Nova picape, SUV ‘anti-Pulse’ e carros híbridos: VW anuncia ‘passado’ como novidade

Volkswagen sai da marcha-lenta e faz grande festa para divulgar novo ciclo de investimento e entrar em segmentos onde concorrentes já se consolidaram

fabrica vw sao jose dos pinhais
Fábrica de São José dos Pinhais fará nova picape (Fotos: Volkswagen | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 02/02/2024 às 12h10
Atualizado em 02/02/2024 às 12h32

A Volkswagen anunciou na noite desta quinta-feira (1º) um aporte de R$ 9 bilhões ao atual ciclo de investimentos da montadora no Brasil. Com o valor, que totaliza R$ 16 bilhões, a marca alemã confirmou 16 lançamentos de novos veículos até 2028, incluindo carros híbridos, 100% elétricos e, ainda, carros a combustão com tecnologia flex.

Entre os novos carros anunciados, estão dois SUVs híbridos, uma picape híbrida, um SUV elétrico e um novo motor híbrido, o 1.5 eTSI. Embora a Volkswagen tenha feito uma grande festa para fazer o anúncio, a marca alemã está correndo ‘atrás do prejuízo’, já que é uma das últimas montadoras a entrar em segmentos do mercado em que suas concorrentes já estão consolidadas.

VEJA TAMBÉM:

A VW também anunciou o desenvolvimento da plataforma MQB Hybrid preparada para eletrificação e que contará com uma nova arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e aprimoramento de  tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System). Além disso, promete oferecer mais espaço interno.

SUV anti-Pulse

Um dos carros inéditos será um novo SUV compacto para ficar posicionado abaixo do Nivus, para concorrer com o Fiat Pulse e Renault Kardian, por exemplo. Muitas publicações apuraram que o nome Gol poderia ser ressucitado para batizar este novo SUV VW.

O jornalista Marlos Ney Vidal, especializado em segredos automotivos, garante que essa ideia está descartada e que o modelo pode se chamar Hera, Therion, Tera, Copa, Teon e Taira e será lançado ano ano que vem, em 2025.

Nova caminhonete VW

volkswagen tarok concept azul lateral em movimento por do sol

Quase seis anos depois de exibir a Tarok como um conceito no Salão de São Paulo de 2018, a Volkswagen confirmou que irá fazer uma nova picape para se posicionada entre as jurássicas Saveiro e Amarok, que seguem apenas com plásticas para disfarçar o anacronismo destas caminhonetes.

A nova caminhonete da VW será feita na plataforma MQB Hybrid com o motor 1.5 eTSI, um híbrido leve, ou seja, o auxílio elétrico não traciona as rodas. A produção será em São José dos Pinihais (PR). A expectativa é ela chegue ao mercado em 2026 com porte de Chevrolet Montana, esta no mercado desde o início do ano passado (2023).

Dois SUVs eletrificados

A VW anunciou também que fabricará dois SUVs em São Bernardo do Campo (SP), sem mais detalhes: um deles híbrido e o outro 100% elétrico, que chegarão ao mercado em 2027 e 2028, respectivamente.

Lançamentos VW em 2024

Para 2024, a Volkswagen irá apenas requentar o que já tem no mercado e deve vir com reestilizaçao de Nivus, T-Cross e Amarok. Um quarto carro é esperado, possivelmente o retorno do Golf, que está em sua oitava geração.

VW 2023

A marca alemã aproveitou para fazer um balanço de seus lançamentos em 2023 e colocou como lançamentos, uma nova versão do T-Cross e dois carros elétricos (I.D. 4 e I.D. Buzz) que são oferecidos apenas em sistema de assinatura. A VW também incluiu um ‘deslançamento’ entre os novos volkswagen  do ano passado, a despedida do VW Gol em sua versão Last Edition.

volkswagen t cross the town 2024 azul norway frente parado
T-Cross The Town: nova versão foi exaltada como lançamento
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jean 3 de fevereiro de 2024

Eu amo a forma como o brasileiro é “enganado” pela VW.

Avatar
Polvo 2 de fevereiro de 2024

Uma caminhonete com cara e porte de T-Cross vai fazer muito sucesso. O próprio T-Cross é prova disso. A VW demorou anos pra lançar um SUV compacto e quando o fez, foi sucesso de vendas. Acredito que com o lançamento dessa picape não vai ser diferente.

Avatar
Deixe um comentário