Nova Montana, na verdade, deveria se chamar Mancona
Nova picape da Chevrolet oferece menos potência que as caminhonetes intermediárias e leva menos peso que as leves
Nova picape da Chevrolet oferece menos potência que as caminhonetes intermediárias e leva menos peso que as leves
A Nova Chevrolet Montana chegou ao mercado depois de uma gestação de quase dois anos (desde o anúncio), em meados de 2021. Esse carro é a grande aposta da marca para o ano e irá brigar no aquecido mercado de picapes.
Mas a GM produziu uma caminhonte que não é para quem precisa de uma picape. Isso porque suas dimensões, capacidades e conjunto mecânico estão aquém das rivais. Daí, se a Montana fosse apelidada de Mancona, não seria um exagero.
VEJA TAMBÉM:
A Chevrolet Montana tem 4,71 metros de comprimento e 2,80 metros de distancia entre os eixos. Ela conta com uma caçamba que comporta 874 litros. Já sua capacidade de carga varia de 600 kg (transmissão automática) e 638 kg (transmissão manual). É a picape que leva menos peso tanto entre as médias quanto entre as intermediárias, ficando apenas acima da Strada, com caixa CVT e a jurássica VW Saveiro. Confira:
Modelo | Capacidade de carga |
---|---|
Fiat Strada Volcano CD (CVT) | 600 kg |
Volkswagen Saveiro Robust CD | 623 kg |
Fiat Strada Freedom CD | 650 kg |
Renault Duster Oroch Outsider CD | 650 kg |
Fiat Toro Freedom CD | 750 kg |
No comprativo entre o volume de caçamba, a Montana não deixa a desejar. Ela só perde para a Toro. Veja os números:
Modelo | Volume caçamba |
---|---|
Volkswagen Saveiro Robust CD | 580 litros |
Renault Duster Oroch Outsider CD | 683 litros |
Fiat Strada Volcano CD | 844 litros |
Chevrolet Montana CD | 874 litros |
Fiat Toro Freedom CD | 937 litros |
A Chevrolet Mancona… ops, Montana é equipada com motor 1.2 turbo de 133 cv e 21,4 kgfm de torque. Entre as leves não há o que constestar. Afinal são 26 cv e 7 kgfm a mais que na Strada. Ela também supera com facilidade a Saveiro CD, que entrega 116 cv e 16,1 kgfm de torque.
Mas quandos e comprara com as picapes intermediárias, com motor turbo, a Montana fica a desejar. Confira os motores de suas rivais.
Modelo | Motor | Potência | Torque |
---|---|---|---|
Renault Duster Oroch Outsider CD | 1.3 turbo | 170 cv | 27,5 kgfm |
Fiat Toro Freedom CD | 1.3 turbo | 185 cv | 27,5 kgfm |
E quando se fala em tanque de combustível, o reservatório da nova Montana também fica aquém. Veja!
Modelo | Volume do tanque |
---|---|
Chevrolet Montana CD | 44 litros |
Renault Duster Oroch Outsider CD | 45 litros |
Volkswagen Saveiro Robust CD | 55 litros |
Fiat Strada Volcano CD | 55 litros |
Fiat Toro Freedom CD | 55 litros |
Versão | Preço |
---|---|
Turbo 1.2 MT6 | R$ 116.890 |
LT 1.2 MT6 | R$ 121.990 |
LTZ 1.2 AT6 | R$ 134.490 |
Premier 1.2 AT6 | R$ 140.490 |
No quesito aceleração de 0 a 100 km/h, a Montana é espertinha e só fica atrás da Oroch turbo. Mas, quando o assunto é velocidade máxima, ela fica por último, com máxima de 160 km/h. Mas como a velocidade máxima nas vias brasileiras é de até 110 km/h (120 km/h em algumas estradas no interior de São Paulo), pouca gente vai notar, mas é “mancona”. Confira os números:
Modelo | Aceleração | Velocidade Máxima |
---|---|---|
Renault Oroch 1.3 AT | 9,8 s | 189 km/h |
Chevrolet Montana 1.2 AT | 10,1 s | 180 km/h |
Fiat Toro 1.3 AT | 10,7 s | 201 km/h |
Volkswagen Saveiro 1.6 MT | 10,9 s | 172 km/h |
Fiat Strada 1.3 MT | 11,2 s | 168 km/h |
Chevrolet Montana 1.2 MT | 11,7s | 180 km/h |
Fiat Strada 1.3 AT | 12,0 s | 165 km/h |
Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), a Montana leva a melhor em relação às demais intermediárias e da Saveiro, mas fica atrás da Strada. Veja a tabela:
Modelo | Urbano E | Rodoviário E | Urbano G | Rodoviário G |
---|---|---|---|---|
Fiat Toro AT | 6,6 km/l | 8,0 km/l | 9,5 km/l | 12,2 km/l |
Renault Oroch AT | 7,4 km/l | 7,8 km/l | 10,5 km/l | 11,0 km/l |
Volkswagen Saveiro MT | 7,6 km/l | 8,6 km/l | 10,9 km/l | 12,1 km/l |
Chevrolet Montana AT | 7,7 km/l | 9,3 km/l | 11,1 km/l | 13,3 km/l |
Chevrolet Montana MT | 8,3 km/l | 9,6 km/l | 12,0 km/l | 13,6 km/l |
Fiat Strada AT | 8,8 km/l | 9,8 km/l | 12,5 km/l | 13,3 km/l |
Fiat Strada MT | 8,9 km/l | 10,0 km/l | 12,5 km/l | 14,3 km/l |
No quesito peso, a Montana é a mais leve entre as intermediárias, mas fica atrás das leves. Confira:
Modelo | Peso | Relação Peso x Potência |
---|---|---|
Volkswagen Saveiro MT | 1.133 kg | 9,76 kg/cv |
Fiat Strada MT | 1.167 kg | 10,90 kg/cv |
Fiat Strada AT | 1.235 kg | 11,54 kg/cv |
Chevrolet Montana MT | 1.273 kg | 9,57 kg/cv |
Chevrolet Montana AT | 1.310 kg | 9,84 kg/cv |
Renault Oroch AT | 1.432 kg | 8,42 kg/cv |
Fiat Toro AT | 1.670 kg | 9,02 kg/cv |
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Essa matéria é um sinal de fim do blog. Só está se sustentando ainda com o dinheiro que vem da “strada” da vida…
Jornalista em fim de carreira. Triste fim.
