Novo Honda Civic Híbrido eleva os sedãs a um patamar superior
Motorização híbrida, eficiência, conforto e estilo são alguns dos predicados do novo Honda Civic, que ainda é recheado de tecnologia
Motorização híbrida, eficiência, conforto e estilo são alguns dos predicados do novo Honda Civic, que ainda é recheado de tecnologia
A Honda lançou o novo Civic no mercado brasileiro. O sedã, que há mais de 30 anos é um dos modelos mais cobiçados do mercado, chega mais moderno e alinhado com as novas premissas de mobilidade.
Ninguém nunca questionou a qualidade e confiabilidade do Civic. E nem deveria, afinal quem tem um Honda não quer vender e quem não tem sonha com modelo na marca na garagem.
Mas para os dias de hoje, é preciso ir além e a nova geração do sedã chega com um moderno conjunto híbrido, e:HEV, além do consagrado sistema de assistência a condução Honda SENSING. Tudo isso, “embalado” por um estilo sofisticado e nível de refinamento que faz do novo Honda Civic, uma referência no segmento premium.
VEJA TAMBÉM:
O sedã tem estilo sofisticado, com linhas minimalistas. Nada de vincos em excesso, o Civic segue uma linguagem estética elegante, assim como seu irmão maior Accord. Destaque para as belas rodas aro 17, que garantem refinamento e esportividade ao sedã.
Seus 4,48 m de comprimento fazem do novo Honda Civic Híbrido um carro imponente. São 2,73 m de distância entre os eixos. Isso se traduz em muito espaço para todos os cinco ocupantes. O porta-malas comporta generosos 495 litros de volume, o que faz dele um carro prático para as necessidades do cotidiano. Um automóvel ideal também para viajar.
O novo Honda Civic chega ao mercado com o sistema híbrido e:HEV. Ele é composto por um motor 2.0, de ciclo Atkinson, de 145 cv e 17,8 kgfm de torque. O motor é combinado com uma unidade elétrica compacta, mas extremamente potente. Ele entrega impressionantes 184 cv e 32,1 kgfm de torque. Ou seja, é força e potência de sobra.
Ao contrário dos demais híbridos oferecidos no Brasil, em que o motor elétrico é um auxiliar da unidade a combustão, o novo Honda Civic inverte essa lógica. O protagonismo fica a cargo da unidade a eletricidade, tanto que o Civic utiliza uma transmissão CVT com marcha única, num conceito semelhante aos dos automóveis puramente elétricos.
O motor a combustão assume uma função auxiliar, atuando quando há necessidade de manter velocidades de cruzeiro, como numa rodovia, assim como gerador de eletricidade para as baterias. Mas na cidade, quem manda é o motor elétrico.
A Honda entende que quanto menos o motor a combustão for acionado, menor são as emissões de gazes na atmosfera. E como os centros urbanos concentram um volume muito grande de emissões, o novo Civic Híbrido contribui para deixar o ar das cidades mais limpo.
Para se ter uma ideia, o consumo do novo Honda Civic Híbrido, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) é de 18,3 km/l (urbano) e 15,9 km/l (rodoviário). Lembrando que o sedã só pode ser abastecido com gasolina.
Apenas para comparar, novo Honda Civic híbrido é três vezes mais eficiente, que um Civic de três gerações atrás. E por falar em números, a autonomia urbana do Civic é de 732 km. Ou seja, o sedã evoluiu de dentro para fora e o planeta agradece.
O Honda SENSING é um sistema de segurança e assistência a condução que conta com uma câmera localizada na parte superior do para-brisas que monitora o que acontece ao redor do novo Civic Híbrido. As informações são processadas por uma central que aciona diversas funcionalidades para garantir segurança e conveniência ao condutor.
O novo Honda Civic Híbrido conta com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à frente. Agora com uma nova função para acompanhamento em baixa velocidade, ideal para o dia a dia na cidade.
Além do ACC, o novo Honda Civic Híbrido conta com o LKAS, sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas faixas de rodagem.
Já o RDM é um sistema que detecta a evasão das faixas e ajusta a direção com o objetivo de evitar possíveis acidentes.
O Honda SENSING conta também com CMBS, sistema emite um alerta sonoro e visual, ao detectar uma situação de possível colisão frontal, se necessário aciona automaticamente os freios para maior segurança do condutor.
Por fim, o sistema conta ainda com o AHB, ajuste automático dos faróis, alternando entre farol alto e farol baixo, de acordo com a situação, resultando em mais conforto e segurança.
No Brasil, a legislação o obriga que um carro venha de fábrica dom dois airbags frontais. Mas no caso do novo Civic Híbrido, foram instaladas oito bolsas infláveis. Além dos convencionais airbags frontais, há cortinas e quatro bolsas laterais, para proteção torácica de quem viaja tanto a frente, quanto no banco de trás.
O novo Honda Civic Híbrido conta com controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, monitor de pressão do pneus (TPMS) assim como sistema Isofix, para fixação de assentos infantis.
Ainda em termos de segurança, o novo sedã da Honda conta com sensores traseiros e dianteiros de manobra, além de câmera de ré e LaneWatch, assistente para redução de ponto cego, que conta com uma câmera instalada no retrovisor direito, acionada quando a seta para a direita é ligada, transmitindo a imagem do lado direito do veículo diretamente na tela do multimídia, aumentando o ângulo de visão em até 4 vezes e auxiliando o motorista em manobras como mudança de pista e conversões.
O novo Honda Civic Híbrido é um carro sofisticado, que oferece acabamento impecável e montagem precisa, como é de praxe na marca japonesa. Bancos, volante, descanso central e painéis das portas com revestimento em couro, acabamento soft touch.
O layout do painel é sofisticado, moderno e elegante, com foco na funcionalidade. Os comandos ficam próximos das mãos, garantido boa ergonomia e facilidade aos acessos.
O novo Honda Civic Híbrido conta com quadro de instrumentos digital, multimídia (com conexão para Apple CarPlay, Android Auto, câmera de ré e Lane Watch, assim como portas USB e carregamento por indução. O sedã ainda oferece ar-condicional digital de duas zonas, partida sem chave, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos (com rebatimento) e teto solar elétrico.
Destaque também para o myHonda Connect, a nova plataforma de conectividade da marca. Por meio de um app no smartphone, o motorista pode se conectar ao seu Civic Híbrido e tem acesso a diversas funcionalidades, como localizar o veículo, monitorar o deslocamento do veículo no mapa e até mesmo limitar um perímetro e velocidade máxima, recebendo notificações caso esses parâmetros sejam excedidos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |