por fim, o Caoa Chery Tiggo 5X Pro se destaca pelo melhor custo-benefício. Apesar de mais barato, oferece teto panorâmico fixo, banco do motorista com ajuste elétrico e lombar, carregador por indução, câmera 360° HD, painel digital de 7” e central de 10,25”. Traz também comando de climatização à distância e iluminação ambiente com opções de cor — recursos raros até em SUVs mais caros.
Em resumo, todos os modelos oferecem um bom nível de conveniência, mas com diferentes prioridades. O Kicks é forte em conectividade e acabamento, o HR-V em conforto funcional, o Creta em tecnologia de cabine, o T-Cross em ergonomia e multimídia, o Renegade em equipamentos completos e o Tiggo 5X Pro em custo-benefício com pacote surpreendente para seu preço.
O Kicks oferece torque interessante para 1.0, mas o conjunto pesado (1.332 kg) prejudica aceleração: 0–100 km/h em 12,4 s, inferior a motores 1.3/1.4/1.5 turbo. Tecnicamente, ele é mais equilibrado em consumo, porém menos ágil. Em questão de cavalaria e tamanho do motor ele entra na média dos concorrentes.
Nissan Kicks Advance
Consumo (km/l) | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 8,3 | 9,9 |
Gasolina | 11,7 | 14,3 |
Honda HR-V Sensing ELX
Consumo (km/l) | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 8,8 | 9,9 |
Gasolina | 12,5 | 13,9 |
Hyundai Creta Platinun
Consumo (km/l) | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 8,4 | 9 |
Gasolina | 12 | 12,7 |
VW T-Cross Confortline
Consumo (km/l) | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 8,5 | 10,2 |
Gasolina | 12,1 | 14,5 |
Jeep Renegade Sahara
Consumo (km/l) | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 7,8 | 8,9 |
Gasolina | 11,1 | 12,4 |
Caoa Chery Tiggo 5X Pro
Consumo (km/l) | Cidade | Estrada |
---|---|---|
Etanol | 6,5 | 8,4 |
Gasolina | 10 | 12,1 |
Com etanol e rodando em perímetro urbano, o novo Kicks fica na média e não é nem o melhor nem o pior. Porém quando na estrada ele fica em segundo lugar de economia, perdendo apenas para o Honda. Já com gasolina a história quase se repete, porém ao invés de segundo lugar ele se classifica como o mais econômico na estrada, garantindo mais de 14 km/l.
Aqui finalmente há um ponto que o novo Nissan Kicks 2026 ganha de lavada: o porta-malas. Com 470 L ele faz juz ao que um SUV propõe (ou ao menos deveria) quem ainda quiser transportar algo a nível da porta consegue levantar o assoalho traseiro, mas ainda o compartimento se limita a 445 L – ainda sim maior que os concorrentes.
Na comparação de segurança entre SUVs compactos, o Nissan Kicks Advance se destaca como um dos mais completos. Ele oferece seis airbags, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alerta e assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), câmera 360° e monitoramento da pressão dos pneus — recursos ausentes ou incompletos em vários concorrentes.
O VW T-Cross Comfortline empata em número de airbags e traz itens como AEB, ACC, detector de fadiga e reconhecimento de pedestres, mas não tem câmera 360° nem assistente de faixa.
O Jeep Renegade Sahara também é completo, com seis airbags, AEB, controle anticapotamento, reconhecimento de placas e controle de estabilidade, mas não traz câmera 360° nem detecção de pedestres.
Já o Honda HR-V ELX e o Hyundai Creta Platinum oferecem bons recursos de conforto, mas deixam lacunas em segurança ativa — como a ausência de AEB e detalhes sobre airbags. O Caoa Chery Tiggo 5X Pro é mais barato e o mais simples em segurança, sem AEB, ACC ou alertas de faixa.
No geral, Kicks, T-Cross e Renegade formam o trio mais seguro, com o Kicks levando vantagem pela combinação de tecnologias preventivas e assistências ao motorista.
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