Novo Mercedes Classe C é lançado no Brasil

Estivemos no lançamento da quinta geração do Classe C, que ganhou um sistema híbrido e tem preços que partem de R$ 187.900

Mercedes-Benz C200 EQ Boost é um carro 'levemente' híbrido
Por Sérgio Melo
Especial para o AutoPapo
Publicado em 11/10/2018 às 16h30
Atualizado em 11/08/2022 às 16h04

A Mercedes-Benz apresentou, essa semana em São Paulo, os novos Mercedes Classe C da quinta geração, que acabam de receber atualização de meia vida. A maior novidade está no C 200 EQ boost. No lugar do alternador, peça que normalmente recarrega a bateria, ele tem um componente diferente. Preços vão de R$ 187.900 a R$ 259.900.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Além da função tradicional, ele funciona como um motor elétrico, fornecendo 14 cavalos a mais para o veículo nos momentos de aceleração. Outra função dessa peça é acionar a partida do motor, por meio da correia de acessórios, sem nenhuma engrenagem.

Além de melhorar o desempenho e a economia de combustível, já que a energia das desacelerações é utilizada para carregar a bateria, o sistema proporciona funcionamento muito mais suave do start/stop nas paradas. Pela facilidade de religar o motor, ele também permitiu a adoção da “banguela eletrônica”, que desengrena a transmissão e desliga o motor nas descidas.

Vale lembrar que isso não traz perigo ou desconforto nesse carro, já que o freio, direção e ar condicionado são elétricos e continuam funcionando enquanto o motor está parado. O Mercedes Classe C tem duas baterias: uma normal de 12 volts e outra de 48. A última tem alta capacidade e vida útil de 10 anos, conforme o fabricante, que não soube informar o preço de reposição.

Agora, todas as versões do Mercedes Classe C, C180 Avantgarde, C180 Exclusive, C 300 Sport, e a própria EQ Boost contam com sete airbags; controles de tração e estabilidade; faróis de led; lanternas traseiras com o desenho da letra “c”; para-choque dianteiro remodelado; rodas novas; central multimídia com tela de 5,5 polegadas e espelhamento Android e iOS; saída de ar condicionado para os passageiros traseiros; e assistente de frenagem ativa que chega a parar sozinho ou minimizar os danos, dependendo da velocidade.

Estivemos no lançamento da quinta geração do Mercedes Classe C, que ganhou um sistema híbrido e tem preços que partem de R$ 187.900

A EQ Boost tem ainda painel com tela de LCD, como nos celulares, que permite alterar a aparência das informações de três formas diferentes. Apesar do preço e da categoria do veículo, faltaram tecnologias que já estão presentes em concorrentes mais baratos, como chaves presenciais que abrem as portas pela aproximação; sistema autônomo de manutenção de faixa; supervisão de pontos cegos nos retrovisores; sistema automático de controle de velocidade adaptativo (cuida do acelerador e do freio para você em meio ao tráfego); ou a seta temporizada.

Andamos apenas no Mercedes Classe C EQ Boost. Ele tem bastante fôlego, com quase 200 cavalos de potência total, contando os 14 cv do sistema elétrico e o motor turbo. E essas duas coisas funcionam muito bem!

O motor elétrico proporciona respostas rápidas e o motor a gasolina com turbo compressor tem reações um pouco mais lentas. Assim, eles formam um casamento perfeito, com as duas tecnologias juntas proporcionando desempenho muito interessante.

O acabamento interno do Mercedes Classe C é elogiável, assim como o silêncio a bordo também agrada, quase não se escuta os ruídos do motor, vento ou suspensão. Na estrada, em velocidade de cruzeiro, é quase como um veículo elétrico.

Por fim, o interior é bastante espaçoso. Sobra espaço, tanto na frente quanto atrás, com muita folga para os joelhos de todos. Os bancos são anatômicos e muito confortáveis, exceto o da posição traseira central. Embora tenha cinto de três pontos e encosto de cabeça, ele não oferece boa estabilidade para o ocupante.

Fabricado em Iracemápolis, São Paulo, o novo Mercedes Classe C estará nas concessionárias a partir de novembro.

Preços do novo Mercedes Classe C:

  • C 180 Avantgarde: R$ 187.900
  • C 180 Exclusive: R$ 188.900
  • C 200 EQ Boost: R$ 228.900
  • C 300 Sport: R$ 259.900

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado com as últimas notícias do universo automobilístico

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Infinito Particular 17 de outubro de 2018

Gastar R$ 188.000 em um carro de 156cv é para quem gosta mesmo da marca e para quem pode. Mas quem gosta de dirigir vai preferir uma BMW série 3 com 184cv por R$ 150.000.

Avatar
Volin Rabah 23 de novembro de 2018

Concordo que o preço está proibitivo. É um carro honesto (em desempenho), não espere brutalidade, pois não é o foco… Série 3 está barata porque tem nova geração chegando, da qual, infelizmente, virá com preços semelhantes.

Avatar
Deixe um comentário