Nova gasolina pode ser adulterada sim! Entenda
Uma das vantagens do combustível é a suposta dificuldade em adulterá-lo, mas existe uma maneira sim de atingir a densidade mínima exigida
Uma das vantagens do combustível é a suposta dificuldade em adulterá-lo, mas existe uma maneira sim de atingir a densidade mínima exigida
A maior vantagem anunciada para a nova gasolina brasileira que está chegando é a dificuldade dela ser adulterada. Ela é mais difícil de ser adulterada? Sem dúvida vai dar mais trabalho, mas dizer que é impossível adulterá-la não é verdade.
VEJA TAMBÉM:
Por que? Porque a principal característica que vai interessar a quem abastece seu carro com gasolina, é a densidade mínima. O que é densidade? É o peso em relação ao volume: um litro de água pesa 1 kg; um litro de gasolina pesa 25% menos, pesa só 750 gramas. E essa densidade mínima, o que tem a ver com o seu motor? Ora, quanto maior a densidade, melhor o desempenho – menor o consumo.
E como vai ser possível adulterar a nova gasolina, que tem uma densidade mínima? Se a distribuidora tiver comprado, por exemplo, no exterior, uma gasolina com a densidade de 700 gramas/litro e não 715 gramas/litro, como determina a ANP. O que ela pode fazer? Ela aumenta a mistura, vai além dos 27% do etanol.
O etanol tem mais densidade, é mais pesado do que a gasolina. Então colocando mais etanol, ela vai subindo a densidade da gasolina, mas as custas de ter mais etanol. É a maneira que se terá para adulterar a gasolina.
Então você chega no posto: “e agora tem gasolina com a nova densidade? Tem sim senhor. Então deixa eu ver.” Aí ele põe lá na bureta o aparelhinho, o densímetro, e marca lá 715. “Muito obrigado, parabéns, o seu posto é corretíssimo”, entra no carro e vai embora. Você foi enganado! Por que? Porque tinha muito mais etanol do que o permitido.
Você tem que pedir também para ver qual o percentual de etanol nessa gasolina. Porque se ele subiu a densidade colocando mais etanol, ao invés de 27%, vai ter 30%, 40%, 50% de etanol nessa gasolina. E aí não adianta nada ele ter respeitado a densidade mínima. Você foi outra vez ludibriado!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
oris eu não acredito nesta tal gasolina que tem que ser pura na sua composição porque os usineiros por pressão fez com que o governo inclua a adição de alcool na gasolina ja usada por nós
É um absurdo fazer isso,pois antes a densidade mínima era 720 e máxima 770 aí foram acabaram com mínima e máxima, aí agora querem que eu acredite que para aumentar a densidade vão por etanol ,mentira pois o solvente tem a densidade de 715 então donos de postos vão misturar produto bom com produto ruim e vai dá uns 725, 730ou 735 e o consumidor vai continuar tomando na cabeça, tem que ter fiscalização com mais frequência e não de uma ver em cada 5 anos ,e tem que passar mais vezes os alunos dos laboratórios e colher as amostras ,trabalho com isso a mais de 16 anos e hoje a gasolina chega com densidades diferentes de uma companhia para outra .Só acho que está sendo um jeito de justificar o aumento e não vai mudar em nada para o consumidor.
E com isso o meu carro que não é flex e tem 20 anos de fabricação, está sofrendo com engasgos e perda de potência devido a alta quantidade de álcool misturado com a gasolina.
E se arrancar a cabeça do dono de posto que adultera gasolina?
Pode não resolver o problema do Brasil inteiro.
Mas aquele ( o sem cabeça) não adultera mais combustível.
Acredito eu.
Só uma dica.
E os 900 ml q pagamos por um litro vai continuar?
É… aparentemente essa “nova” gasolina só veio pra aumentar o preço mesmo
Impressionante como essa questão da gasolina é um ínferno para nós consumidores, os cartéis sempre tem um jeito de ROUBAR de nós. Nunca vejo fiscalização de verdadeiro
De verdade *
Boa tarde!
E a densidade das outras misturas faz com que a densidade da gasolina diminua?
Abraço!
Conclusão: mais uma vez, o povo que se lasquei! Esse é o Brasil.
Alegam que o combustível ficará mais caro, vão aumentar a quantidade de etanol, o carro vai beber mais, carros mais antigos serão danificados e, quem paga a conta, somos nós!
Será que esse país vai ser sério e respeitar o consumidor???
Alguém vai fiscalizar efetivamente????
Quem vai pagar a conta dos danos causados?????
O que falta mesmo para nosso Brasil melhorar. É que se tenha mais honestidade, e que a justiça seja justa, e rigorosa. Somos tirados, e mau falados. Por conta do que sem tem visto.