Nissan Sentra retorna ao mercado mais bonito e partindo de R$ 148 mil

Sedã importado do México chega com preços agressivos e atributos para se destacar na base do segmento de médios, dominada pelo Corolla

nissan sentra 2023 branco teto preto frente e lateral
Novo Sentra ficou bacana e parece um Versa anabolizado (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 16/03/2023 às 10h06
Atualizado em 22/08/2023 às 13h28

Literalmente o novo Sentra “não tem nada de tiozão e roubou meu coração”. Não poderíamos falar do sedã japonês sem citar o clássico jingle da TV, dos anos 2000. Mas fato é o Nissan evoluiu e muito.

Tanto é que em uma parada, durante o test drive no interior paulista, um senhor, dono de um Corolla ficou namorando o sedã e cravou: “Ficou lindo demais. Adoro meu Corolla, mas este me interessou”. Até então o Sentra sempre foi uma espécie de patinho feio da trinca japonesa (que também inclui o Civic), sem grande protagonismo. Será que essa história vai mudar?

Mas fato é que o novo Nissan Sentra acaba de fazer sua estreia, com duas versões e preços que variam de R$ 148.490 e R$ 171.590. O Sentra ganhou visual arrojado, que serviu de base inclusive para a atual geração do Versa, que chegou aqui durante a pandemia. Visualmente ele dá um banho em seus conterrâneos Honda Civic e Toyota Corolla. Pelo visto, os dias de design controverso da Nissan terminaram.

VEJA TAMBÉM:

Por dentro, o Sentra impressiona pela qualidade do acabamento, com direito a formação em couro no painel de instrumentos. A Nissan oferece para a versão topo de linha a opção de acabamento em tom caramelo, com direito a couro perfurado nos bancos e costuras em losangos, que deixam o sedã ainda mais requintado. O acréscimo é de apenas R$ 1.700. Ou seja, menos de 1% do valor do carro.

nissan sentra 2023 interior com bancos caramelo sand
Interior do novo Sentra é caprichado, ainda mais com o pacote que adiciona tonalidade caramelo

Apesar de sofisticado, o Sentra tem quando de instrumentos conservador, com relógios analógicos. Mas conta com um grande computador de bordo que praticamente assume o protagonismo da leitura.

Outro destaque são os difusores circulares triplos, que oferecem praticidade na climatização. Não é novidade por aqui. Modelos Mercedes-Benz e até mesmo os mundanos Fiat Argo e Cronos já contam com esse recurso, bem mais prático que os difusores com grelhas horizontais. Mas a Nissan faz que estão de salientar que foram inspiradas no furioso GT-R, Godzilla para os íntimos.

Espaço interno

O interior acomoda quatro adultos com muito espaço. Com cinco passageiros, o conforto da segunda fileira é comprometido, como em qualquer automóvel. Os 2,70 m de distância entre-eixos garantem muito conforto para quem viaja tanto na frente quanto atrás.

Mas vale ressaltar que o espaço para a cabeça na segunda fileira fica comprometido se o passageiro for de estatura elevava, devido à cadência da terceira coluna. Já o porta-malas comporta 466 litros.

Motor do novo Sentra

Lá fora, o Sentra conta com opção híbrida, mas para conseguir preço competitivo, a marca optou por uma unidade 2.0 de ciclo Atkinson de 151 cv e 20 kgfm de torque, combinado com transmissão automática do tipo CVT, com emulação de oito marchas.

Ele está longe de ser um esportivo e de entregar acelerações imediatas como num motor turbo. Mas é um motor bem equilibrado, que evolui de forma gradual, sem trancos. Mas é barulhento em altas rotações.

apresentacao novo sentra motor 2o atkinson de 151 cv
Motor 2.0 de ciclo Atkinson entrega 151 cv e 20 kgfm de torque ao sedã

Mesmo assim, o conjunto é bem casado, a transmissão tem comportamento exemplar. Esta caixa está longe dos antigos CVTs que ficavam indecisos procurando torque e faziam qualquer carro parecer uma enceradeira.

Quando o motorista precisa e força, basta pressionar o acelerador com um pouco mais força e as relações já salta para 4.000 rpm, a faixa em que todo o torque está disponível. Assim que se tira o pé, o giro cai para baixo dos 2 mil giros, para entregar eficiência.

