Nova Saveiro 2024 terá gás para enfrentar a Nova Strada 2024?
Na verdade, a Fiat está muito mais preocupada com a chegada da Nova Montana 2023, da Chevrolet. Por isso, vai apimentar sua picape
Na verdade, a Fiat está muito mais preocupada com a chegada da Nova Montana 2023, da Chevrolet. Por isso, vai apimentar sua picape
Volkswagen Saveiro e Fiat Strada já foram grandes rivais no segmento de picapes pequenas. Não são mais. Há anos a Strada dá um banho de vendas na Saveiro. Em 2022, por exemplo, a picape da Fiat emplacou 112 mil unidades contra apenas 23 mil da Volks.
Mas a história não acaba aqui. A Volkswagen acredita que a Saveiro ainda tem lenha para queimar ou gás para crescer nas vendas. Por isso, ainda este ano, vai apresentar mais um facelift de sua picapinha. A Nova Saveiro 2024 ganhará um novo design, cujo destaque deve ser a frente em “x” que estreou no Volkswagen Taos.
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Isso basta? Não. Na verdade, a Fiat está muito mais preocupada com a chegada da Nova Montana 2023, da Chevrolet. Por isso, vai apimentar sua picape. Já podemos esperar pelo menos três importantes mudanças na Nova Strada 2024: multimídia de 8,4”, motor 1.0 turbo de 130 cv e preço mais acessível nas versões CVT.
Ao se fortalecer para enfrentar a chegada da Nova Montana, a Strada também mina muitas pretensões da Volkswagen com a Saveiro. Primeiro que o termo picapinha já nem cabe mais para a Strada. Só a Saveiro mantém a fórmula que deu certo nos anos 70, 80, 90, 2000 e na última década.
Nos anos 2020 o jogo mudou. A Fiat aumentou o tamanho da Strada, agregou uma carroceria maior, melhorou o espaço interno de quem anda atrás (crianças se acomodam bem) e deu sentido ao termo Cabine Dupla para este segmento. Com as mudanças previstas para a linha 2024, especialmente na questão do motor 1.0 turbo flex, o Fiat Strada seguirá líder.
Mas a Saveiro não está morta. Justamente por ter ficado isolada no segmento de picapinhas, ela pode tirar algum coelho da cartola. Um deles será o câmbio automático de 6 marchas, que já foi aplicado no motor 1.6 da dupla Gol e Voyage, e agora pode equipar a Nova Saveiro 2024.
Só que este motor tinha 120 cv na época e agora a potência caiu para 116 cv para atender às novas regras do Proconve L7. De qualquer forma, não são 4 cavalinhos a menos que dificultarão a vida da competente Engenharia da Volkswagen para dar à Saveiro uma versão automática.
O grande pulo do gato da Nova Saveiro 2024 seria a adoção do motor 200 TSI 1.0 de 116 cv do Novo Polo. Mas, aí sim, o trabalho de engenharia seria muito mais complexo. E aqui temos um pequeno drama para a Volkswagen: vale a pena investir numa carroceria que logo sairá de linha?
Como se sabe, o Volkswagen Saveiro deve ter uma nova geração e ela será baseada na plataforma MQB do Novo Polo. Se a Volks levasse mais a sério o paradigma atual, que é o de supervalorização de picapes, faria essa aposta. Ou melhor: já teria feito há uns três anos. A montadora alemã, entretanto, é bem conservadora em suas ações.
Como eu já escrevi, a Volkswagen joga como o Brasil de Tite: confiando no passado glorioso e sem mexer muito na estrutura. Fiat e Chevrolet, ao contrário, jogam como a Argentina e a França (campeã e vice da Copa do Mundo), atentas às mudanças necessárias e sem medo de aplicá-las.
O AutoPapo já viu a nova Montana de perto:
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Que ver vender bem coloquem uma tração 4×4 na savero aí sim vai ser algo diferenciado faça algo diferente
Tanto uma planta outra uma porcaria, não tem espaço na carroceria, essas picapes seria um utilitário, ou seja pra quem trabalha com veículos ok? a carroceria não cabe nada! porque não inventam uma picape que tenha uns dois metros de comprimento de carroceria!? Aí sim seria um utilitário pra quem trabalha com a picape! Outra coisa é o valor né!? Meu Deus! Um absurdo!
É por causa dos impostos, dependendo do tamanho, já entra como outra categoria, então é cobrado impostos a mais, por isso a maioria são desses tamanho
A VW perdeu a chance de realmente ter uma concorrente de peso para a Toro, que seria a Tarok, resolveu apostar no insonso Taos. A GM está esperando a Fiat atacar para por a Montana no mercado, por sinal muito sem personalidade própria. A Saveiro deveria procurar um segmento a parte para continuar no mercado.
Não entendo qual a dificuldade de colocar 4 portas na Saveiro ficam fazendo maquiagem e não vão ao que interessa