Novo Audi A5 vem para substituir modelo A4 por R$ 380 mil

Modelo chega ao Brasil em versão única com motor a combustão, estreando nova nomenclatura da marca, muita tecnologia e potência

Audi A5 na estrada
Audi A5 Sedan Performance S Edition Quattro veio para substituir a linha A4 no Brasil (Fotos: Audi | Divulgação)
Por Julia Vargas
Publicado em 14/07/2025 às 17h00

Para dar continuidade a uma nova fase da marca no Brasil, a Audi lança o novo A5 sedan, que chega em versão única com preço de pré-venda de R$ 379.990. Com esse valor competitivo e um motor bastante potente, o modelo deve ameaçar a concorrência, especialmente o BMW 320i.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Apesar da denominação A5, muitos motoristas podem identificar esse carro como uma nova versão do Audi A4 e, na prática, é mais ou menos isso. Acontece que a marca alemã está com um novo sistema de nomenclaturas em que os veículos a combustão terminam com números ímpares, enquanto os elétricos finalizam com pares.

VEJA TAMBÉM:

Por isso a montadora teve que mudar a lógica de algumas linhas e no Brasil o novo A5 vem justamente para substituir o antigo A4 que sempre utilizou o motor a combustão. A previsão é de que as primeiras unidades do sedã sejam entregues a partir de setembro.

Novo Audi A5 é potente e tem nova plataforma

A única versão que vem para o Brasil é a Sedan Performance S edition quattro, que estreia uma nova arquitetura com a Plataforma Premium a Combustão (PPC). O foco é na experiência de condução, por isso o sedã de luxo possui a suspensão esportiva S.

O modelo ainda conta com o motor EA888 evo5, um 2.0 turbo FSI de quatro cilindros em linha que estreia no Brasil. A transmissão automática é S Tronic de sete velocidades com tração quattro exclusiva e tecnologia Ultra.

Audi A5 traseira
Audi A5 conta com tração cuattro exclusiva que consegue transferir até 50% do torque para o eixo traseiro.

A partir desse conjunto ele oferece 272 cv de potência e torque de 40,8 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 5,9 segundos, enquanto a velocidade máxima atinge os 210 km/h e é limitada eletronicamente.

Em comparação com o seu principal concorrente, o Audi A5 é bem mais potente, já que o BMW 320i conta com 184 cv, 30,6 kgfm, aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima é de 235 km/h.

Dados sobre mecânica Novo Audi A5 BMW 320i
Potência 272 cv 184 cv
Torque 40,8 kgfm 30,6 kgfm
Aceleração 0 a 100 km/h 5,9 s 7,1 s
Velocidade máxima 210 km/h 235 km/h

Visual renovado e elegante

O sedã de luxo que chega na sua terceira geração tem um visual renovado com linhas minimalistas e fluídas, além de dimensões maiores graças à nova plataforma. Ele cresceu principalmente nas medidas de comprimento e entre-eixos, com um aumento de quase 7 cm em cada.

Comprimento Altura Largura (sem retrovisores) Entre-eixos Capacidade porta-malas
4,83 m 1,41 m 1,86 m 2,89 m 445 litros

Na dianteira, os faróis full LED dianteiros foram redesenhados e estão mais afilados, enquanto a tradicional grade single frame em formato de favo de mel ficou mais larga e estreita. O logo das quatro argolas está em destaque em uma tonalidade mais escurecida e as entradas de ar ganharam um formato mais aerodinâmico.

As rodas do Audi A5 chamam atenção pelo aro 20 e são as mesmas utilizadas em linhas europeias. O automóvel está disponível em tons de branco, cinza, azul, vermelho e preto:

  • Branco Arkona (sólida), Branco Geleira (metálica);
  • Azul Ascari, Azul Firmamento, Azul Horizonte (metálicas);
  • Preto Mito (metálica);
  • Vermelho Granadina (metálica);
  • Cinza Daytona (perolizada).

Ele também possui um detalhe bem diferente e moderno: as maçanetas ficam embutidas no veículo de forma bem discreta e elegante.

Interior moderno e conectado

No interior, o modelo é totalmente digitalizado com vários comandos para o motorista na porta, além do painel de instrumentos de 11,9 polegadas e multimídia de 14,5, duas telas bem grandes e personalizáveis que controlam a maior parte das funções do carro. Isso é ótimo para quem gosta do ambiente digital, mas aqueles que preferem os comandos por botões, provavelmente sentirão falta deles no interior do A5.

Um grande diferencial do modelo é o teto solar panorâmico em que o motorista pode alternar entre várias regulagens de transparência para a maior ou menor entrada de luz. São seis opções de níveis de opacidade.

O acabamento interno é na cor preta e soft touch com ambiente luminoso que pode ser personalizado em até 30 cores. No console há portas de carregamento USB-C, carregador por indução e porta-copos, enquanto os bancos são uma mistura de couro legítimo e sintético. Os dianteiros possuem regulagem elétrica, memória de posição e apoio para a lombar.

Já o ar-condicionado possui três zonas com climatização individualizada, com duas regulagens para os bancos dianteiros e uma para os traseiros. O sistema de som possui 10 alto falantes para uma experiência sonora premium.

Quais tecnologias o Audi A5 oferece

Além da abertura elétrica do porta-malas, um grande diferencial do modelo é o teto solar panorâmico em que o motorista pode alternar entre várias regulagens de transparência para a maior ou menor entrada de luz. São seis opções de níveis de opacidade.

O modelo ainda possui uma série de tecnologias voltadas para a segurança com um pacote ADAS bem completo e funções como:

  • Alerta de saída de faixa;
  • Sensores na frente, laterais e traseira;
  • Assistência de de desvio, conversão, estacionamento, frenagem de emergência, etc;
  • Controle de cruzeiro adaptativo;
  • Detector de atenção e sonolência do motorista, entre vários outros.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Bianca Mendes 14 de julho de 2025

R$ 380 mil é um preço bem competitivo mesmo! Mas essa mudança de nomenclatura não vai confundir os consumidores? E qual motor vem no A5? Será que mantém a mesma confiabilidade do antigo A4? Queria saber mais sobre o consumo e se vem com tração integral.

Avatar
Deixe um comentário