Nova picape, SUV ‘anti-Pulse’ e carros híbridos: VW anuncia ‘passado’ como novidade
Volkswagen sai da marcha-lenta e faz grande festa para divulgar novo ciclo de investimento e entrar em segmentos onde concorrentes já se consolidaram
Volkswagen sai da marcha-lenta e faz grande festa para divulgar novo ciclo de investimento e entrar em segmentos onde concorrentes já se consolidaram
A Volkswagen anunciou na noite desta quinta-feira (1º) um aporte de R$ 9 bilhões ao atual ciclo de investimentos da montadora no Brasil. Com o valor, que totaliza R$ 16 bilhões, a marca alemã confirmou 16 lançamentos de novos veículos até 2028, incluindo carros híbridos, 100% elétricos e, ainda, carros a combustão com tecnologia flex.
Entre os novos carros anunciados, estão dois SUVs híbridos, uma picape híbrida, um SUV elétrico e um novo motor híbrido, o 1.5 eTSI. Embora a Volkswagen tenha feito uma grande festa para fazer o anúncio, a marca alemã está correndo ‘atrás do prejuízo’, já que é uma das últimas montadoras a entrar em segmentos do mercado em que suas concorrentes já estão consolidadas.
VEJA TAMBÉM:
A VW também anunciou o desenvolvimento da plataforma MQB Hybrid preparada para eletrificação e que contará com uma nova arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e aprimoramento de tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System). Além disso, promete oferecer mais espaço interno.
Um dos carros inéditos será um novo SUV compacto para ficar posicionado abaixo do Nivus, para concorrer com o Fiat Pulse e Renault Kardian, por exemplo. Muitas publicações apuraram que o nome Gol poderia ser ressucitado para batizar este novo SUV VW.
O jornalista Marlos Ney Vidal, especializado em segredos automotivos, garante que essa ideia está descartada e que o modelo pode se chamar Hera, Therion, Tera, Copa, Teon e Taira e será lançado ano ano que vem, em 2025.
Quase seis anos depois de exibir a Tarok como um conceito no Salão de São Paulo de 2018, a Volkswagen confirmou que irá fazer uma nova picape para se posicionada entre as jurássicas Saveiro e Amarok, que seguem apenas com plásticas para disfarçar o anacronismo destas caminhonetes.
A nova caminhonete da VW será feita na plataforma MQB Hybrid com o motor 1.5 eTSI, um híbrido leve, ou seja, o auxílio elétrico não traciona as rodas. A produção será em São José dos Pinihais (PR). A expectativa é ela chegue ao mercado em 2026 com porte de Chevrolet Montana, esta no mercado desde o início do ano passado (2023).
A VW anunciou também que fabricará dois SUVs em São Bernardo do Campo (SP), sem mais detalhes: um deles híbrido e o outro 100% elétrico, que chegarão ao mercado em 2027 e 2028, respectivamente.
Para 2024, a Volkswagen irá apenas requentar o que já tem no mercado e deve vir com reestilizaçao de Nivus, T-Cross e Amarok. Um quarto carro é esperado, possivelmente o retorno do Golf, que está em sua oitava geração.
A marca alemã aproveitou para fazer um balanço de seus lançamentos em 2023 e colocou como lançamentos, uma nova versão do T-Cross e dois carros elétricos (I.D. 4 e I.D. Buzz) que são oferecidos apenas em sistema de assinatura. A VW também incluiu um ‘deslançamento’ entre os novos volkswagen do ano passado, a despedida do VW Gol em sua versão Last Edition.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Eu amo a forma como o brasileiro é “enganado” pela VW.
Uma caminhonete com cara e porte de T-Cross vai fazer muito sucesso. O próprio T-Cross é prova disso. A VW demorou anos pra lançar um SUV compacto e quando o fez, foi sucesso de vendas. Acredito que com o lançamento dessa picape não vai ser diferente.