Modelo chega ao Brasil em versão única com motor a combustão, estreando nova nomenclatura da marca, muita tecnologia e potência
Para dar continuidade a uma nova fase da marca no Brasil, a Audi lança o novo A5 sedan, que chega em versão única com preço de pré-venda de R$ 379.990. Com esse valor competitivo e um motor bastante potente, o modelo deve ameaçar a concorrência, especialmente o BMW 320i.
Apesar da denominação A5, muitos motoristas podem identificar esse carro como uma nova versão do Audi A4 e, na prática, é mais ou menos isso. Acontece que a marca alemã está com um novo sistema de nomenclaturas em que os veículos a combustão terminam com números ímpares, enquanto os elétricos finalizam com pares.
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Por isso a montadora teve que mudar a lógica de algumas linhas e no Brasil o novo A5 vem justamente para substituir o antigo A4 que sempre utilizou o motor a combustão. A previsão é de que as primeiras unidades do sedã sejam entregues a partir de setembro.
A única versão que vem para o Brasil é a Sedan Performance S edition quattro, que estreia uma nova arquitetura com a Plataforma Premium a Combustão (PPC). O foco é na experiência de condução, por isso o sedã de luxo possui a suspensão esportiva S.
O modelo ainda conta com o motor EA888 evo5, um 2.0 turbo FSI de quatro cilindros em linha que estreia no Brasil. A transmissão automática é S Tronic de sete velocidades com tração quattro exclusiva e tecnologia Ultra.
A partir desse conjunto ele oferece 272 cv de potência e torque de 40,8 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 5,9 segundos, enquanto a velocidade máxima atinge os 210 km/h e é limitada eletronicamente.
Em comparação com o seu principal concorrente, o Audi A5 é bem mais potente, já que o BMW 320i conta com 184 cv, 30,6 kgfm, aceleração de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima é de 235 km/h.
Dados sobre mecânica | Novo Audi A5 | BMW 320i |
---|---|---|
Potência | 272 cv | 184 cv |
Torque | 40,8 kgfm | 30,6 kgfm |
Aceleração 0 a 100 km/h | 5,9 s | 7,1 s |
Velocidade máxima | 210 km/h | 235 km/h |
O sedã de luxo que chega na sua terceira geração tem um visual renovado com linhas minimalistas e fluídas, além de dimensões maiores graças à nova plataforma. Ele cresceu principalmente nas medidas de comprimento e entre-eixos, com um aumento de quase 7 cm em cada.
Comprimento | Altura | Largura (sem retrovisores) | Entre-eixos | Capacidade porta-malas |
---|---|---|---|---|
4,83 m | 1,41 m | 1,86 m | 2,89 m | 445 litros |
Na dianteira, os faróis full LED dianteiros foram redesenhados e estão mais afilados, enquanto a tradicional grade single frame em formato de favo de mel ficou mais larga e estreita. O logo das quatro argolas está em destaque em uma tonalidade mais escurecida e as entradas de ar ganharam um formato mais aerodinâmico.
As rodas do Audi A5 chamam atenção pelo aro 20 e são as mesmas utilizadas em linhas europeias. O automóvel está disponível em tons de branco, cinza, azul, vermelho e preto:
Ele também possui um detalhe bem diferente e moderno: as maçanetas ficam embutidas no veículo de forma bem discreta e elegante.
No interior, o modelo é totalmente digitalizado com vários comandos para o motorista na porta, além do painel de instrumentos de 11,9 polegadas e multimídia de 14,5, duas telas bem grandes e personalizáveis que controlam a maior parte das funções do carro. Isso é ótimo para quem gosta do ambiente digital, mas aqueles que preferem os comandos por botões, provavelmente sentirão falta deles no interior do A5.
Um grande diferencial do modelo é o teto solar panorâmico em que o motorista pode alternar entre várias regulagens de transparência para a maior ou menor entrada de luz. São seis opções de níveis de opacidade.
O acabamento interno é na cor preta e soft touch com ambiente luminoso que pode ser personalizado em até 30 cores. No console há portas de carregamento USB-C, carregador por indução e porta-copos, enquanto os bancos são uma mistura de couro legítimo e sintético. Os dianteiros possuem regulagem elétrica, memória de posição e apoio para a lombar.
Já o ar-condicionado possui três zonas com climatização individualizada, com duas regulagens para os bancos dianteiros e uma para os traseiros. O sistema de som possui 10 alto falantes para uma experiência sonora premium.
Além da abertura elétrica do porta-malas, um grande diferencial do modelo é o teto solar panorâmico em que o motorista pode alternar entre várias regulagens de transparência para a maior ou menor entrada de luz. São seis opções de níveis de opacidade.
O modelo ainda possui uma série de tecnologias voltadas para a segurança com um pacote ADAS bem completo e funções como:
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R$ 380 mil é um preço bem competitivo mesmo! Mas essa mudança de nomenclatura não vai confundir os consumidores? E qual motor vem no A5? Será que mantém a mesma confiabilidade do antigo A4? Queria saber mais sobre o consumo e se vem com tração integral.