Saiba mais sobre o conceito, origem e impacto no cinema e no mercado automotivo que o Nissan Skyline GT-R provocou
O Nissan Skyline GT-R é um carro mitológico. Um dos esportivos mais legais já construídos. Mas o exemplar utilizado pelo personagem Brian O’Conner, interpretado por Paul Walker, tornou-se um dos veículos mais emblemáticos da franquia Velozes e Furiosos e da cultura pop.
VEJA TAMBÉM:
O modelo que aparece no segundo filme da série (+ Velozes + Furiosos, de 2003) é um Nissan Skyline GT-R R34, esportivo japonês produzido entre 1999 e 2002. Reconhecido no segmento de alto desempenho, o R34 fazia parte da linha GT-R, iniciada pela Nissan na década de 1960, e foi projetado com foco em competição e tecnologia avançada para a época.
O Skyline GT-R R34 pertence à geração desenvolvida sobre a plataforma do Nissan Skyline, com motor RB26DETT, um seis-cilindros em linha biturbo de 2,6 litros, câmbio manual de seis marchas e tração integral ATTESA E-TS Pro. A escolha do modelo para o filme foi motivada pela popularidade dos esportivos japoneses no início dos anos 2000, impulsionada pela cultura JDM (Japanese Domestic Market) e pelo crescimento das corridas de rua retratadas na mídia.
No Japão, o R34 já era um ícone devido ao seu desempenho em competições como o Super GT e no cenário de tuning. Nos Estados Unidos, o modelo não era vendido oficialmente, o que aumentou seu caráter de exclusividade. Para o filme, unidades do carro foram importadas e modificadas para atender às exigências de filmagem e ao estilo visual da franquia.
O exemplar de Brian recebeu pintura prata com faixas azuis, body kit aerodinâmico, rodas Volk Racing, suspensão rebaixada, freios de alto desempenho e interior com bancos de competição. Embora as modificações estéticas fossem evidentes, a produção também aplicou ajustes mecânicos para tornar o carro funcional em cenas de ação.
A aparição do Skyline GT-R R34 no cinema ampliou sua fama internacional e impulsionou a valorização do modelo no mercado de colecionadores. Nos anos posteriores ao lançamento do filme, houve aumento da importação legal de unidades para países onde a legislação permitia, e crescimento da demanda por peças e réplicas das modificações vistas em tela.
O carro também fortaleceu a presença da cultura JDM no público ocidental e tornou-se um símbolo para entusiastas de tuning e videogames de corrida, como Gran Turismo e Need for Speed. Atualmente, exemplares originais ou preparados nos moldes do filme são disputados em leilões e eventos automotivos.
A popularidade do Skyline (do Brian) é tamanha que não faltam itens colecionáveis sobre ele. Miniaturas de ferro, kits LEGO e uma série de outros produtos inspirados no carro prateado que voa sobre a ponte móvel. Nos videogames, o que não faltam são customizações do R34 em jogos como Gran Turismo 7 e Forza Motorsport.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |