Com autoescolas facultativas, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça, por meio de uma nova versão do app Carteira Digital de Trânsito (CDT)
O governo federal está colocando em prática medidas que mudam a dinâmica de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essas novas regras para CNH incluem o fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas, curso gratuito e online, além da renovação automática e gratuita do documento para os “bons motoristas”.
A formalização dessas medidas acontecerá nesta terça-feira (9) durante cerimônia no Palácio do Planalto. No evento, será lançado também o aplicativo CNH do Brasil, uma versão atualizada da atual Carteira Digital de Trânsito (CDT). As novas normas, que foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no início do mês, entram em vigor assim que forem publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
VEJA TAMBÉM:
As principais mudanças do projeto CNH sem autoescola são:
A previsão é que o app CNH do Brasil também seja liberado nesta terça-feira, após o lançamento oficial. Pelo aplicativo, o candidato poderá realizar grande parte do procedimento para tirar a CNH, embora continue tendo a opção de iniciar tudo por autoescolas.
Confira as etapas pelo aplicativo:
Instrutores autônomos serão identificados no aplicativo e deverão registrar as aulas no sistema. Concluído o treinamento, o candidato receberá novo certificado liberando o exame prático.
O objetivo das novas regras para CNH é reduzir os custos e a burocracia do processo de habilitação, para aumentar o número de condutores que possuem a carteira de motorista. Isso será feito tornando os Centros de Formação de Condutores (CFCs) facultativos, alterando algumas normas e padrões estabelecidos e modernizando as etapas da habilitação.
A estimativa já divulgada pelo Ministério dos Transportes é uma queda de até 80% nos custos, considerando que o valor atual pode chegar a R$ 5 mil. A Secretaria Nacional de Trânsito calcula que 20 milhões de brasileiros dirigem sem carteira e que 30 milhões têm idade para se habilitar, mas não dispõem de recursos para isso
Também será colocado em prática um novo sistema de renovação automática e sem custos para condutores que não tenham cometido infrações no ano anterior ao vencimento da CNH. Esses motoristas receberão um selo de “bom condutor”.
O prazo de renovação da CNH permanece o mesmo, apenas o procedimento será agilizado para quem não tem pontos na carteira.
O ministro destacou ainda que os exames teóricos e práticos sofrerão alterações de critério, que agora não serão mais definidos pelo Detran de cada estado, mas sim unificados em todo o país. Inclusive, questões dos simulados de treino serão reproduzidas nas provas oficiais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|