O preço do carro fatiado, com pedaços nada iguais
Entender o preço do carro não é facil: conheça a estrutura de preços dos carros, incluindo margem da fabricante
Entender o preço do carro não é facil: conheça a estrutura de preços dos carros, incluindo margem da fabricante
Hora de voltar ao tema do porquê os carros são tão caros no Brasil. Vamos decompor a estrutura de preços em detalhes. Imagine que você pegue como exemplo um carro 1.0 de R$ 124,7 mil de preço de venda. Você desonera os 24,7% de imposto: seu preço real é R$ 100 mil.
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Parto de uma entrevista que o empresário Sergio Habib deu ao (grande) jornalista João Anacleto (@janacletos), do canal A Roda, no YouTube. O custo de distribuição já abocanha 29 ou 30%. Inicialmente, aqui está embutida, com pequenas variações percentuais de uma marca a outra, a margem bruta da rede (10%). Dentro desse percentual, a concessionária aufere seu lucro, paga a comissão do vendedor, dá jogo de tapetes e paga o café. Dentro desses 30%, você ainda inclui 2% com despesas com garantia, tipo a “revisão grátis” que é concedida ao cliente, mas paga ao concessionário.
Já os valores referentes a logística equivalem a 3%, isto é, o movimento de trazer todas as peças para dentro da planta (inbound) e depois tirar o carro pronto do pátio e levá-lo até a concessionaria (outbound). A próxima despesa chama-se meio comercial variável, ou seja, tudo aquilo que está relacionado às despesas promocionais caracterizadas como bônus, descontos, taxa zero etc. Isso dá cerca de 5%. E é um valor que, costumeiramente, a loja pode ou não repassar ao consumidor. Você ainda precisa incorporar 5% de investimentos em marketing e 4% de despesas financeiras com trâmites relacionados ao fluxo de notas fiscais que entram e saem. Tudo isso dá por volta de 30%. Sobram 70%.
De acordo com Habib, o custo agregado da planta industrial é mais 5%. Isso engloba estampar as peças de aço, soldá-las, armar a carroceria, pintá-la e montar todos os agregados mecânicos e eletrônicos, aqui incluído todo o custo da mão de obra, energia elétrica etc. Tudo tudo. Cai pra 65%. Agora vamos somar todos os componentes mecânicos, eletrônicos, bobinas de aço, vidros, plásticos e borrachas, ou seja, tudo aquilo que a montadora compra de fornecedores de autopeças: 55%.
Sobra 10%. Milad Kalume Neto, um dos mais respeitados consultores do mercado automotivo, amplia esse leque. “Na prática, dependendo do carro, da montadora e da época em que se faz essa análise, essa margem varia de 6% a 12% em modelos de entrada”, garante.
Isso no exemplo que adotei, de um carro de R$ 100 mil sem os impostos. Quanto mais caro for esse carro, maior também será a margem, visto que os modelos de categorias premium “aceitam” preços finais mais dilatados e alguns custos serão “congelados” frente aos modelos de entrada (marketing, despesas financeiras, logística etc) – e percentualmente menores, portanto, de acordo com a dona Matemática.
Explicando melhor: o custo de despesas financeiras é o mesmo nos trâmites de emissão de notas para carros de R$ 100 mil ou R$ 200 mil. Se ele é de 4% para um carro de entrada (R$ 100 mil), será de 2% para um modelo médio de luxo (R$ 200 mil). O saldo de 2% vira margem – entendeu agora por que não existe mais carro popular no Brasil?
Habib também informa que a margem obtida nas peças de reposição de qualquer marca de volume paga todas as suas despesas operacionais. Quem já não teve a experiência desagradável de encostar o umbigo no balcão de peças de uma revenda? Dá vontade de chorar o tanto que qualquer parafusinho custa uma fortuna. Ou, algo mais comum a qualquer motorista, ter de pagar os valores referentes às revisões de seu seminovo, que irão incluir as peças “originais”. É um disparate o quanto isso é oneroso.
Confessadamente, eu não tenho opinião definitiva para cravar se os 10% de margem estão muito acima ou muito abaixo de outros produtos manufaturados. Por puro achismo, direi que a complexidade de fabricar um carro, com todas as etapas anteriores de pesquisar mercado, ouvir clientes, desenhar e definir um novo produto – mais o emaranhado de alguns milhares de componentes que têm que ser projetados e entregues na linha de montagem just in time –, me induz a crer que é… pouco.
Compare com a produção de um smartphone. Uma rápida pesquisa na imprensa aponta a margem de 20% para os fabricantes, considerando que a quantidade de fornecedores é infinitamente reduzida frente ao automóvel – no caso de eletroeletrônicos, faz-se óbvio supor que as “eletropeças” têm custo irrisório. A grande despesa está no custo de desenvolvimento, o que elucida também a informação de que os grandes engenheiros e cientistas não atuam mais na indústria automobilística. Esses caras migraram para as fábricas de gadgets e, principalmente, para as “techs”.
Imagine que as fábricas de automóveis, que lidam com altíssimas taxas de risco – elas investem no mínimo US$ 500 milhões na criação de um novo automóvel e, de repente, o público o rejeita –, possuem um parque instalado gigante e complexo, atuam em um segmento com mais de 50 players (e isso sem contar os chineses que vêm aí…), empregam milhares de trabalhadores, negociam com milhares de fornecedores, nomeiam centenas de concessionários para atuarem em todo o país… para ganharem só 10% no final de todo esse périplo?
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Não dá para esquecer do imposto. Para Bacellar, “o governo, que propaga como uma de suas bandeiras retomar a pujança da indústria nacional, deveria considerar reduzir de forma drástica este patamar de impostos, assim como os argentinos, e passar a recolher muito mais impostos pelo volume de vendas e não pelas unidades.”
Isso que SEMPRE pensei acerca de TUDO o que é fabricado/comercializado no Brasil! Se você reduzir drasticamente os impostos o volume de vendas será muito maior, suprindo a atual altíssima carga tributária!
Sempre coloco como exemplo um vídeo game que comprei pras minhas filhas lá em 2007! Paguei R$700,00 no console com 1 controle (sem nenhum jogo). A nota fiscal era clara: aproximadamente 50% do valor do produto era IMPOSTO! E o console tinha uma venda de “razoável” para “baixa” devido a lançamento de nova geração. Agora reduza essa carga tributária, coloca os impostos sobre impostos lá embaixo, fazendo com que o valor final do produto fosse em torno de R$400,00. Ia vender igual água! Iriam lucrar (e muito) no VOLUME de vendas!