Fiat Strada 2021: andamos na picape! Conheça em detalhes
Picape compacta da Fiat é completamente renovada, abandona o motor 1.8 e traz importantes inovações; confira nossas primeiras impressões
Picape compacta da Fiat é completamente renovada, abandona o motor 1.8 e traz importantes inovações; confira nossas primeiras impressões
Depois de mais de 20 anos de mercado, a Fiat Strada ganhou uma nova geração: a picape compacta foi completamente reformulada. A Fiat Strada 2021 tinha lançamento previsto para abril, mas foi adiado para o segundo semestre devido à pandemia do novo coronavírus.
A Strada 2021 chega com duas opções de cabine (simples e dupla) e duas opções de motorização: 1.3 Firefly e 1.4 Fire Evo. A Fiat unificou as versões com as da Toro e serão Endurance, Freedom e Volcano, a top de linha, apenas em cabine dupla de quatro portas.
A antiga geração continuará sendo vendida apenas na versão Hard Working com motor 1.4 Fire e cabine simples.
A Fiat Strada 2021 abandonou a arquitetura antiga (herdada do Palio) e passa a usar a a plataforma batizada pela marca italiana de MPP, o que aumento, segundo informações da montadora, a rigidez torcional da picape em 10%.
A suspensão foi totalmente reprojetada, mas a Fiat ainda aposta na robustez do conjunto com molas parabólicas longitudinais nas traseira. A capacidade da carga para as versões com cabine dupla é de 650 kg e a caçamba comporta 844 litros de volume. A largura da caçamba é de 1,059 entre as torres da suspensão
A tampa da caçamba da nova Strada tem sistema que amortece o peso em 60% e, com o travamento dela, o acesso ao estepe (de emergência e posicionado abaixo do assoalho) fica bloqueado.
A nova picape também cresceu em dimensões: o comprimento da Strada 2021 é de 4,458 m, 19 mm que a antiga geração. A largura é de 1,73 m (66 mm maior.
Ganho importante, principalmente para a versão cabine dupla, foi na distância entre-eixos, que aumentou 18 mm e totaliza 2,737 metros. Para facilitar o acesso ao banco de trás, as portas traseiras abrem em um ângulo de até 80°.
A nova Strada também evoluiu em altura do solo (214 mm) e ângulos de entrada (24°) e saída (28°).
Na Strada 2021, a Fiat adotou o 1.3 Firefly, o mesmo que equipa o Argo e o Cronos. Ele desenvolve 109 cv e 13,7 kgfm de torque com etanol. Com gasolina, os números são de 101 cv e 13,7 kgfm.
O motor 1.3 Firefly substitui o 1.8 E.torQ de 132 cv e 18,9 kgfm. A expectativa é de que o desempenho mais modesto seja compensado pela economia de combustível. A nova Strada 1.3 obteve classificação A no Inmetro.
Por enquanto, o câmbio é apenas manual de cinco marchas: em breve, ela deve ser oferecida com uma transmissão automática do tipo CVT.
A versão de entrada da Fiat Strada 2021, a Endurance, será vendida apenas com o antigo motor 1.4 Fire Evo de 88 cv e 12,5 kgfm.
Todas as configurações são equipadas com direção elétrica; a exceção é a Endurance 1.4, que tem direção hidráulica.
Os preços da nova Strada ainda não foram divulgados pela Fiat, mas não devem ficar muito diferentes dos praticados na gama atual, entre R$ 65 mil e R$ 85 mil.
A central multimídia da nova Strada (de série na top de linha Volcano, opcional nas demais) tem 7 polegadas e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade do uso do cabo para usar os apps. Ela ainda pode se conectar a dois telefones.
A Strada 2021 também inova ao incorporar airbags laterais para cabeça e tórax (além dos frontais), assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e tração com bloqueio eletrônico de diferencial, dependendo da versão.
Na Strada 2021 Volcano, ainda há equipamentos como faróis full LED com luz diurna DRL.
Já pensou o problema de uma fábrica para lançar o modelo sucessor de um outro que foi líder de vendas no mercado por 20 anos? Esse foi o ‘bom’ problema que a Fiat enfrentou agora na nova Strada. Aliás, já começou com outro problema: coronavírus impedindo de mostrar pessoalmente o novo modelo para a imprensa, então ela o fez online.
Na dianteira e na lateral, a Strada 2021, da Fiat, tem vários elementos do Mobi, na lateral também alguma coisa. A traseira, é lógico que foi baseada em uma outra campeã de vendas entre as picapes, a Toro. De modo que a Fiat Strada 2021 pode ser uma ‘Torinho’, ou quem sabe, um ‘bezerrão’.
A tampa traseira não é como a Toro, dividida em duas. Ela mantem o esquema convencional da tampa inteiriça que se bascula. Mas corrigiu um problema do peso dessa tampa, com um sistema de molas que ameniza o sacrifício para quem vai abrir ou fechá-la.
Ainda falando em tampa traseira, quando ela se fecha, ela esconde a trava para se remover o estepe, que fica sob a caçamba. Uma solução que aumenta sua capacidade de volume. Aliás, ele se equipara a da Oroch da Renault com 844 litros, no caso da versão cabine dupla.
Por sinal, esta é a única picape dessa categoria com cabine dupla e quatro portas, que será a única carroceria da versão mais sofisticada, a Strada Volcano. As outras terão duas ou quatro portas.
A Strada 2021 foi projetada sobre uma plataforma de uma nova geração da Fiat, mas boba nada, manteve o antigo sistema com a suspensão traseira do tipo molas parabólicas, muito resistente e confiável. Um dos motivos do grande sucesso da velha Strada.
A cabine agrada, mas deve ter sido um problema para quem a projetou: privilegiar o espaço do banco traseiro ou da caçamba? E se conseguiu um bom equilíbrio, com espaço para três passageiros atrás, razoavelmente instalados. O acabamento interno é bom, claro que poderia ser melhor e ter menos plástico duro.
Mas uma boa central multimídia, segundo a Fiat, a única no mercado a permitir instalar Android ou Apple sem conexão de cabo.
Ao dirigir a Fiat Strada 2021, dá para perceber que a fábrica tinha mesmo que tirar o velho motor 1.8. Mas o novo 1.3 Firefly se reduz bem o consumo, faz perder um pouco de desempenho. O câmbio de cinco marchas está bem ajustado, e a direção elétrica bem calibrada.
Com a suspensão traseira de molas semielípticas, milagre não dá para fazer. Mas, a Fiat conseguiu um bom equilíbrio e não precisa da caçamba carregada para ela parar de pular igual um cabrito.
As versões mais simples contam também com o antigo motor 1.4, quatro cilindros de 85 cavalos, o mesmo que permanece também na antiga Strada, que continuará sendo comercializada apenas na versão de cabine simples.
Fotos Fiat | Divulgação
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Boa tarde fiat , diminuem a potencia e o preço não diminuem, deveria manter o motor 1.8 como opcional .
Gostaria que a FIAT não demore com uma versão ADVENTURE. VAI FICAR SHOW. E LOGICO FAÇA NÃO APENAS FACELIFTHING , MAS OFEREÇA UM VERDADEIRO
FORA DE ESTRADA. O PROJETO MERECE.
Tem cambio automático ?
O visual e bonito
E o preço? Bom, seja lá quanto for; metade é para sustentar mais de 72.000 cargos eletivos e seus gabinetes pomposos. Brasil! Brasil! E eu que te queria grande!