Nivel do lubrificante não pode ficar acima e nem abaixo
Boris explica porque é importante manter o nível do lubrificante sempre na marca de referência, pois acima ou abaixo, pode ocorrer falha na lubrificação
Boris explica porque é importante manter o nível do lubrificante sempre na marca de referência, pois acima ou abaixo, pode ocorrer falha na lubrificação
Outro dia eu estava em um supermercado aqui perto de casa e passou um sujeito falando ao celular, alto como sempre, então eu percebi que ele estava dizendo o seguinte: “não, não se preocupe não, se o nível do óleo ficou acima do que mostra ali na vareta, não tem problema. O que não pode é ficar abaixo do nível indicado pela vareta do máximo e mínimo ali.”
Eu fiquei pensando: “pois é, brasileiro é metido mesmo a entender de automóvel e fala uma besteira atrás da outra como essa.”
VEJA TAMBÉM:
Claro que se o nível ficar abaixo, se sumir o óleo da vareta, é problema. Vai faltar óleo para lubrificar o motor. Mas se o nível estiver muito acima, é também um perigo, porque esse nível elevado, o eixo virabrequim que roda justamente acima do nível, pode bater no óleo e fazer espuma dele, mesmo com aditivos anti-espumante no lubrificante.
Mesmo assim ele pode virar espuma, porque o virabrequim está batendo e em vez de óleo para lubrificar as partes móveis vai espuma. Espuma não lubrifica nada.
Entendeu porque o nível do óleo lubrificante do motor que está lá no cárter, que você examina com a vareta, tem que estar entre o mínimo e o máximo? Abaixo de um, acima do outro, é problema!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |