Veja tudo sobre as novas caminhonetes que serão lançadas em 2023
Pequenas, médias, grandes, chassis ou monoblocos: todos os segmentos do mundo das picapes terão novidades durante o ano de 2023
Pequenas, médias, grandes, chassis ou monoblocos: todos os segmentos do mundo das picapes terão novidades durante o ano de 2023
O ano de 2023 deve ser o ano com a maior quantidade de lançamento de novas caminhonetes que tivemos em nosso mercado. Essa categoria anda forte no país, tendo vendas constantes e segmentos novos sendo criados.
Um exemplo disso é como a aposta da Stellantis de vender a Ram Classic e a Ram 1500 apenas como motor V8 a gasolina ter dado certo. Até então, o diesel era considerado como norma para esse tipo de veículo.
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Outra aposta certeira desse grupo foi com a Fiat Toro, que uniu características de SUVs às caminhonetes. Isso ofuscou a Renault Oroch, que chegou antes e tem acabamento simples. As respostas chegaram tardiamente, com a Chevrolet Montana e a Ford Maverick.
Agora para 2023 teremos picapes novas, variações inéditas de modelos conhecidos e atualizações de algumas veteranas. Para você que curte uma caçamba, independente do tamanho, temos aqui um apanhado do que já sabemos sobre os próximos lançamentos.
O nome ainda não foi confirmado oficialmente, mas segundo apurações do jornalista Marlos Ney Vidal, do portal Autos Segredos, a caminhonete nacional da Ram se chamará Rampage. Esse nome vem de uma picapinha compacta que a Dodge vendeu nos EUA nos anos 80.
Oficialmente, a Ram apenas confirmou que ela terá o motor Hurricane 4. É um 2.0 turbo de quatro cilindros, que hoje têm versões de 200 a 280 cv. Para cá deverá vir uma variante com cerca de 260 cv, que no início será movida apenas a gasolina.
No lançamento também terá a opção do motor 2.0 turbodiesel, que já conhecemos nos Jeep Compass e Commander, além da picape Fiat Toro. A Ram Rampage será feita junto desses modelos citados na planta de Goina (PE).
Ela virá em quatro versões diferentes, cada uma com identidade visual e grade próprios. O lançamento está previsto para junho ou julho. A escolha do motor apenas a gasolina e o 2.0 diesel foi para adiantar esse estreia, se fosse esperar a versão flex do Hurricane e o 2.2 diesel a nova caminhonete teria que esperar alguns meses.
Essa caminhonete nova deveria ter chegado ao Brasil há um tempo, porém mudanças nos planos da Stellantis causaram o adiamento. Inicialmente, esse modelo chegaria vendido pela Peugeot, que participou no desenvolvimento da Landtrek a ponto de toda identidade visual ser da marca do leão.
No final de 2022 a Fiat fez um anuncio de que a picape média levaria seus emblemas. Por trás dos panos existe a escolha da motorização: originalmente, a Landtrek usa um motor 1.9 turbodiesel de origem chinesa. Ele seria insuficiente para os padrões daqui, além de não ter compatibilidade com outros propulsores oferecidos por aqui.
Segundo fontes do AutoPapo, a engenharia da Fiat em Betim (MG) está trabalhando na calibração do 2.2 turbodiesel Blue HDI para a picape média. Esse propulsor é de origem francesa, da PSA, e já e usado pelas vans Citroën Jumper e Peugeot Boxer. Nelas o 2.2 rende 140 cv, na picape o acerto será mais vigoroso e baterá em 200 cv.
A Fiat “Landtrek” ainda não tem um nome definido, nem as versões. Ela é uma caminhonete tradicional, com carroceria montada sobre um chassi, tração traseira e opção de 4×4. O projeto original foi feito em conjunto entre a Peugeot e a chinesa Changan. Já a produção será no Uruguai.
A precificação da Chevrolet Montana colocou a Fiat em alerta. A Strada vende muito para ser usada no trabalho, mas quem procurava a picape por lazer ou pelo estilo, agora tem uma concorrente mais competente nesse uso civilizado.
