Novo Audi A5 vem para substituir modelo A4 por R$ 380 mil

Modelo chega ao Brasil em versão única com motor a combustão, estreando nova nomenclatura da marca, muita tecnologia e potência

Audi A5 na estrada
Audi A5 Sedan Performance S Edition Quattro veio para substituir a linha A4 no Brasil (Fotos: Audi | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 14/07/2025 às 17h00

Para dar continuidade a uma nova fase da marca no Brasil, a Audi lança o novo A5 sedan, que chega em versão única com preço de pré-venda de R$ 379.990. Com esse valor competitivo e um motor bastante potente, o modelo deve ameaçar a concorrência, especialmente o BMW 320i.

Apesar da denominação A5, muitos motoristas podem identificar esse carro como uma nova versão do Audi A4 e, na prática, é mais ou menos isso. Acontece que a marca alemã está com um novo sistema de nomenclaturas em que os veículos a combustão terminam com números ímpares, enquanto os elétricos finalizam com pares.

VEJA TAMBÉM:

Por isso a montadora teve que mudar a lógica de algumas linhas e no Brasil o novo A5 vem justamente para substituir o antigo A4 que sempre utilizou o motor a combustão. A previsão é de que as primeiras unidades do sedã sejam entregues a partir de setembro.

Novo Audi A5 é potente e tem nova plataforma

A única versão que vem para o Brasil é a Sedan Performance S edition quattro, que estreia uma nova arquitetura com a Plataforma Premium a Combustão (PPC). O foco é na experiência de condução, por isso o sedã de luxo possui a suspensão esportiva S.

O modelo ainda conta com o motor EA888 evo5, um 2.0 turbo FSI de quatro cilindros em linha que estreia no Brasil. A transmissão automática é S Tronic de sete velocidades com tração quattro exclusiva e tecnologia Ultra.

Audi A5 traseira
Audi A5 conta com tração cuattro exclusiva que consegue transferir até 50% do torque para o eixo traseiro.

A partir desse conjunto ele oferece 272 cv de potência e torque de 40,8 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 5,9 segundos, enquanto a velocidade máxima atinge os 210 km/h e é limitada eletronicamente.

Em comparação com o seu principal concorrente, o Audi A5 é bem mais potente, já que o BMW 320i conta com 184 cv, 30,6 kgfm, aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima é de 235 km/h.

Dados sobre mecânica Novo Audi A5 BMW 320i
Potência 272 cv 184 cv
Torque 40,8 kgfm 30,6 kgfm
Aceleração 0 a 100 km/h 5,9 s 7,1 s
Velocidade máxima 210 km/h 235 km/h

Visual renovado e elegante

O sedã de luxo que chega na sua terceira geração tem um visual renovado com linhas minimalistas e fluídas, além de dimensões maiores graças à nova plataforma. Ele cresceu principalmente nas medidas de comprimento e entre-eixos, com um aumento de quase 7 cm em cada.

Comprimento Altura Largura (sem retrovisores) Entre-eixos Capacidade porta-malas
4,83 m 1,41 m 1,86 m 2,89 m 445 litros

Na dianteira, os faróis full LED dianteiros foram redesenhados e estão mais afilados, enquanto a tradicional grade single frame em formato de favo de mel ficou mais larga e estreita. O logo das quatro argolas está em destaque em uma tonalidade mais escurecida e as entradas de ar ganharam um formato mais aerodinâmico.

As rodas do Audi A5 chamam atenção pelo aro 20 e são as mesmas utilizadas em linhas europeias. O automóvel está disponível em tons de branco, cinza, azul, vermelho e preto:

  • Branco Arkona (sólida), Branco Geleira (metálica);
  • Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte (metálicas);
  • Preto Mito (metálica);
  • Vermelho Granadina (metálica);
  • Cinza Daytona (perolizada).

Ele também possui um detalhe bem diferente e moderno: as maçanetas ficam embutidas no veículo de forma bem discreta e elegante.

Interior moderno e conectado

No interior, o modelo é totalmente digitalizado com vários comandos para o motorista na porta, além do painel de instrumentos de 11,9 polegadas e multimídia de 14,5, duas telas bem grandes e personalizáveis que controlam a maior parte das funções do carro. Isso é ótimo para quem gosta do ambiente digital, mas aqueles que preferem os comandos por botões, provavelmente sentirão falta deles no interior do A5.

Um grande diferencial do modelo é o teto solar panorâmico em que o motorista pode alternar entre várias regulagens de transparência para a maior ou menor entrada de luz. São seis opções de níveis de opacidade.

O acabamento interno é na cor preta e soft touch com ambiente luminoso que pode ser personalizado em até 30 cores. No console há portas de carregamento USB-C, carregador por indução e porta-copos, enquanto os bancos são uma mistura de couro legítimo e sintético. Os dianteiros possuem regulagem elétrica, memória de posição e apoio para a lombar.

Já o ar-condicionado possui três zonas com climatização individualizada, com duas regulagens para os bancos dianteiros e uma para os traseiros. O sistema de som possui 10 alto falantes para uma experiência sonora premium.

Quais tecnologias o Audi A5 oferece

Além da abertura elétrica do porta-malas, um grande diferencial do modelo é o teto solar panorâmico em que o motorista pode alternar entre várias regulagens de transparência para a maior ou menor entrada de luz. São seis opções de níveis de opacidade.

O modelo ainda possui uma série de tecnologias voltadas para a segurança com um pacote ADAS bem completo e funções como:

  • Alerta de saída de faixa;
  • Sensores na frente, laterais e traseira;
  • Assistência de de desvio, conversão, estacionamento, frenagem de emergência, etc;
  • Controle de cruzeiro adaptativo;
  • Detector de atenção e sonolência do motorista, entre vários outros.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Bianca Mendes 14 de julho de 2025

R$ 380 mil é um preço bem competitivo mesmo! Mas essa mudança de nomenclatura não vai confundir os consumidores? E qual motor vem no A5? Será que mantém a mesma confiabilidade do antigo A4? Queria saber mais sobre o consumo e se vem com tração integral.

Avatar
Deixe um comentário