Novo Fiat Panda dará vida a picape e três SUVs globais
Fiat se inspira em estratégia brasileira para ganhar participação global, com cinco novos produtos com mesma base e motores
Fiat se inspira em estratégia brasileira para ganhar participação global, com cinco novos produtos com mesma base e motores
Se no Brasil a Fiat consolidou sua posição com Uno, Palio e Strada, na Europa quem reina soberano é o Panda. O compacto italiano (que foi inspiração para o Uno duas vezes) se prepara para receber sua quarta geração.
VEJA TAMBÉM:
A Fiat anunciou seu plano estratégico para até 2027 para o mercado global. A italiana quer ampliar sua presença no Velho Mundo, onde ela vende bem basicamente na Itália e Turquia. O plano também prevê avanço em mercados asiáticos e africanos.
Para isso, ela prepara uma nova família de automóveis, com grande sinergia de componentes, motorizações e um posicionamento jovial, já que precisa disputar mercado com primos como Citroën, Peugeot e Opel no segmento generalista.
Os carros compartilharão nova plataforma global e motores, que serão a combustão (gasolina ou gás liquefeito), híbrido leve, híbrido plug-in e 100% elétricos. Uma estratégia muito parecida com a que a Stellantis já traçou para o mercado brasileiro e restante da América Latina nos próximos anos.
Assim, o novo Panda deixará de ser um hatch e assumirá forma de SUV. O carrinho também inaugurará uma nova identidade visual da marca, que explora formas retilíneas, com vincos acentuados e elementos ovalados, que segundo a marca é uma referência direta à arquitetura da icônica fábrica de Lingotto, em Turim, com sua famosa pista de testes no telhado.
Por hora tudo é apenas conceitual e digital. No entanto, a Fiat garante que as projeções não são um mero estudo, mas determinam os novos lançamentos da marca até 2027.
A versão picape do Panda tem inspiração direta na Strada, mas não esteticamente, mas em termos de engenharia e estrutura. A idéia é aproveitar a mesma plataforma do SUV e alongar o balanço traseiro.
O comprimento alongado também servirá de base para um novo SUV cupê que eles também deverão chamar de Fastback. A italiana ainda anunciou uma derivação SUV convencional e por fim uma derivação off road, mais robusta.
O primeiro modelo chega em julho, como parte das comemorações dos 125 anos da Fiat. Com o novo Panda a marca quer reduzir custos e gerar escala com o compartilhamento de plataforma e motores. Para o Brasil e região, não há chances de o Panda e seus irmãos desembarcarem por aqui. No entanto, o que deverá ocorrer no futuro, será a implementação da nova plataforma global, para racionalizar os custos de produção.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |