VW ‘apresenta’ novo SUV para concorrer com Pulse

Volkswagen utiliza palco do Rock in Rio para apresentar seu novo SUV compacto, que chega para engrossar disputa com Fiat Pulse e Renault Kardian

NOVO SUV VW
Teaser do novo SUV da VW não revela muito, mas é sabido que custará menos que o Nivus (Foto: VW | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Com Eduardo Rodrigues
Publicado em 11/09/2024 às 19h09
Atualizado em 16/09/2024 às 15h14

A Volkswagen revelou nesta quarta-feira (11) o seu novo SUV compacto. O pequeno VW chega para se posicionar abaixo do Nivus e tem como principais concorrentes os aventureiros Fiat Pulse e Renault Kardian. A marca que já lidera o segmento SUV com o T-Cross, quer ganhar mercado na base da categoria.

O SUV é mais um modelo derivado do projeto do Polo, construído sobre a plataforma modular MQB A0, derivação simplificada da MQB, utilizada na versão Track do hatch alemão. O modelo foi totalmente desenvolvido pelo time de design e engenharia do Brasil.

a5ec8938 391a 4a3a 8de0 dd14fb3451fd
Com uma edição é possível perceber melhor o desenho da dianteira (Foto: VW | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

Sob o capô, a VW irá aplicar a unidade 170 TSI. Trata-se do mesmo motor 1.0 turbo das versões mais qualificadas do Polo, com potência ajustada para 116 cv e torque de 17 kgfm. Como há uma lacuna de quase R$ 17 mil entre a versão mais simples do Nivus (Sense) e a Comfortline, há espaço para a VW posicionar uma opção mais potente, com motor 200 TSI 1.0 de 128 cv e 20 kgfm de torque.

NOVO SUV VW ATRAS DA TELA
Ainda sem nome, novo SUV da VW está protegido por uma “gaiola” no stand da marca no Rock in Rio (Fotos: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)

O aventureiro também deverá contar com opções de transmissão manual de cinco marchas e automática de seis velocidades. Já a suspensão recorre à configuração padrão entre os compactos, com conjunto independente McPherson (frente) e eixo de torção (atrás), com freios a disco nas rodas dianteiras e tambores nas traseiras.

Conteúdos do novo SUV da VW

Por dentro, o SUV oferecerá itens já presentes em Polo e Nivus. Quadro de instrumentos digital, multimídia VW Play, direção elétrica, ar-condicionado, vidros e retrovisores elétricos fazem parte da lista padrão. Também é esperado recursos de assistência à condução para as versões mais caras. No entanto, ainda é cedo para precisar como será a linha.

Mas fato é que a sua chegada é justamente para colocar a Volks na base do segmento SUV. Hoje o Nivus não consegue competir em preços com Pulse e Kardian na base do segmento.

Enquanto a versão Sense 200 TSI parte de R$ 120 mil, a opção mais simples do italiano começa em R$ 104 mil e o francês tem valor inicial de R$ 112.790. Ou seja, no mercado concorrido dos SUVs compactos, qualquer real pode significar a compra ou a desistência.

Assim, o novo SUV da VW chega para justamente ocupar essa lacuna de quase R$ 20 mil. Claro que os valores ainda não foram divulgados e só serão revelados no lançamento oficial, que acontecerá em 2025. Mas o novo Volks deixa claro que a marca quer se posicionar em todas as faixas do segmento, que ainda terá a companhia do inédito Citroën Basalt até o final do ano.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
RuyJr 13 de setembro de 2024

Olá, Marcelo !

Por favor, “ar condicionado” NÃO TEM hífen !

Avatar
Polvo 12 de setembro de 2024

Será um novo hatch “SUVizado”?

Avatar
Paulo 12 de setembro de 2024

Ha Há Ha. A VW quer dizer que tal suv nivus dela é muito grande pra concorrer com o pulse,e por isso vão fazer um “suv” menor??

Avatar
Deixe um comentário