Para deixar a Stradinha mais competente frente a nova caminhonete Chevrolet, virá o motor 1.0 turbo aliado ao câmbio CVT, um banho de loja no interior e leves mudanças visuais no exterior. Esse conjunto mecânico já existe no Pulse e no Fastback, proporcionando um bom desempenho.
Nesse banho de loja deverá incluir alguns equipamentos que fazem falta nas versões de topo da Strada, como o cruise control, painel digital e central multimídia com mais funções. Segundo o Autos Segredos, a Fiat também está desenvolvendo uma capota marítima com melhor vedação, um dos grandes trunfos da Montana.
A nova geração da Ford Ranger já foi exibida no Brasil, com a marca confirmando apenas que terá motor V6. A caminhonete ganhou estilo mais robusto, tendo uma forte ligação visual com a F-150 e a Maverick.
Sob o capô das versões de topo estará um V6 3.0 turbodiesel de projeto da própria Ford, sem relações com o motor que era usado pela Land Rover ou com o da Amarok. No exterior ele produz 253 cv e 60,8 kgfm. O câmbio automático é de 10 marchas, o mesmo utilizado pela Transit, pela F-150 e pelo Mustang.
Em outras versões virá o motor EcoBlue 2.0, uma família nova que já é oferecida no Brasil na Transit. Ele terá versões com um ou dois turbos, a primeira deverá contar com o acerto utilizado na van. A versão biturbo ficará em 213 cv. A caixa automática de 10 marchas também será usada com esse propulsor.
Por dentro a nova geração da Ranger traz bastante tecnologia, tendo como grande destaque a central multimídia vertical que domina o painel. Sua produção será na Argentina, que poderá ser acompanhada no futuro do SUV Everest feito na mesma plataforma.
O premio para a campeã do BBB 23 foi a Chevrolet Silverado, que ainda não foi lançada no Brasil. O modelo exposto no reality e nas fotos de divulgação são da versão topo de linha High Country, alinhada com a Ram 1500 Limited e a Ford F-150 Platinum.
O motor V8 6.2 L87 é da mesma família do LT1 adotado pelo Camaro, porém adaptado para ser usado em caminhonetes. Ele traz desligamento ativo de cilindros para ajudar a baixar o consumo quando for pouco exigido. Isso não significa que será fraco: a potência de 426 cv será a maior do segmento.
A caixa será a mesma automática de 10 marchas da rival F-150, esse câmbio foi um projeto em conjunto entre a Ford e a General Motors. Por ser o modelo de luxo, itens como o sistema de som Bose, assistentes de segurança, preparação para rebocar trailers grandes, Wi-Fi embarcado e bancos em couro genuíno estão garantidos.
Muitas vezes esquecemos que a Volkswagen ainda produz a Saveiro. Essa caminhonete está há tanto tempo sem receber mudanças que uma unidade zero km pode ser confundida com um carro usado. Isso irá mudar nesse ano, porém não espere por grandes novidades.
As mudanças da nova Saveiro serão mais focadas em atualizar o estilo e modernizar o interior. Virão novos equipamentos, como central multimídia VW Play. Sob o capô continua o 1.6 16v MSI, a novidade mecânica será a opção de câmbio automático de 6 marchas.
A Saveiro ainda possui boas vendas, principalmente da versão mais simples Robust para frotistas e empresas. O público que faz uso para o lazer ainda terá que lidar com as duas portas na versão de cabine dupla, adotar quatro portas exigiria um monobloco novo e sairia caro demais.
O lançamento da nova Saveiro deverá ser no final de 2023, já como modelo 2024. A picapinha seguirá como único modelo da Volkswagen feito no Brasil a não adotar a plataforma MQB.
O resto do mundo irá ganhar uma nova geração da Volkswagen Amarok, baseada na Ford Ranger e utilizando os motores da marca do oval azul. Já aqui na América Latina, a caminhonete alemã seguirá na geração atual e será atualizada apenas visualmente.
Ou seja, para o Brasil continuará o motor V6 3.0 turbodiesel e a tração integral permanente como única opção. Essa reforma deixará a Amarok alinhada com o visual da nova geração feita na África do Sul, mas sem o coração Ford.
O mais irônico nisso é que a nova geração da Ranger será feita no outro lado da rua da fábrica da Amarok: as fábricas da Ford e da Volkswagen na Argentina ficam na mesma rua.
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