Nissan negou fusão com Honda e quem levou foi a Renault; entenda

As fabricantes japonesa e francesa anunciaram um novo projeto estratégico no qual a Renault comandará toda a fabricação indiana da marca francesa

renault nissan
Ambas continuam presentes no país asiático (Fotomontagem: AutoPapo | Lucas Silvério)
Por AutoPapo
Publicado em 01/04/2025 às 13h00

O Renault Group anunciou no último dia do mês de março a posse de 100% da Renault Nissan Automotive India Private Ltd (RNAIPL), por meio da aquisição de 51% das participações anteriormente pertencentes à Nissan. Mesmo com a menor parte das ações, as marcas afirmam que a japonesa mantém sua presença no país. Ainda segundo as fabricantes, a novidade vem para ampliar as operações internacionais da Renault e manter o compromisso da Nissan com o mercado indiano.

Este projeto representa uma oportunidade-chave para a Renault ampliar suas operações internacionais.”, afirmou a Renault em comunicado.

VEJA TAMBÉM:

A Planta indiana deve continuar a produzir modelos Nissan, incluindo o novo Nissan Magnite.

Para a população, a maior mudança anunciada até o momento é a intenção do Renault Group em desenvolver um elétrico derivado do Twingo para o segmento “A”. O modelo deve chegar em 2026 e será projetado pela Nissan por meio da Ampere –  primeiro pure player europeu especialista em veículos elétricos inteligentes.

A Nissan será dispensada de seu compromisso de investir na Ampere, mantendo os projetos de veículos já acordados.

Como parte do Acordo de Princípio, o Renault Group e a Nissan firmaram também uma alteração do Novo Acordo da Aliança para aumentar a flexibilidade de cada um dos dois grupos referente às suas participações cruzadas, definindo a obrigação de mantê-la em 10% para o Renault Group e a Nissan (em vez dos 15% atuais). O Renault Group e a Nissan teriam cada um o direito, sem obrigação, de reduzir sua participação respectiva a um mínimo de 10%.

Como parceiro de longa data da Nissan por meio da Aliança e seu principal acionista, o Renault Group tem um grande interesse que a Nissan recupere sua performance o mais rápido possível. Com um mindset pragmático e com foco no negócio, discutimos sobre as soluções mais eficientes para apoiar o plano de recuperação da empresa e desenvolver oportunidades para criar valor para o Renault Group. Este Acordo de Princípio beneficia ambas as partes e demonstra o mindset de agilidade e eficiência da nova Aliança. Ele também confirma a atratividade dos nossos produtos com o Twingo e nossa ambição de expandir nossas operações nos mercados internacionais. A Índia é um mercado-chave para a indústria automotiva e o Renault Group vai implementar um ecossistema e uma organização industrial eficientes no país”, declarou Luca de Meo, CEO do Renault Group.

A Nissan tem o compromisso de preservar o valor e os benefícios da nossa parceria estratégica na Aliança, ao mesmo tempo implementando medidas de recuperação para melhorar sua eficiência. Nossa meta é criar um modelo de negócio mais ágil e eficiente, que vai nos permitir reagir rapidamente às condições de mercado em constante mudança e manter a liquidez dos nossos investimentos futuros. Mantemos nosso compromisso com o mercado indiano, para entregar veículos adaptados às necessidades dos consumidores locais, com vendas e serviços de primeiro nível para nossos clientes atuais e futuros. A Índia continuará sendo um hub para nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento, serviços digitais e outros serviços associados ao conhecimento. Nossos planos para novos SUVs no mercado indiano continuam intactos e vamos continuar exportando nossos veículos para outros mercados de acordo com nossa estratégia de negócio “One Car, One World” para a Índia” declarou Ivan Espinosa, Presidente e CEO da Nissan1.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Edson Carlos 1 de abril de 2025

Nissan está falida e quebrada. Nem a Honda quis abraçar essa marca falidas. Quem comprar dessa marca vai se arrepender perder dinheiro. Eu não compro mais Nissan, bombas….

Avatar
Deixe um comentário