VW ‘apresenta’ novo SUV para concorrer com Pulse
Volkswagen utiliza palco do Rock in Rio para apresentar seu novo SUV compacto, que chega para engrossar disputa com Fiat Pulse e Renault Kardian
Volkswagen utiliza palco do Rock in Rio para apresentar seu novo SUV compacto, que chega para engrossar disputa com Fiat Pulse e Renault Kardian
A Volkswagen revelou nesta quarta-feira (11) o seu novo SUV compacto. O pequeno VW chega para se posicionar abaixo do Nivus e tem como principais concorrentes os aventureiros Fiat Pulse e Renault Kardian. A marca que já lidera o segmento SUV com o T-Cross, quer ganhar mercado na base da categoria.
O SUV é mais um modelo derivado do projeto do Polo, construído sobre a plataforma modular MQB A0, derivação simplificada da MQB, utilizada na versão Track do hatch alemão. O modelo foi totalmente desenvolvido pelo time de design e engenharia do Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Sob o capô, a VW irá aplicar a unidade 170 TSI. Trata-se do mesmo motor 1.0 turbo das versões mais qualificadas do Polo, com potência ajustada para 116 cv e torque de 17 kgfm. Como há uma lacuna de quase R$ 17 mil entre a versão mais simples do Nivus (Sense) e a Comfortline, há espaço para a VW posicionar uma opção mais potente, com motor 200 TSI 1.0 de 128 cv e 20 kgfm de torque.
O aventureiro também deverá contar com opções de transmissão manual de cinco marchas e automática de seis velocidades. Já a suspensão recorre à configuração padrão entre os compactos, com conjunto independente McPherson (frente) e eixo de torção (atrás), com freios a disco nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras.
Por dentro, o SUV oferecerá itens já presentes em Polo e Nivus. Quadro de instrumentos digital, multimídia VW Play, direção elétrica, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos fazem parte da lista padrão. Também é esperado recursos de assistência à condução para as versões mais caras. No entanto, ainda é cedo para precisar como será a linha.
Mas fato é que a sua chegada é justamente para colocar a Volks na base do segmento SUV. Hoje o Nivus não consegue competir em preços com Pulse e Kardian na base do segmento.
Enquanto a versão Sense 200 TSI parte de R$ 120 mil, a opção mais simples do italiano começa em R$ 104 mil e o francês tem valor inicial de R$ 112.790. Ou seja, no mercado concorrido dos SUVs compactos, qualquer real pode significar a compra ou a desistência.
Assim, o novo SUV da VW chega para justamente ocupar essa lacuna de quase R$ 20 mil. Claro que os valores ainda não foram divulgados e só serão revelados no lançamento oficial, que acontecerá em 2025. Mas o novo Volks deixa claro que a marca quer se posicionar em todas as faixas do segmento, que ainda terá a companhia do inédito Citroën Basalt até o final do ano.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Olá, Marcelo !
Por favor, “ar condicionado” NÃO TEM hífen !
Será um novo hatch “SUVizado”?
Ha Há Ha. A VW quer dizer que tal suv nivus dela é muito grande pra concorrer com o pulse,e por isso vão fazer um “suv” menor??