Um completo sem noção escrevendo…
Matéria de estagiário. O sujeito fala em “Mancona” aí na própria tabela dele a Mancona só perde pra Oroch no 0 a 100.
Além da matéria ser cometimento ridículo, existe um erro: no texto o autor diz que a velocidade máxima é 160 km/h no entanto no quadro comparativo a velocidade máxima e 180 km/h.
Essa matéria é totalmente descabivel, sendo o seu autor simplesmente um desinformado e que não sabe a verdadeira proposta desse novo carro Montana, um idiotice muito grande nessa publicação.
Cara, que matéria ridicula, tendenciosa, e muito sem noção, você quer tanto vender publicidade assim?
Melhore como jornalista!!!
Matéria tendenciosa!
Desconecta com a realidade, e forjando números, velocidade final 160 . Kkk
Será a melhor proposta no segmento. Já reservei a minha.
Tá faltando assunto né…..matéria besta….
Manda uma macona aí para minha garagem..
Porque aqui ela vai se chamar MONTANA..
Que matéria boba. Ok, o autor é bem abobalhado, mas ele demonstra enorme dificuldade de analisar estratégia de posicionamento de mercado. A estratégia da GM foi achar uma posição intermediária. Ela vai arrancar volume da Strada com a versão LS e LT e arrancar volume da Toro nas versões LTZ e Premier. A Toro de entrada parte de 147k, 14k a mais que a LTZ. Enfim, já são mais de 10.000 unidades vendidas…
Matéria horrível, puramente tendenciosa.
É, sempre suspeitei que a perseguição do Boris à Toyota tinha algo por trás. Dessa vez a perseguição foi na GM, e foi mais descarado do que o padrão… tem algo e$tranho por trá$ me$mo…
Essa matéria difamatória contra a Montana é PI-CA-RE-TA-GEM!
Eu até gostava desse Auto-Papo… mas essa matéria descaradamente paga pela fiat, sem o aviso de conteúdo publicitário queimou o filme legal… VER-GO-NHO-SO!
A típica reportagem paga para ser tendenciosa.
Mancada tenha sido essa reportagem pois não acrescentou nada, pois os números já haviam sido divulgados e como foi falado acima, hoje o pessoal não compra um equipamento desse para trabalhar apenas é muito mais lazer. E ter um pouco mais de espaço na hora de carregar algum pouco maior.
Um pouco tendenciosa essa materia. Praticamente só apontou comparativos em que a montana se saiu pior. Nos quesitos que ela sai melhor nem abordou. Falta o comparativo de consumo, comparativo de peso do veiculo, como ela é no quesito segurança e etc.
Diferença pequena entre as rivais que não justifica uan matéria tão crítica, vai vender muito e provavelmente na prática deve ser mais econômica, mais robusta e andar mais que as rivais
Materia um tanto tendenciosa.
Mais que suficiente. Maioria compra estes tipos de veículos para ir a shopping.
Na caçamba, carregam desilusões e ventos.
Faltou falar que ela pesa 350 kg a menos que a Toro ,e bebe sim bem menos ,anda bem sim diferente do que diz o falacioso anunciado da reportagem ,anda um pouco menos que Toro e ORoch turbo sim , mas anda bem mais que a manca strada cvt ,já andei diversas vezes no ônix turbo o carro anda bem ,pelos números a Montana performa da mesma forma o que a meu ver está ótimo .Vai vender muito ,a conferir senhor Picaretagem rs
Ridícula essa reportagem …totalmente paga , ela não está concorrendo com a toro …e mesmo assim chega bem perto . Portanto com as que concorre já engoliu. E vai tirar até o espaço da que nem concorre q é a toro