Consumo do Nissan Sentra 2023

E por falar em eficiência, o novo Sentra bebe apenas gasolina. O 2.0 Atkinson conta com injeção direta e novo sistema de variação de válvulas. Assim, seu consumo, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), do Inmetro, é:

Combustível Urbano Rodoviário
Gasolina 11 km/l 13,9 km/l

Médias bem aquém de seus rivais com motorizações híbridas, mas se assemelham diante do Chevrolet Cruze, com seu excelente motor 1.4 turbo de 153 cv. O Chevrolet, na gasolina, tem consumo de 11,3 (cidade) e 14 km/l (rodoviário), segundo o Inmetro.

Rivais

E por falar em Cruze, o veterano argentino da General Motors é um dos principais rivais do novo Sentra. A versão Advance 2.0 CVT (R$ 148.490) se posiciona na mesma faixa de preços do Chevrolet (R$ 148.650) e da versão de entrada do Corolla (R$ 146.890).

Conteúdos do Sentra Advance 2.0 CVT 2023

  • Acabamento em couro
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Bancos dianteiros com aquecimento
  • Direção elétrica
  • Computador de bordo
  • Partida sem chave
  • Multimídia flutuante
  • Android Auto (cabeado)
  • Apple CarPlay (cabeado)
  • Câmera de ré
  • Portas USB e USB-C
  • Ar-condicionado digital de duas zonas
  • Sistema de áudio com seis alto-falantes
  • Seis airbags Alerta de colisão
  • Assistente de frenagem
  • Monitor de fadiga
  • Rodas de liga leve aro 17
  • Faróis Full LED
  • Faróis de neblina em LED

Conteúdos do Sentra Exclusive 2.0 CVT 2023

A versão topo de linha adiciona:

  • Partida remota
  • Câmera 360 graus
  • Sistema de áudio Bose com 8 auto-falantes
  • Teto solar elétrico
  • Retrovisor eletrocrômico
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
  • Monitor de tráfego cruzado em ré
  • Monitor de ponto cego
  • Facho automático dos faróis
  • Acabamento Sand (opcional)

Cores

O novo Sentra é oferecido nas tonalidades:

  • Branco Diamond (bitom)
  • Cinza Grafite (bitom)
  • Prata Classic
  • Preto Premium
novo nissan sentra 2023 branco teto preto traseira
Na paleta de cores há duas opções com teto bicolor

Suspensão do sedã

O Sentra conta com suspensão primorosa. Ele utiliza sistema McPherson no eixo dianteiro e Multilink na traseira. O acerto é firme e garante excelente estabilidade. Sinceramente, o Sentra tem mais chão do que seu motor é capaz de entregar. O curso é curto. Então, é preciso atenção em lombadas e depressões na pista. Já os freios utilizam discos nas quatro rodas. São ventilados nos dois eixos.

Dimensões do Sentra 2023

Comprimento 4,64 m
Largura 1,81 m
Altura 1,45 m
Entre-eixos 2,70 m
Porta-malas 466 l
Tanque de combustível 47 l
Peso (Advance) 1.381 kg
Peso (Exclusive) 1.405 kg
Capacidade de carga 375 kg

Ponto final

O Sentra chega para ampliar o desprestigiado segmento de sedãs prêmios, que foi obliterado pelos SUVs. De maneira alguma é um carro barato, mas seu preço é honesto diante do atual cenário do mercado automotivo.

novo nissan sentra 2023 branco teto preto 5
Modelo chama atenção pelo design, inclusive de fãs cativos do Corolla

Ele oferece muito conteúdo, espaço interno farto e ótimo comportamento dinâmico com a mesma quantia de dinheiro que o consumidor compraria um SUV compacto mais qualificado ou uma picape intermediária.

Preços e versões do novo Nissan Sentra 2023

  • Sentra Advance 2.0 CVT – R$ 148.490
  • Sentra Exclusive 2.0 CVT – R$ 171.590
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
33 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
João 30 de março de 2023

Um carro valer 170 mil esse fabricantes de carros ou são malucos ou estão gozando com a cara dos consumidores, agora qualquer carro de 90 mil passou para acima de 170 como se fosse uma regra olha os HRVs e esse nissan se depender de mim prefiro comprar jeep compass ou Corolla Cross

Avatar
Polvo 25 de março de 2023

Ficou muito bonito esse Sentra. A Nissan acertou a mão no design desse modelo e do novo Versa. Só falta melhorar os motores, pois andam defasados em relação a concorrência.

Avatar
Alemão do Horto 20 de março de 2023

Ficou bonito , porém não abro mão do meu corolla xei 12ªgeração c/ 177 cv à etanol, carro muito economico e prazeroso ao dirigir com respostas rápidas e outros atributos mais.

AutoPapo
AutoPapo 21 de março de 2023

Será que a falta do motor híbrido pode fazer falta para o Sentra?

Avatar
Gorete rocha 20 de março de 2023

O sentra é um excelente carro, painel lindo….. motor o mesmo, ou seja fizeram algumas melhorias mais nada que seja extraordinário….. irei esperar o.proximo ano

AutoPapo
AutoPapo 21 de março de 2023

Será que a falta do motor híbrido pode fazer falta para o Sentra em relação ao Corolla e Civic?

Avatar
andre 30 de março de 2023

Com certeza, a Nissan tá muito defasada em relação a motor e certamente, vai tomar coro bem servido do Corolla e até do Cruze com potência semelhante. Perderam a chance de ameaçar o reinado do Corolla (que melhorou demais com a recalibragem mecânica que recebeu). Ponto positivo indiscutível é que dificilmente uma pessoa não vai achar lindo o “Versa Premium”.

Avatar
Old Boy Rur@r 19 de março de 2023

Toyota Corolla Altis continua sendo imbatível em preço, qualidade, motorização (177 cavalinhos a tropa do motor), peças (se precisar, pois defeito é coisa rara), pós venda Toyota, mercado, (você compra um Corolla e não perde dinheiro), etc. e etc. Já tive Honda Civic e achei um excelente carro, só que a Honda pisou na bola abandonando os consumidores brasileiros que gostam de carros nacionais como eu (tiozão jeca que não quer mudar o estilo).
Com relação à Nissan, há pouco tempo essa montadora agiu igual marca chinesa: sem mais nem menos abandonou o barco alegando “novas estratégias de mercado”…

Avatar
Doni 18 de março de 2023

Sou consumidor de sedam médio. Gostei do desenho e do pacote de equipamentos. Os mais de R$171 mil do Exclusive parecem razoáveis dentro do sobrevalorizado mercado brasileiro de automóvel. Mas lançar um carro em 2023 com motor 2L/151cv/20Kfm/11 Km/L de gasolina me pareceu fora de contesto. Evoluiu o que em relação ao anterior da década passada? Cadê a opção híbrida?
(Os chineses agradecem)

Avatar
Adriano 18 de março de 2023

Chegando no preço final de mais de 160 mil no mínimo. Vai vender umas 50 unidades por ano. Vai ser carro de colecio ador daqui a algumas décadas, porque vem esse ano, no próximo já dizem que não vão mais vender no Brasil por “nova estratégia”.

Avatar
Elioricardoalves 18 de março de 2023

Esse carro e até bonito mais não vai vender bem motivo e mexicano peças será difícil encontrar e o pós venda não e dos melhores vide o Nissan tiida e ruim muitos disseram que não tem peças farta no mercado? infelizmente não Vinícius que fala de veículos falou bem do modelo em si o senão são suas peças difícil encontrar no mercado quem quizer vai em frente

Avatar
Rafael 18 de março de 2023

Acertaram em cheio no design, agora aquela multimídia minúscula e o freio de estacionamento no pé foi de lascar. Não compraria Nissan em virtude da manutenção que é muito cara, já tive muita vontade de pegar esse novo Versa mas abandonei, quando vi a quantidade de reclamações sobre o valor das peças Nissan.

Avatar
Anderson 28 de março de 2023

Ainda acrescento… motor só a gasolina… ahhh não, tá por fora. Agora, eu já tive um Sentra, e uma vez pensei em trocar a roda que vinha no estepe, que era de aço, para uma roda de liga, mas em 2013, uma roda aro 16 custava básicos R$ 3.400,00. Desisti e vendi o carro.

Avatar
Reynaldo 18 de março de 2023

Será que esse carro mexicano vai aguentar o tranco em nossas ruas e estradas. Acredito que em menos de 20k km devem estar desmanchando…. O carro é lindo e o maior atrativo mesmo é o custo.

Avatar
Godoy 17 de março de 2023

Só sentar uns centímetros mais distante em relação ao solo que já chamam de SUV. Até SUV compacto tem! Nosso mercado de veículos é caro, atrasado (sempre chegam tarde as tais novidade) e pobre de opções. E antes que me esqueça. Um Nissan nada mais é que um renault com outro nome. Ruim igual!

Avatar
Gustavo 17 de março de 2023

Se o motor é japonês deve ser resistente como o Corola, mas se é para trocar pela tecnologia turbo, o Cruze é o melhor, anda mais e consome menos.

Avatar
Anderson 28 de março de 2023

Tive um Sentra, e realmente a mecânica é sensacional. Muito robusto, porém, esse motor que nem flex é, não me agradou, assim como o freio de mão no pé… (isso é uma coisa sem pé nem cabeça).

Avatar
Luiz Alberto Melchert de Carvalho e Silva 17 de março de 2023

O freio de estacionamento no pé esquerdo, a exemplo do Corolla Cross é simplesmente ridículo, chegando a ser uma ofensa ao respeito ao W3C, a que o Brasil aderiu em 2013. Esse recurso impede que pessoas impossibilitadas de usar a perna esquerda acionem o pedal específico, pois não dá para alcançá-lo com o pé direito. Isso até pode ser usual nos Estados Unidos e México, mas contrariam a ideia de Desenho Universal. Se viesse com o conjunto motriz usado pela Renault, com motor de 1,3 l turbo e transmissão CVT, venderia muito, mas não com esse motor que está longe do esperado pelo mercado. Bonito, mas não vai vender.

Avatar
Walter 17 de março de 2023

Ficou muito bonito, mas ainda acho o Honda mais atraente.

Avatar
Paulo 17 de março de 2023

171 mil amigo esses japoneses tem os olhos fechados mas são bem espertos e o mercado brasileiro agora tá igual celular popular começa com 90 mil e vai até 170 mil não interessa os preços são assim é pronto seu Nissan vai vender bacalhau porque eu vou na BMW ver os carros Premium

Avatar
Cláudio Roberto Barbosa Milholo 17 de março de 2023

‘Para motoristas que ainda gostam de sedan”. Que comentário mais sem cabimento.Quer dizer que todo motorista tem que entrar na onda do SUV?

Avatar
Claude Fondeville 17 de março de 2023

Não consigo gostar dessa nova geração de carros, como são feios, desproporcionais nas formas principalmente a frente.

Avatar
17 de março de 2023

Ficou realmente muito bonito. Mas como disse um leitor agora pouco, eu também gostaria que voltassem as peruas, tive uma Palio Weekend Stile ano 2000, que vinha completa na sua época, e foi um carro que me deixou muita saudade. Parecia que o porta malas nao tinha fim, e tinha uma ótima relação custo x benefício em todos os aspectos.

Avatar
Rafael 18 de março de 2023

Tempos bons que não voltam mais, espaço agora só com sedans ou SUV que são caríssimas.

Avatar
Paul Muadib 17 de março de 2023

“Visualmente ele dá um banho em seus conterrâneos Honda Civic e Toyota Corolla.” Não sou nem minimamente fã de Corolla mas dizer que o Sentra atual dá banho nele e no Civic, é de doer…

Avatar
Luiz Claudio Stefani 17 de março de 2023

Corolla é Toyota
Toyota é Corolla
E não tem pra Renault Nissan não piada.

Avatar
Tanir Lopes 18 de março de 2023

Isso aí. Toyta tem história, tem qualidade acima de tudo.

Avatar
Jo 16 de março de 2023

Está.muito bonito e pacote interessante. Para meu gosto, acho muito mais interessante que o concorrente corola. Vou aguardar 2 ou 3 anos e pegar um seminovo bem cuidado.

Avatar
Paulo Prestes 16 de março de 2023

Tive 3 Sentras e lastimei quando suspenderam as atualizações, momento em que me obriguei a trocar de marca. Optei pelo corolla…se me oferecerem um bom preço pelo meu usado, volto correndo. Excelente carro, no meu modesto conceito.

Avatar
Santiago 16 de março de 2023

Realmente.
Qualquer lançamento, que não seja suv-fantasia, já dá uma esperança de que o nosso mercado retorne a dias mais sensatos.

Avatar
FELIPE 16 de março de 2023

Maldito corretor ! kkkk
É peruas e não perucas…

Avatar
GS 18 de março de 2023

HAHAHAHAHA!

Avatar
FELIPE 16 de março de 2023

Excelente notícia !!!
Precisamos ter outras opções aos SUVs de shopping.
Que também voltem as perucas…

Avatar
Deixe um comentário