Novos BMW M3 e M4 oferecem transmissão manual e até 510 cv de potência
Com grades maiores, superesportivos chegam ao mercado em 2021 equipados com modo drift e opção de tração integral
Com grades maiores, superesportivos chegam ao mercado em 2021 equipados com modo drift e opção de tração integral
A BMW acaba de apresentar os novos M3 Sedan e M4 Coupé. Equipados com a última versão dos motores BMW TwinPower Turbo S58 em linha de 3.0 litros com 510 cv, os modelos também oferecem a opção da tradicional transmissão manual de 6 velocidade.
Quatro configurações serão oferecidas no lançamento global, em março de 2021. Todas elas com tração traseira.
O M3 Sedan será equipado com transmissão manual e o M3 Competition Sedan com transmissão automática. A mesma lógica serve para o cupê: o M4 Coupé com transmissão manual e M4 Competition Coupé com transmissão automática.
Ainda no ano que vem os modelos Competition receberão a opção M xDrive (tração integral).
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Os novos BMW M3 e M4 possuem cores exclusivas de pintura externa, rodas forjadas de liga leve M e teto de fibra de carbono.
Por dentro, destaque para a assinatura M que inclui detalhes em vermelho para os botões M no volante de couro e o botão start/stop no console central. A alavanca seletora de marcha com interruptor Drivelogic nas versões Competition é revestida em couro com um logotipo M embutido e costuras nas cores M GmbH.
Os modelos também contam com acabamento interno opcional em fibra de carbono.
O novo motor S58 oferece 480 cv a 6.250 rpm e 550 Nm de torque entre 2.650 e 6.130 rpm. Isso permite que o M3 Sedan e o M4 Coupe acelerem de 0 a 100km/h em 4,2 segundos no caminho para uma velocidade máxima de 250km/h ou 290km/h quando o Pacote M Driver for equipado.
Já o motor S58 das versões Competition é ajustado para produzir 510 cv a 6.250 rpm e 650 Nm de torque entre 2.750 e 5.500 rpm e reduzir o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h para 3,9 segundos e obter velocidades superiores semelhantes de 250 km/h ou 290 km/h. Todos os modelos atingem a faixa vermelha do conta-giros em 7.200 rpm.
Em um segmento cada vez mais desprovido de experiência de direção clássica, os novos modelos BMW M3 e M4 oferecerem a opção de tração traseira e transmissão manual de 6 velocidades. As mudanças de marcha curtas e precisas fazem sua parte para aumentar a conexão entre o motorista e o carro.
Um assistente de mudança de marcha melhora a estabilidade direcional durante uma condução mais dinâmica, combinando as rotações do motor durante as reduções de marcha. Este sistema pode ser desligado por meio do menu iDrive por motoristas mais experientes.
Outro bônus da opção com transmissão manual é a redução de peso de 22 quilos em relação à transmissão automática M Steptronic de 8 velocidades e uma distribuição de peso aprimorada.
Os novos BMW M3 e M4 incluem sistemas de resfriamento de água e óleo projetados para resistir às altas temperaturas do uso em pista. As grandes entradas dianteiras garantem fluxo de ar suficiente para os radiadores de baixa e alta temperatura na parte superior da abertura da grade.
Já o fluxo de ar da área inferior é usado para resfriar o óleo do motor e nos modelos Competition há um resfriador independente.
O sistema de escape duplo nos novos M3 e M4 foi ajustado com foco em desempenho e sonorização. Os flaps controlados eletricamente fornecem níveis de som confortáveis, reduzindo as frequências sonoras intrusivas.
O usuário tem à disposição a possibilidade de selecionar os modos de condução SPORT ou SPORT + e então aumentar a intensidade do ronco do escapamento para coincidir com a sensação dinâmica do veículo.
Há ainda o botão de som M que permite que o motorista reduza a nota do motor quando desejado e funciona em qualquer modo de direção.
Os BMW M3 e M4 2021 se beneficiam de melhorias na carroceria e no chassi (em relação às versões que não integram a família M). A suspensão M Adaptativa com amortecedores controlados eletronicamente oferece controle preciso com conforto e agilidade.
O sistema de frenagem integrado M oferece duas configurações selecionadas pelo motorista para sentir o pedal do freio. O controle de tração M traz uma nova função integrada ao controle de estabilidade que ajusta a sensibilidade de subesterço e sobresterço em 10 diferentes estágios, com base nas preferências e necessidades do motorista.
Os componentes dos freios padrão M foram desenvolvidos especialmente para os novos BMW M3 e M4 e apresentam um sistema dianteiro composto por pinça fixa de seis pistões com discos de 380mm e pinças flutuantes de pistão único traseiros com discos de 370mm.
Os freios opcionais de cerâmica M Carbon oferecem ainda maior poder de frenagem, estabilidade térmica aprimorada e resistência extremamente alta ao desgaste. Suas pinças são complementadas por discos frontais de 400mm e discos traseiros de 380mm.
Os novos BMW M3 e M4 dispõem da tecnologia BMW Live Cockpit Professional e contam com um display de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um display central digital com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas. O iDrive 7 também permite que motorista e passageiros interajam com os veículos por meio de comandos de voz.
Estreiam com os novos modelos o opcional M Drive Professional, desenvolvido especificamente para a condução em pista. Os recursos incluem o M Drift Analyzer, que registra a duração, distância percorrida, linha e ângulo de um drift com uma classificação exibida no display.
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